Edição da continuação da Av. Chucri Zaidan Zona Sul SP

Olá,

Sou novo no OSM e comecei a editar a continuação da Av. Chucri Zaidan Zona Sul SP.

Tenho duvidas sobre como incluir alguns locais que não possuem ícone padrão. Trabalho em uma Gráfica Rápida. Posso inclui-la no mapa? Se sim, qual ícone usar?

Bem-vindo ao OSM então! :smiley:

Sim, você pode incluí-la no OSM, mas antes eis um princípio da comunidade: a gente não mapeia pensando no ícone que “vai aparecer”. Isso se chama “mapear para o renderizador” (fazer escolhas pra que o desenho fique de um jeito específico). O melhor é fazer um mapeamento “lógico” coerente, e deixar a tarefa de renderizar o mapa de forma correta pra outro programa (o renderizador).

Antes, me confirma que você está usando o editor iD. Você descobre isso clicando na setinha à direita do menu “Editar” no site. Se você estiver usando o Potlatch, já recomendo ir para o iD porque o Potlatch vai sair do ar daqui a um tempo e porque é um pouco mais complicado de usar. Se por acaso você estiver usando o JOSM e ainda não estiver familiarizado com ele, eu sugiro ir pro iD porque o JOSM é complicado pros iniciantes.

Existem algumas formas diferentes de mapear a mesma coisa. Você pode escolher a que lhe parecer mais conveniente. O método mais básico é o seguinte:

  1. Desenhe um ponto onde fica a sua gráfica
  2. Escolha “ponto” no painel à esquerda
  3. Preencha o nome, o telefone, a página de Internet, o acesso a cadeirantes, o endereço, etc.
  4. Na seção “Todas as etiquetas”, coloque na caixinha da esquerda “shop” e na da direita “copyshop”

O Mapnik (programa que gera o mapa no site principal) ainda não tem um ícone específico para copyshops, mas esse é o mapeamento lógico mais aceito atualmente pra gráficas. Outros mapas (como ITO Map e o MapQuest) podem eventualmente decidir mostrar um ícone pra essas lojas antes que o time do Mapnik decida.

Um mapeamento mais completo seria mapear como edifício. Você pode adicionar a área do edifício, escolher “Edifício” no painel esquerdo. Se a sua gráfica for o único estabelecimento do edifício, os passos 3 e 4 são iguais. Senão, o recomendado é acrescentar um ponto em algum lugar dentro da área do edifício e seguir os passos 1 a 4 pro ponto (cada estabelecimento acaba tendo o seu próprio ponto). Se você quiser, pode complementar acrescentando também a área do terreno, escolhendo pra ela “Uso da terra” e depois “Comercial”.

Essas são as minhas sugestões. Cada mapeador tem um estilo próprio e decide fazer as coisas de jeitos diferentes. Por exemplo, você poderia pensar que é mais fácil só mapear a área do terreno e colocar nela a etiqueta “shop=copyshop”, sem colocar o edifício. Não estaria errado, só teria menos informação.

Alguns links:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:shop (lojas)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:office (escritórios - você poderia pensar em mapear a sua gráfica não como “copyshop” e sim como “escritório de uma companhia”, mas eu acho o primeiro melhor)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:building (os diversos tipos de edifício que existem: se o edifício da sua gráfica tiver também outros estabelecimentos, talvez seja melhor mudar a tag “building=yes” para “building=commercial”)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:landuse (alguns dos vários terrenos possíveis)

Falando na lata, quais são as vantagens do JOSM? Já tentei usá-lo. Já usei o Potlatch. Fiquei com o iD. Já li sobre o JOSM; mas o que, na prática, atrai quase todos vocês, veteranos, para o JOSM?

Alexandre, é uma boa pergunta mas off-topic a esta thread. Criei um novo tópico: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?pid=400441#p400441

[]s

Nighto. obrigado. Eu suspeitei… mas também pensei que podia aproveitar as migalhas de pão que existem no que já tinha sido falado. Os administradores do fórum podem apagar essas nossas três últimas mensagens, se preferirem, para deixar este tópico mais limpo.

Não se preocupe :slight_smile:

[]s