Folhetos Openstreetmap

Pessoal, existe algum tipo de cartão ou folheto do OpenStreetMap em português ou numa versão brasileira?

Hoje, eu estava fazendo survey de bicicleta com o Osmtracker(android) e teve umas poucas pessoas que estranharam minhas ações (teve até uma velhinha que juro que estava pronta pra ligar para polícia quando eu subi numa rua sem saída pra marcar o final).

Seria bem interessante se este folheto também mencionasse(ou desse um link) sobre a funcionalidade de anotações para relatório de erro/bug. Desta forma, não é necessário as pessoas aprenderem a mapear para dar uma ajuda.

Obrigado pela ajuda.

Eita! Também já aconteceu comigo, haha.

O mais próximo que me vem a mente é isso aqui: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_Surveyors_Jacket

Se quiserem fazer um folheto colaborativamente em algum formato aberto, tipo svg (Inkscape) posso ajudar :slight_smile:

Não tem nada a ver, mas certa vez o wille fez uma arte de como colaborar com o OSM em 5 minutos, algo do tipo pode ser interessante: http://wille.blog.br/wp-content/gallery/geral/osm-tutorial-pt_br.jpg

[]s

Heh, acontece comigo direto, mas principalmente mapeando interiores. Eu não subiria nessa rua se ela fosse visível na imagem de satélite. :stuck_out_tongue:

A idéia do folheto é interessante, acho legal que também tenha um FAQ atrás explicando que não trabalhamos nem pro Google nem pro governo.

Haha, legal isso, mas não foi bem isso que quis dizer.

Na verdade foi algo parecido que quis dizer.
Dei uma pesquisada e tem esse folheto em SVG também! (inclusive, o logo do OSM em SVG está disponível aqui

Achei bem legal o folheto, pena que parece ser mais do tipo que você cola em certos lugares, e não um para entregar por aí(que é o que estou procurando).

Haha, realmente eu não precisava subir, também queria confirmar se tinha alguma trilha a pé pra lá(é meio que uma desculpa isso).

Não tinha pensado nisso, mas pensando bem acho que é uma boa idéia. As pessoas ficariam bem mais sossegadas sabendo disso.

Talvez o que eu esteja procurando seja meio específico. Pessoalmente eu acho que mapear no openstreetmap pode ter uma curva de aprendizado bem maior do que esperado inicialmente(e ainda por um bom tempo, vai precisar do inglês), então eu acho que o foco de um folheto assim seria não o recrutamento de novos mapeadores, mas de pessoas normais que possam usar o mapa e relatar erros e adições no mapa com a funcionalidade de anotações do OSM. A minha única preocupação é que alguém comece a relatar essas adições e erros a partir de outro mapa, sem saber sobre o licenciamento do OSM.

Infelizmente não tenho nenhuma habilidade de design, então vou mandar um email para a lista de emails(Talk-Br), já que esta recebe mais tráfego de mensagens.

O folheto poderia direcionar o leitor para uma página no wiki que ensinasse o básico para ele mapear um quarteirão comum ou uma praça. No caso do próprio quarteirão ou rua, se a pessoa introduzisse os números das casas, os pontos de iluminação, as árvores, e o comércio, já seria muita coisa.

Isso é um problema! O assunto licença é completamente estranho para a grande maioria das pessoas, e elas fazem pouco dele.

Para clarificar, eu acho que deveria ter um folheto diferente simplesmente para propaganda, sem intenção de recrutar mapeadores(pois vejo isso como consequência de ficar mais popular), mas preferencialmente dando um link para um site que possui funcionalidade de roteamento e com funcionalidade de adicionar anotações para indicar erro ou colocar coisas novas

Acabo de corrigir (editar) as atribuições. Desculpem-me por aquilo. jgpacker, você já pode limpar sua última postagem, se quiser. Eu apagarei esta primeira parte deste, se você fizer. Para a página deste tópico ficar mais simples.

Poderia haver os dois modelos. O modelo para captação de editores seria mais adequado distribuir em palestras ministradas a conselhos de bairro ou de universidade, em associações etc.