Transporte público em Porto Alegre

Não teste muit extensivamente. Funcionou bem pra uma tentativa que fiz.

Fiz um teste no Rio de Janeiro. O moovit acertou o número dos dois ônibus da baldiação.

Abraços, Linhares.

Será que eles estão usando o OSM para alguma função além de mero pano de fundo?

Acho que eles estão fazendo o roteamento da posição do usuário de/para os pontos de ônibus com o OSM, porque teve umas 50+ edições por aqui adicionando highway=footway.

[]s

Nao testei o Moovit aqui, mas tambem fizeram varias edicoes. Talvez soh usem o OSM para os trechos a peh, faltam mais de 95% das paradas de onibus. O feed GTFS teria que ter vindo de outra fonte. De qualquer forma, isso nao nos impede de proceder com a importacao e com o servico, ainda mais se for com um servidor nacional.

Olá,

a prefeitura de Florianópolis está prometendo um aplicativo com ônibus em tempo real para o ano que vem e tenho a impressão que eles podem estar pensando em moovit. Acho o aplicativo interessante mas tenho uma dúvida: Alguém achou uma referência a OSM em http://www.moovitapp.com/plan-trip/? Não consigo achar nada e estou pensando em informar moovit sobre este problema.

De qualquer jeito, eu preferiria uma solução com OpenTripPlanner e sem toda essa propaganda no mapa.

Martin

Fico feliz que a Moovit conseguiu viabilizar economicamente a prestação de um serviço de utilidade pública como esse. Compare com p.ex. TransportesPublicos.pt, que depois de todos o esforço e investimento no OSM e OTP, está tendo que recorrer a financiamento coletivo para a hospedagem dos servidores. Não existe boca-livre…

Olá fgnievinski,

concordo que não podemos ter tudo de graça. Infelizmente descobri outros problemas: Primeiro, os termos de moovit exigem uma idade mínima de 18 anos e, portanto, excluem muitos usuários potenciais (7.1). Além disso, moovit insiste no nome completo do usuário e seu endereço sem dar explicação alguma (8.2.1) . (Não sei qual a idade mínima para sistemas parecidos, mas de qualquer jeito é chato sempre ter de ler esses termos antes de usar um serviço.) Mandei um e-mail para o endereço fornecido sobre o problema dos direitos autorais e vamos ver o que acontece. (Pelo menos os próprios termos prometem uma solução rápida.)

Se as prefeituras publicam seus dados em formatos abertos (e com licenças adequadas), outras empresas (ou alunos) teriam melhores chances de desenvolver produtos parecidos (por algum preço que acham adequado - seja em forma de impostos, dados, dinheiro ou propaganda).

Martin

Olá fgnievinski,

concordo que não podemos ter tudo de graça. Infelizmente descobri outros problemas: Primeiro, os termos de moovit exigem uma idade mínima de 18 anos e, portanto, excluem muitos usuários potenciais (7.1). Além disso, moovit insiste no nome completo do usuário e seu endereço (8.2.1) e uma outra empresa podia comprar o sistema e usar todos os dados pessoais (incluindo dados GPS) como quiser (8.5(h)).

Mandei um e-mail para o endereço fornecido sobre o problema dos direitos autorais e vamos ver o que acontece. (Pelo menos os próprios termos prometem uma solução rápida.)

Para voltar ao assunto original: Se as prefeituras publicarem (e atualizarem) seus dados em formatos abertos (e com licenças adequadas), outras empresas (ou alunos) teriam melhores chances de desenvolver produtos parecidos (por algum preço que acham adequado - seja em forma de impostos, dados, dinheiro ou propaganda).

Martin

a politica de privacidade da movit nao tem consequencia para o osm.

quanto ao uso do osm pelo moovit, concordo que o moovit deveria afixar aviso da origem dos dados. repare que eh aceitavel eles manterem fechado as linhas de onibus que sao meramente sobrepostas, veja:
<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Open_Data_License/Use_Cases#On-line_map_service_using_OSM_data_together_with_other_data_sources>

Tem mas gente na lista talk-br citando isso de que a Moovit não está dando o crédito devido ao OSM. Talvez devêssemos enviar uns e-mails cobrando deles isso. Nada impede que façamos o nosso próprio servidor implementando esse serviço também, há outras coisas que esse servidor pode oferecer que a Moovit não oferece atualmente, e eu acho que pode despertar interesse de universidades e (quem sabe) do governo.

Os dados das rotas e paradas agora foram publicados oficialmente pela prefeitura através deste site: http://datapoa.com.br/

Maravilha!!!
http://datapoa.com.br/dataset/poatransporte
Deve ser lançamento a tempo do evento 2.encontro.dados.gov.br.

Alias, tudo sob a licença ODbL/ODbc – blz!
Agora é pedir a abertura dos mapas de ruas!!!

Para registro:
http://www.poabus.com.br/
http://www.poatransporte.com.br/
http://www.trafeguebem.com.br/
http://www.poaemtransito.com.br/
http://www.moovitapp.com/plan-trip/

Sim, eu vou tentar ir hoje lá na UFRGS falar com o pessoal do LABGEO. Estive ontem na Hackaton, mas o pessoal não tava falando muito do OpenStreetMap (infelizmente). Ah, o fato de ser ODbL significa que ainda precisamos que nos digam como querem que façamos a atribuição da fonte dos dados.

Hm, não consegui fazer o TrafegueBem funcionar.

Hm como passei um tempo fora não tinha visto algumas mensagens nessa thread. A princípio, pra disponibilizar um serviço como o do Moovit para crianças e adolescentes, basta filtrar (na aplicação) alguns tipos de elementos (motéis, clubs de strip, etc.). A camada de transporte público do OSM não mostra nenhum ponto de interesse, então serviria num primeiro momento. Num segundo, precisaríamos de um estilo próprio e um tile server próprio (grande investimento). Se tivéssemos isso, poderíamos começar a pensar em tags mais especializadas para o Brasil. (Mas um passo de cada vez.)

Pessoal, fui no LABGEO e falei com o prof. Hasenack, com o prof. Weber e com o aluno Cristiano. A princípio, eles ficaram muito contentes com a nossa iniciativa de importar os dados, ficaram inclusive muito interessados nas possibilidades de uso/integração com as ferramentas open que já existem (acho que eles se interessaram bastante pelos projetos de mapeamentos 3D e de interiores - Indoor OSM e OSM 3D). Eu acho que eles têm muito a se beneficiar dessas tecnologias, e acabariam nos beneficiando por tabela.

Eles têm interesse em constar como colaboradores oficiais do OpenStreetMap (ou seja, ter uma citação aqui: http://www.openstreetmap.org/copyright)). Eu disse a eles que só precisávamos de uma declaração mais completa de como os dados podem realmente ser usados (com/sem fins comerciais, com/sem atribuição, e de que forma), para repassar à comunidade internacional.

Eles me disseram que os dados do diagnóstico ambiental foram encomendados pela SMAM e que, a princípio, são todos de domínio público e podem ser usados com qualquer fim (embora acho que eles vão confirmar essa informação antes de nos passar a tal declaração). Inclusive, já são usados dessa forma por diversas empresas. Ele tinha um link (que eu esqueci de pedir, vou pedir de novo por e-mail) pra um PDF do diagnóstico onde diz que os dados podem ser usados livremente desde que feita a devida atribuição.

Além disso, me entregaram uma cópia em CD da sua base cartográfica do Rio Grande do Sul (vou confirmar depois se é a mesma que esta: http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/index.php?option=com_content&view=article&id=77:lancadabasecartograficadors&catid=9:noticias&Itemid=21)), que basicamente compila diversas outras bases e (se bem me lembro, já que falamos sobre tantas coisas) foram construídas traçando sobre imagens de satélite da marinha. Disseram que vários contornos são mais precisos que os que constam hoje no OSM. Ou seja, podemos lançar um projeto pra integrar essas informações ao OSM em todo o estado.

Manero, parece que foi motivante; esse pessoal eh fera mesmo.

Quando a integracao for feita, tem que cuidar se esta tudo no mesmo sistema de coordenadas…

Só confirmando, o CD que eles me entregaram é idêntico ao que está aqui, bit por bit: http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/arquivos/downloads/dados/Base_50k_RS/