Mapas OSM para o navegador 7ways

Amigos,

Atualizei os mapas até a data de 27/08/2013, para todas as Unidades Federativas. Esta versão inclui acertos que fiz no site do OSM para algumas localidades que estavam sem seu nó representativo, ou com diferença de grafia IBGExOSM, o que as excluía (total ou parcialmente) da busca de endereços no 7ways:

  • Foz do Iguaçu/PR,
  • Tupi Paulista/SP,
  • Santiago/RS,
  • São Mamede/PB,
  • Ribeirão Grande/SP
  • Capanema/PA
  • São Tomé das Letras/MG
  • São João del-Rei/MG

Para quem não conhece o 7ways, é um navegador russo gratuito com versões para WinCE, Android, iOS e Windows. Ainda em desenvolvimento mas já bem utilizável. Junto com os mapas, disponibilizei uma skin que permite usar os pontos de alerta do iGO-Primo diretamente.

Link: https://mega.nz/#F!7xAjXbKL!duYXn6poIGi1WONjbJSDaA

Perguntas para os mais experientes em mapeamento:

1- Acrescentei os nós das cidades listadas acima no OSM mas depois me veio uma dúvida: estavam apenas faltando ou há alguma razão para não estarem lá? Como deve ter sido via importação em massa, é estranho que Foz do Iguaçu e outros não estivessem presentes.
2- Parece que os limites dos estados no OSM tem diferenças em relação aos limites dos kmz do IBGE, embora a fonte seja o IBGE. Isso prejudica a geocodificação reversa perto desses limites. Alguém tem experiência com isso? Pode confirmar e também se tem alguém trabalhando nessa parte?

Obrigado,
– Fidelis

Fidélis, tenho alguma experiência em geodesia e cartografia.

Diferenças entre os mapas normalmente têm como causa no datum e/ou sistema de projeção.

Então, antes de continuar, gostaria de que alguém respondesse as seguintes perguntas:

  1. Em qual datum (WGS-84, SAD-69, SIRGAS-2000, etc.) estão os mapas no OSM?
  2. Se o OSM usa um sistema de projeção (Policônica, UTM, Mercator, Cilíndrica, etc.), qual?
  3. Em qual datum estão os mapas do IBGE?
  4. Se o IBGE usa um sistema de projeção, qual?

Oi Paulo,

Obrigado pela rápida resposta. Meu conhecimento de cartografia é próximo de zero, descobri o OSM há uns 2 meses e nunca mexi com mapas antes :), mas vamos lá, pesquisei algumas informações (minha interpretação pode não estar certa):

1- O OSM usa WGS-84;
2- Não sei dizer;
3- O IBGE usa SAD69 mas a partir de 2014 deverá estar completa a migração para SIRGAS2000;
4- Não sei dizer;

Notei dois tipos de diferenças entre OSM e IBGE, um apresentando deslocamentos com certo padrão em partes do mapa, denotando diferentes formas de representação (causas que você citou) e outro sem padrão, com traçados diferentes em algumas pequenas partes, embora coincidindo na maior parte dos limites, típico de erro mesmo ou fontes diferentes. É a este último tipo que me referi, pois retirei as polys das UFs dos mapas OSM, para produzir mapas 7w por UF, e uso informações do IBGE para identificar a localidade de um elemento (ponto, caminho, etc) até o nível de distrito, para efeito de busca por endereço.

Emfim, não chequei ao nível de detalhe técnico que você falou (esses assuntos ainda estão na minha lista de estudos), me refiro a pequenas diferenças que me me deixaram curioso já que a fonte desses limites cadastrados no OSM é o próprio IBGE (suponho que na totalidade). Por exemplo, a figura no link abaixo mostra um pequeno problema nos polígonos no kmz do IBGE de São Paulo (Região Norte), entre os municípios de Nova Odessa e Americana. Tem uma região ali “sem dono”, não está nem em Nova Odessa nem em Americana. Há outros casos assim. Só descobri porque tem um ponto de alerta ali na via (não me lembro se é uma lombada) e ao fazer a identificação dos PAs, a geocodificação reversa falha nesses casos. Essa região sem dono não aparece no OSM, assim como notei outras diferenças.

Americana está acima da linha amarela e Nova Odessa abaixo, com uma pequena região sem dono:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/2473113/Pub/Regi%C3%A3oSemDono-NovaOdessa-Americana.jpg

Abraços,
– Fidelis

Se nao me engano, o suporte do JOSM a todos esses sistemas de coordenadas nao era tao bom na epoca em que foi feita a primeira importacao do IBGE. O SAD69 foi um desenvolvimento recente. Mas meu conhecimento sobre isso eh quase zero tambem. Sugiro que estudem a documentacao do JOSM e os seus plug-ins.

Provavelmente o problema nos dados do IBGE jah foi corrigido pela comunidade no OSM. ;D

Oi Fernando,

Sim, é o que tenho feito.

Creio que não, veja a imagem do link. É uma foto da tela do JOSM na fronteira RJxSP, no encontro dos municípios Arapeí/SP, Bananal/SP, Barra Mansa/RJ e Resende/RJ. A imagem de fundo é do kmz do IBGE na região, com linhas finas amarelas representando os limites. Fiz uma calibração aproximada desse fundo, suficiente para ver as diferenças dos limites. SP está na parte inferior, com Arapeí à esquerda e Bananal à direita. Em cima temos o RJ, com Resende à esquerda e Barra Mansa à direita.

Note os ziguezagues entre os limites OSM e IBGE e também entre municipais e estadual do OSM. Parece que os limites municipais no OSM estão mais próximos dos limites IBGE e o estadual (tracejado laranja mais forte) menos preciso, com mais segmentos retos.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/2473113/Pub/Limites_OSMxIBGE_RJ_SP_Arape%C3%AD_BarraMansa_Resende.png

Abraços
– Fidelis

Então tem que se certificar de que as coordenadas do IBGE foram mudadas para o sistema de referência WGS-84. Isso antes de qualquer coisa. Se tal mudança de datum não foi feita, o mapa está errado! Simples assim.

Diferenças de datum não são lineares. Podem parecer duas coisas distinitas visualmente, mas pode ser só mistura de coordenads em dois data diferentes.

Seria bom verificar com o autor do dado se ele seguiu à risca o procedimento certo de importação.

Naturalmente não me referi a propriedades geométricas. Usei “padrão” para não entrar em detalhes de preservação de propriedades e relações topológicas, o que pode ser percebido visualmente quando não acontece.

Amigos,

Mapas atualizados até a data de 22/09/2013.

Link: https://mega.nz/#F!7xAjXbKL!duYXn6poIGi1WONjbJSDaA

Araços,
– Fidelis

Olá Fidelis, estou interessado em contribuir com esses mapas OSM, fiz alguma modificações no site openstreetmap e mandei exportar. Veio um arquivo com extensão .osm … agora gostaria de saber como faço pra converter para extensão .7w para que eu possa utilizar no meu GPS que utilizo o navegador 7ways, você poderia me dar uma força?

Desde já agradeço pela atenção.

Abraço,

Jônatas Vales

Os limites administrativos foram importados do IBGE há vários anos e de lá para cá foram sendo sucessivamente refinados. Por exemplo, se alguém traça o percurso de um rio e há um limite administrativo coincidindo com o rio, a geometria do IBGE (que geralmente é mais grosseira) é deletada e substituída pelo rio. Em tese, os limites do OSM são mais precisos – e aquela figura que você postou acima confirma que há alguns probleminhas com os dados do IBGE.

Sobre conversão de datum: eu não acho que seja este o problema neste caso, mas queria lembrar que de acordo com http://wiki.osgeo.org/wiki/Brazilian_Coordinate_Reference_Systems, há um bug no QGIS e softwares similares na conversão de SAD69 para WGS84. Não é impossível que o JOSM tenha “herdado” esse bug.

PS: A confusão expresssa pelo Fidelis na citação acima sumariza perfeitamente por que o uso da tag “source” nos objetos é uma péssima ideia. Ninguém, ou quase ninguém (eu incluso), atualiza a tag source ao editar um objeto oriundo do IBGE. Em pouco tempo a informação da tag source torna-se obsoleta e enganosa. Além disso, o uso dessa tag para fins de atribuição de autoria tem sérios problemas. O jeito certo de fazer atribuição é através desta página da wiki http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Contributors.

Olá Jônatas,

Que bom :). Para uso em GPS o que tem feito mais falta no OSM é a numeração de casas, pelo menos para o 7Ways. Sem isso a busca por endereços fica bem prejudicada. E uma coisa simples como acrescentar o nome da rua e o número aos POIs já existentes é de grande ajuda.

Quanto a gerar mapas .7w, publiquei um procedimento para Linux (Ubuntu) naquela página. Aquele procedimento também funciona em Debian, pessoas já relataram sucesso. É só seguir as instruções, mas caso tenha alguma dúvida, poste aqui.

Abraços,
– Fidelis

Sim, percebi isso, maior precisão nos limites do OSM justamente por serem ajustados pelas linhas divisórias naturais, como rios. Entretanto, o limite oficial é aquele do IBGE e, embora melhores os atualizados no OSM, acabamos com essa discrepância.

Concordo, também não creio que este seja o problema. Penso que sejam diferenças mesmo no traçado.

Bom, entendo o problema e o desejo de editar aquelas linhas mais grosseiras do IBGE pois este demora muito a atualizar. Mesmo problemas grosseiros nos limites (ex: regiões sem dono, sobreposição) que comunicamos levam mais de ano para serem corrigidos, quando são. Mas não acho ruim a tag source, o problema é quando a fonte não bate mais com a tag. Não saberia dizer alguma forma melhor para a atribuição, talvez “Original IBGE, com edição”?

No meu caso, geração de mapas para o 7Ways, o problema ocorre justamente nas fronteiras pois uso dados do IBGE para identificar estado, município e distrito de um ponto ou via, necessários para a busca por endereço (acrescento também bairro). Em alguns casos as informações OSM e IBGE ficam discrepantes em relação ao município ou ao estado, o que afeta a busca.

Hoje, creio que todos os municípios brasileiros já estão com limites no OSM, mas ainda faltam distritos e bairros. Seria bom se estes fossem também importados para o OSM, poderíamos usar apenas dados do OSM.

Abraços,
– Fidelis

Na verdade o limite oficial é aquele definido em lei. Muitas vezes a lei diz apenas que uma determinada fronteira passa “ao longo do rio tal”, de forma que os dados do IBGE, detalhados ou não, são apenas uma representação desta fronteira.

s

Claro, entretanto não me referi à lei, que não é competência do IBGE, mas sua representação, ou seja os mapas (nosso contexto aqui).

No meu modo de ver, essa é a questão, a competência para representar as fronteiras, que não é nossa, mas do IBGE.

Não quero dizer com isso que discordo totalmente do OSM não seguir exatamente o IBGE, “melhorando” onde possível. Coloquei esse “melhorando” entre aspas porque não necessariamente o curso de um rio que vemos hoje na imagem do satélite é o original quando da definição da lei, etc. Embora o OSM em tese devesse seguir o IBGE por questões legais, aspectos práticos acabam prevalecendo pela demora do órgão oficial em atualizar/melhorar os limites. Só quis chamar atenção para a discrepância e seus efeitos em endereçamento. Essa questão pode ficar mais grave se houver interesse econômico no local, como uma mina, um poço de petróleo em terra, etc.

Abraços,
– Fidelis

Encontrei um problema ao buscar endereço, segue:

7ways PC ou Android.
Exemplo mapa Brasil:
Cidade: Montes Claros/MG

Não mostra todos os nomes das ruas.
Já faz muito tempo esse problema em todas as cidades do Brasil.

Bom dia Marcio Campos,

Os mapas que faço para o 7Ways são derivados do OSM, só consta neles o que estiver cadastrado lá.

No caso de Montes Claros, veja aqui o mapeamento da cidade no OSM, as ruas estão sem nome, o que infelizmente ainda ocorre em muitas cidades. As poucas que têm aparecem no 7Ways. Mas veja pelo lado bom, a maior parte do trabalho, o traçado das ruas, já está feito.

Se você for da região, pode ajudar bastante colocando nome nas ruas que conhece. O que fizer vai aparecer nas próximas publicações dos mapas.

Abraços,
– Fidelis

Fidelis,

instalei o 7ways com mapas do OSM no meu GPS aquarius! Obrigado!
Amanhã vou começar a utilizar, mas já é muito legal ver os prédios que eu adicionei no GPS! :smiley:

Abraços, Linhares

Linhares,

Legal, os mapas de GPS baseados no OSM têm melhorado muito ultimamente no Brasil pelo trabalho incansável dos mapeadores. Estão todos de parabéns!

Na última versão dos mapas, incluí uma numeração de portas extra por interpolação adicional às cadastradas no OSM, o que ajuda a estimar endereços já que ainda são poucos os números e interpolações cadastrados. Qualquer problema por favor avise para corrigirmos.

Ainda temos muitas localidades cujas vias estão sem nome, sabe dizer se existe algum procedimento para importação desses nomes de alguma fonte oficial ou se há alguém trabalhando nisso?

Abraços,
– Fidelis

Procedimento de importação automática eu desconheço, mas temos disponível a camada de mapas do IBGE que é bem completa! Tem nomes de ruas em todo o Brasil.

Quanto ao GPS, eu notei que este posto de gasolina não foi identificado. Deve ser porque a tag amenity=fuel está no prédio todo e não em um ponto isolado.

Abraços, Linhares

Essas camadas são boas para mapeamento manual mas não sei se podem ajudar num processo automático.

Verdade, não existe um type específico no formato mp, usado pelo conversor da Navikey, para postos de combustíveis como área, apenas como pontos (POIs). Por isso nem a área é mostrada. De modo geral, áreas no mp se referem a construções maiores como hospitais, universidades, áreas industriais, etc.

Introduzi recentemente a classificação por bandeiras para postos, com ícones respectivos, mas apenas para os POIs. Para contornar, vou tentar mostrar uma área genérica para esses casos e acrescentar um POI de posto no centroide.

Um comentário à parte, notei recentemente que o admin_level das regiões administrativas do Distrito Federal é o mesmo de municípios e o IBGE ainda apresenta como subdistritos em seu kmz. Como uso as divisões administrativas do IBGE para fazer a indexação de endereços, a busca por endereços aí ficou prejudicada. Vou acertar isso nos próximos mapas.

Obrigado e um abraço,
– Fidelis