Transporte Público na Região Metropolitana de Recife

Srs,

Andei lendo o post http://goo.gl/jLZbx8 sobre o transporte público de POA, e isso me instigou a tentar fazer o mesmo aqui na RMR.

Quem administra o transporte público aqui é o consórcio GrandeRecife ( www.granderecife.pe.gov.br ), que mantém uma busca no site para os detalhes, como linhas de ônibus, paradas, itinerários, etc.

Além disso, no portal de dados abertos do Governo do Estado ( dadosabertos.pr.gov.br ) pode-se encontrar algumas listas de informação, nada muito completo ou atualizado.

Vou logo adiantando que não entendi quase nada do processo a se fazer, principalmente no que tange a criação de um servidor próprio, na minha cabeça eu incluiria os dados no OSM, e usaria um serviço online para roteamento das linhas, como o OSRM ( ou outro específico ).

O que pensei em fazer foi incluir aos poucos as informações no mapa, de forma a ser possível :

  • Ter os dados no mapa, primeiramente incluir as paradas de ônibus, depois os itinerários, horários, etc.

  • Permitir que outros usuários vejam os dados inseridos e os corrijam ( inclusive já contactei um mapper ativo que se comprometeu a ajustar as paradas que forem incluídas na sua área de atuação )

  • Mesmo que eu não consiga chegar ao objetivo final de ter um transporte público da RMR mapeado totalmente, que sirva de base para que outros possam fazer isso a partir de dados já inseridos e validados.

  • utilizar estes dados para roteamento de ônibus, um serviço que já exisitu no site do GrandeRecife, mas sumiu.

    Do Dados Abertos, eu peguei uma tabela com cerca de 5600 paradas de ônibus, numeradas com o código identificador usado pelo GrandeRecife.

    Após algumas conversões, cheguei ao resultado abaixo, um OSM com um node para cada parada, com as tags :

    “ref”=“BR-2609600-180195”
    “source”=“Dados Abertos Governo de Pernambuco”
    “highway”=“bus_stop”
    “name”=“180195”
    “fixme”=“review location”
    “addr:street”=“Avenida Agamenon Magalhães”
    “source:date”=“2013-03-14”
    “addr:city”=“Olinda”

    Vi na página de transporte público ( http://goo.gl/uGvlco ) a tabela de tags para parada de ônibus e não entendi direito, passemos às questões :

  • A tag ref está definida com 4 caracteres para o código da parada, aqui usa-se 5 ou 6, pelo que vi na tabela importada.

  • Preciso manter os tags addr:?

  • A tag highway é para ter valor bus_stop ou platform ? Se entendi corretamente, é para ser platform, e depois alguem ( Trebien? ) criará automagicamente o node na way mais próxima com a tag highway:bus_stop.

  • A tag name veio do código da parada da tabela importada, mas depois de montar a tag ref, acho que é inútil, mas a deixaria para permitir aos usuários identificá-la corretamente, assim como a addr:city, para obter o código IBGE do municipio.

  • pra que serve a tag Authority ? Se for para o que estou pensando, seu conteúdo seria “Consórcio Grande Recife”

  • existe menção a uma tag site, imagino que seria highway, não ?

  • Um terminal seria um grupo de paradas, montado sob uma relação. Isso teria que ser feito manualmente, certo ?

Só lembro disso por enquanto, com certeza tenho mais dúvidas, mas o que gostaria agora é de utilizar esse arquivo que tenho, assim como fez o Vitor Dias com as linhas em João Pessoa ( http://goo.gl/87pf2Z ), e depois quando for conseguindo mais coisas, inserir no mapa.

Att,

Marcelo P

Srs,

Informo que inclui as paradas com as seguintes tags

No fixme coloquei um link para uma página do meu diário no OSM que dá alguma informações sobre o conjunto de dados.

A tag name contém o código usado pela Grande Recife na identificação de cada parada e essa info tg está pintada na grande maioria das paradas

O changeset é o http://www.openstreetmap.org/changeset/20153189

TrvrHldr, se/quando possível, poderia criar uma página no wiki descrevendo a sua importação (com tantos detalhes quanto possível - talvez possa reaproveitar muito do que foi combinado com a comunidade e descrito aqui nesse post, só organizando em seções) e o que precisa ser feito para melhorar a informação? Temos 4 exemplos no wiki hoje:

Pode ser feito em português ou em inglês, embora em inglês seja mais definitivo (posso ajudar a traduzir).

Não é muito urgente, mas seria bom fazer isso porque o fórum é apenas um espaço de discussão e o wiki é um espaço para assuntos com caráter mais oficial.