You are not logged in.

#1 2013-11-28 19:05:51

Fernando Trebien
Member
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18

Porto Alegre: UFRGS Centro, quarteirões ou polígono único?

A idéia desse post é registrar a discussão para poder referenciar a decisão depois no mapa, como é o costume da comunidade internacional. A questão é: o campus centro da UFRGS deve ser mapeado como um único polígono, ou como polígonos separados identificando os quarteirões?

On 2013-11-24 00:16:16 UTC Augusto S wrote:

Oi Fernando,

Eu ia fazer um refinamento no campus da PUCRS, a saber, transformar os dois polígonos que delimitam as partes do campus ao norte/sul da Ipiranga em um multipolígono. Mas, na verdade, minha preferência seria transformar o campus todo em um único polígono, com aquele trecho da Ipiranga passando "por dentro" do campus, assim como a Av Beira Rio passa por dentro do Parque Marinha.

O campus central da UFRGS também é feito de dois polígonos, um denominado "UFRGS Campus Centro Quarteirão 1" e o outro "UFRGS Campus Centro Quarteirão 2". A fim de melhorar a legibilidade do mapa, eu gostaria de remover essa informação sobre "quarteirões" do alcance do renderizador -- eu acho ela inútil, para ser franco, mas ela pode ficar numa tag alt_name, ou em outro lugar que o Nominatim enxergue. Assim, eu tranformaria as duas quadras em um multipolígono, ou mesmo eu um único polígono, com a Sarmento Leite passando através deste. Mesma coisa para o campus saúde.

Alguma opinião?

On Mon, 2013-11-25 at 15:20 +0000, Fernando Trebien wrote:

Oi Augusto,

Sim, algumas opiniões. Se quiser, podemos dividir a tarefa e fazer juntos, há tempos queria fazer isso também.

Fui eu mesmo quem deu nome aos dois quarteirões da UFRGS, copiando dos mapas no site da própria:
http://www8.ufrgs.br/ufrgs/localize/localize.htm
http://www1.ufrgs.br/infraestrutura/geolocation/

Suponho que em algum lugar (comunicações, divulgações, etc.) a UFRGS se refira a essas áreas por "Quarteirão 1" e "Quarteirão 2", então acho importante que essa diferença conste no mapa.

Se fores refinar os campi, sugiro usar esses dois mapas como fonte principal de informação (geométrica) assim como a listagem dos prédios:
http://www8.ufrgs.br/ufrgs/localize/map … os_int.htm

Não fosse por isso, eu também preferiria ter 1 polígono só.

On 2013-11-26 04:09:43 UTC Augusto S wrote:

Oi Fernando,

Dei uma mexida no campus da PUCRS, em particular transformei a área em um só polígono para vermos como fica.

Eu perguntei para o Labgeo se eles não estariam interessados em me passar aqueles dados do "geolocalizador", especialmente porque ele contém o contorno oficial do campus do vale, que é difícil adivinhar pelas imagens de satélite.  Então vamos esperar isso antes de mexer nos campi da UFRGS

Eu acho que não é porque uma informação existe que ela deva ser exibida no mapa.  Textos irrelevantes, ou pouco relevantes, sendo renderizados prejudicam a legibilidade do mapa.  Sobre os "quarteirões", eu nunca tinho ouvido falar ninguém se referir a eles dessa forma, e na minha busca do Google por "ufrgs quarteirão", os dois primeiros resultados são...

UFRGS Campus Centro Quarteirão 1 (1710746) - OpenStreetMap
www.openstreetmap.org/browse/relation/1710746

name = UFRGS Campus Centro Quarteirão 1; official_name =
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Centro -
Quarteirão 1; site = university ...

UFRGS Campus Saúde Quarteirão 2 (1710749) - OpenStreetMap
www.openstreetmap.org/browse/relation/1710749

Apr 14, 2013 - name = UFRGS Campus Saúde Quarteirão 2;
official_name = Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
Campus Saúde - Quarteirão 2; site ...

Augusto.

Last edited by Fernando Trebien (2013-11-28 19:23:36)

#2 2013-11-28 19:20:13

Fernando Trebien
Member

Re: Porto Alegre: UFRGS Centro, quarteirões ou polígono único?

Eu posso te ajudar melhor nesse fim de semana. Sem consultar qualquer informação oficial, acho que a PUCRS ficou bem assim como fizeste.

Acho que não concordamos aqui sobre o que é "relevante". Eu sinceramente não tenho certeza, por isso prefiro pensar que a UFRGS já decidiu isso pra nós ao identificar os quarteirões claramente nos seus próprios mapas.

Eu fico bem contente que os primeiros resultados do Google sejam esses do OSM, isso significa que o Google não está abusando dos seus poderes ao atribuir a relevância dos seus competidores. Antes de identificar essas áreas, os principais resultados dessa busca eram os seguintes a esses dois, e entre eles há resultados do Wikimapia, que não foram feitos por mim. Há também resultados no YouTube, em blogs e sites de notícias, todos referenciando os quarteirões tal como a UFRGS divulga.

Algo que me parece ruim é remover a informação de que os quarteirões existem (dado que são grandes e significativos). No mínimo, eles seriam convertidos em pontos, mas ainda assim estaríamos perdendo os contornos dos quarteirões.

Nada impede que criemos um multipolígono incluindo essas duas áreas com o nome "UFRGS Campus Centro". Assim, teríamos o campus inteiro e os quarteirões separados. Ao buscar por "UFRGS centro" ou "UFRGS campus centro" teríamos 3 resultados (pode confundir mais do que ter apenas 2), e o resultado no render poderia ser qualquer - o render poderia decidir renderizar o nome do multipolígono, ou os nomes dos seus membros, ou todos esses nomes. Lembro vagamente de que Mapnik prefere usar o nome dos membros e só usa o nome do multipolígono caso os membros não tenham nome. Ainda assim, temos que ter o cuidado de evitar "mapear para o render".

#3 2013-11-28 19:23:04

Fernando Trebien
Member

Re: Porto Alegre: UFRGS Centro, quarteirões ou polígono único?

Além disso, temos que retirar as relações "site" dessas áreas, estão sendo usadas de forma incorreta. Foram feitas numa época em que o uso dessas relações estava meio "indefinido".

Board footer