Concluir Pt-br:Key:listed status

Pt-br:Key:listed status. Por favor, ajudem-me a sanar os problemas que sinalizei em vermelho.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Porto_Alegre/Status#Tombamentos

Os links para nacional/estadual/municipal não estão mais certos (a informação costumava ser separada), mas a atribuição dos níveis britânicos aos níveis nacionais está.

O que fazer com Pt-br:Key:listed status?

Hm o que eu faria:

  • leria a página em inglês (pra relembrar detalhes que eu talvez tenha esquecido, e pra tirar dúvidas antes de começar a traduzir)
  • veria se a em português está bem traduzida (a maioria delas não está), corrigiria a tradução conforme necessário
  • acrescentaria anotações curtas na página traduzida sobre o que essas coisas (os valores da tag) significam especificamente no Brasil

Fazendo assim, fica fácil saber como alterar o artigo quando o artigo em inglês muda.

Outra possibilidade seria reescrever algumas partes do artigo (como se tivesse sido feito para o Brasil) e colocar as anotações sobre como é feito lá fora. Acho que assim até faz mais sentido pro leitor, mas dá um pouco mais de trabalho pra manter a página coerente.

Eu fiz Pt-br:Key:listed status hoje à noite. Fiquem à vontade com ela.

Sugestão: acrescente em cima de Inglaterra uma seção Brasil. Comece-a dizendo que isto é uma sugestão e que ainda precisa ser discutido com a comunidade (para o caso de algum desavisado estar lendo a página). Logo depois, liste a equivalência entre os valores Grade I, Grade II* e Grade II como eu coloquei na página de Porto Alegre. Feito isso, mande o link para a lista talk-br para ver se aprovam.

Já acrescento que essa equivalência nunca foi discutida antes. Eu a sugeri na minha página porque existe uma visualização pronta para ela, a do ITO Map, e porque é fácil fazer a atribuição de 3 valores aos 3 valores que temos no Brasil (dispensando assim uma tag adicional e uma visualização exclusiva). (Essa informação toda você pode citar no e-mail se quiser.)

Desculpe-me, eu não pretendo me inscrever na lista talk-br. O resto da sua sugestão eu estarei fazendo já, no wiki, antes de ir dormir.

Alexandre, a lista talk-br ainda é o principal veículo de comunicação da comunidade brasileira do OSM. O fórum é algo paralelo, criado há pouco tempo, e serve para tratar de assuntos menos importantes e/ou muito extensos (complexos, longos, e que devem ficar registrados de uma forma que facilita a consulta). O wiki talvez seja mais paralelo ainda para “comunicação”, ele serve para guardar “referência” de coisas que já foram amplamente discutidas e que estão bem estabelecidas.

Eu não acho que é muito bom usar um tagging pouco usado (listed) sendo que já tem um esquema de tagging melhor e mais usado no mundo intero:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:heritage

Tem ate um mapa com versão Português:
http://geschichtskarten.openstreetmap.de/historische_objekte/translate/pt-br/index-pt-br.html

Como da para ver, ja tem muitos patrimônios mundias no mapa com este tagging.

Aqui tem uma lista de objetos históricos com o tagging apropriado:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Historical_Objects/Map_Properties

Eu pretendo com firmeza não aumentar meu escopo complicando a organização do meu tempo. Venho só até aqui. Não vou à talk-br. Sei bem o que é verdadeiramente “participar” de listas de e-mail e estou cansado delas. Em três dias eu tenho 87 mensagens neste fórum e a coisa já está acelerada demais.

De fato, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Wikipédia) gerencia bens tomados e registrados, aqui no Brasil. Como decidir?

+1, não sabia!

Enquanto isso foram postadas só umas 5 ou 6 mensagens na talk-br, e você não precisa ler tudo. Sugestão: use títulos descritivos no assunto dos e-mails, e pule aqueles cujo assunto não lhe interessa.

Mas é uma sugestão, ali na talk-br são feitos anúncios bem interessantes e você acaba tendo uma noção de em que ponto a comunidade está em termos de tamanho e evolução.

Fernando Trebien, vou considerar a possibilidade de eu me passar para a talk-br. Eu prefiro imensamente mais o fórum, porque eu posso monitorar tópicos seletivamente. Estou entendendo que vocês prefeririam que eu estivesse lá na lista.

Mas vou abrir logo o jogo: eu não gosto de usar computadores, eu ainda os uso porque o mundo está informatizado e não tem muito como fugir se minha família me prende rodeado deles. Eu abandonei um curso de desenvolvimento de software e um de engenharia da computação porque eu realmente ODEIO colocar meu tempo nessas coisas. O que eu ainda faço hoje é para cuidar da própria consciência. Diante do que eu sei, é errado ficar completamente inerte em alguns contextos, com algumas questões tecnológicas. Eu já fiz muito mal a mim mesmo ficando em frente de um computador.

Aqui no OSM, a parte que eu me disponho de coração mesmo, a fazer, é ir passear na rua ou no mato, mas eu sei que não haverá alguém que faça o mapeamento tão bem quanto aquele foi ao local: eu.

Entendo. Bem, certamente você não é obrigado a ingressar na lista, e claro que os seus motivos pessoais devem ser respeitados. Sem dúvida contribuir para o OSM pode ser uma atividade benéfica pra saúde (ir pra rua coletar dados a pé ou de bicicleta ou fazendo hiking ou coisas assim). Pode ser maléfica também (fazer muito “chair mapping”). Na verdade, ambos são necessários para que todas as engrenagens do relógio girem o ponteiro, mas cada um pode escolher qual engrenagem quer girar.

Eu só acho que, no fim das contas, há pouca diferença entre o fórum e o e-mail. Você poderia criar uma conta de e-mail só pro OSM, por exemplo, e acessá-la só de vez em quando. Ou poderia configurar o seu cliente de e-mail pra jogar as mensagens do OSM numa pasta, que você visitaria só quando pudesse (assim como faz com o fórum).

Sem dúvida seria interessante que as pessoas postassem mais aqui no fórum, às vezes a lista tem discussões longas mais adequadas a este espaço aqui.

Se você quiser dar uma olhada na lista de vez em quando, só pra ficar por dentro do que anda sendo discutido, uma forma de fazer isso é acessá-la no seu próprio navegador a partir daqui. Você só não vai conseguir participar da discussão.

Quando eu participo de uma lista de e-mails, tanto por uma questão de respeito com os interlocutores, como também por necessidade de coleta de conhecimentos variados que me permitam não postar besteira ou repetir questões, eu não sei ficar sem ler tudo que recebo.

Fiz edições em Pt-br:Contact. Tenho navegado brevemente o TheMailArchive.