Rios e Baias do Pantanal de MT

Pessoal, tudo bem ? Alguém do MT ai ? Estou mapeando os rios e baias do estado usando o JOSM, gostaria de saber se tem alguém com interesse em ajudar.

Meu caro, parece que estamos precisando de mais pessoas aí do MT interessados no OpenStreeMap :slight_smile:
Mas é bem desse jeito. Aqui no DF tem umas cinco pessoas mapeando ativamente. De vez em quando surge alguém novo, mas parece que nunca mais volta… :confused:

Abraços, Linhares

Caro Linhares, sou pescador e portanto me interesso mais pelos rios e lagos, estou aprendendo agora como usar o JOSM mais estou com muitas duvidas de como usar as ferramentas de desenho e principalmente como melhorar a resolução dos mapas. estou usando o Bing Sat como camada, mais em alguns pontos o mapa da erro de tiles, e não aproxima o zoom suficiente para poder mapear os rios, vc sabe se existe algum tutorial ou site que possa me ajudar a melhorar meu conhecimentos nesse editor? ou existe um editor mais fácil para trabalhar ?

Romero,

na wiki tem um guia do JOSM em inglês. Quais são suas dúvidas específicas?

Eu passei a gostar mais do JOSM quando aprendi a usar as teclas de atalho:
“a” para desenhar. Se for um ponto, basta clicar duas vezes sobre o local.
“s” para selecionar. Esta você usa depois que desenhou.
“Alt + a” para adicionar tags. Neste ponto você precisará saber o nome da tag que vai adicionar. Consulte esta página da wiki.

Outra ferramenta que eu gosto é o editor iD da própria página do OpenStreetMap. Nele os nomes estão traduzidos. Basta clicar em “Editar” na página principal.

Quanto aos mapas com pouca resolução, não sei o que fazer. Já ouvi falar que você pode utilizar outras imagens de satélite, mas não sei onde encontrá-las.
Uma alternativa é marcar o caminho com gps e abrir no JOSM.

Abraços, Linhares

Infelizmente não há muito como contornar o problema dos mapas com pouca resolução senão conseguir mapas de outra fonte. Pode ser com algum órgão do governo, mas não pode ser de fontes proprietárias (como o Google Maps).

Eu acho o JOSM muito bom para mapear a hidrologia porque os presets são bem completos (enquato que outros editores parecem mais focados em rodovias e pontos de interesse). Você pode até baixar o conjunto de presets do OpenSeaMap no JOSM e fazer um mapeamento bem mais completo do que com qualquer outro editor.

O Gerald postou há pouco um link para uma base de dados do IBGE que inclui algumas informações hidrológicas: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?pid=362533#p362533

Não tive tempo de olhar, mas se você quiser, isso pode lhe poupar trabalho. Eu volto pro Brasil daqui a uma semana, daí posso ajudar a fazer a importação.

Obrigado pela ajuda de todos.