Deixe a sua opinião: o que você mudaria no site do OSM?

O objetivo desse tópico é discutir alterações no site do OSM que facilitem o seu uso.

Note que o site do OSM possui 3 componentes cuja discussão pertence a outros tópicos: o estilo visual padrão do mapa, o sistema de busca, e o editor iD. Este tópico é pra outras coisas, tais como organização dos menus e dos botões, tamanhos, cores, informações evidentes e intuitivas, adequação a certos públicos (como deficientes visuais, auditivos e motores), adequação a certos navegadores (IE, Firefox, Chrome, Opera), adequação a dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.), e por aí vai.

Diga o que você pensa sem medo. Se você concordar com o que outra pessoa disse, poste um “+1 @nomedapessoa”. Se ela disse muitas coisas, indique a qual delas você se refere. Vale discordar cordialmente também, desde que seja explicado e de preferência acompanhado de uma sugestão que você considere melhor.

Seja paciente. Deixe a sua opinião ou o seu pedido, mas saiba que quem desenvolve o OSM raramente está sendo remunerado, e as necessidades são muitas e mudam de uma hora para outra.

Vou começar com uma da qual sinto muita falta: funcionamento mais fluido e melhor adaptado a dispositivos móveis (como smartphones e tablets). Talvez até mesmo um aplicativo específico; existem vários para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, entre outros, com um leque de recursos bastante variado (alguns usam o mesmo sistema de busca, outros combinam o visual do mapa com a busca vindo de outra fonte, alguns adicionam roteamento offline, e assim por diante). Mas mesmo com um aplicativo, o site poderia ser um pouco melhor. A maioria das pessoas pra quem distribuo links pro mapa do OSM me avisa que teve problemas para abrir ou visualizar.

Vou acrescentar mais um: no mínimo um link para uma lista de ferramentas para cálculo de rotas. Todos os outros grandes competidores têm esta função embutida no próprio site. No OSM, isto é fornecido por ferramentas separadas, hospedadas em outros sites. (Minhas recomendações são o OSRM para carros e o MapQuest Open Brasil para diversos meios de transporte.)

Ah, e mais um que eu considero fundamental e fácil de fazer: a página de direitos autorais precisa de um link para a lista completa de colaboradores. É o mínimo que parece justo, dado que esses colaboradores tiveram todo o trabalho de produzir os dados que contribuíram. Só assim para mais gente oferecer dados que possam ser importados no OSM.

Tenho mais uma: eu removeria a opção de editar com o Potlatch. A combinação de falta de usabilidade com bugs que nunca serão corrigidos (porque o programa já está na fase de obsolescência) leva o usuário a cometer erros inadvertidamente, o que é ruim pra todos todos: pros revisores por ter que consertar (e às vezes reconsertar), e pros editores/contribuidores pela frustração (que às vezes vira afastamento) de não saber que tinham feito algo errado.

+1 pros três posts

[]s

‒ Opção de sair do modo de edição;
‒ Níveis de detalhamento com ativação ou desativação de camadas;
‒ Em Compartilhar, opções de copiar wikitext ou BB Code;
‒ Auto-completar busca geocodificada (como no Google Mapas).