Ajuda: recuperar versões anteriores de relações

Pessoal,

Como ainda apanho um pouco do JOSM, acabei excluindo praticamente todos os membros de algumas relações que mexi. Como faço para recuperá-los? Há algum modo mais fácil ou só o passo a passo que há na wiki do OSM?

Se alguém se dispuser a me ajudar, agradeço muito.

Abraços!

Oi Vitor,

Tem um plugin para o JOSM que pode ajudar na reversão. Qual é número da relação que você quer arrumar?

Vitor

Eu precisaria de restaurar as relações 301464 (Estado da Paraíba), 1216662 (Mesorregião Zona da Mata Paraibana) e 555621 (Microrregião de João Pessoa).

Voltei (e imagino que esteja tudo certo) os limites.
Dá uma conferida, por favor.

Tá certo sim. Muito obrigado!

Só dá uma validada com o JOSM que tem 2 vias duplicadas (que são utilizadas como fronteiras) e um nó duplicado também (mesmo caso).

Como vc fez, naoliv?

Eu estava desconfiando mesmo que eu deveria ter falado como eu fiz :slight_smile:

Precisa do plugin reverter instalado.
Depois ArquivoBaixar objeto…, selecionar “relação” como tipo de objeto, colocar o ID dela (301464 que foi a primeira, por exemplo) e desmarcar todas a caixas. Mandar baixar o objeto.
Na janela “Relações” vai aparecer a relação baixada (Paraíba, no caso). Botão direito nela e mandar selecionar a relação.

Com a relação selecionada, ir em HistóricoReverter Conjunto de Mudanças. No “ID do changeset” colocar o changeset no qual o objeto foi apagado/modificado/etc (16822925 nesse exemplo (obtive pelo histórico da relação)). Também marcar “Reverter somente selecionados”.

Nisso ele já vai reverter os caminhos removidos dessa primeira relação. No caso ficaram faltando 2 caminhos que também foram apagados (e portando a relação não ficou fechada). Aí foi apenas adicionar os 2 trechos na relação e ordená-la (para ficar fechada).

Repetir a mesma coisa pras outras relações.

Valeu!

Caros,

e quando eu não sei o número da relação que apagou algum objeto?
Por exemplo, o Parque Nacional de Brasília some quando eu aproximo o mapa. Eu concluí que ele foi apagado. É isso mesmo?

Abraços,
Linhares

Linhares, foi apagado aqui: http://www.openstreetmap.org/browse/changeset/15023362
O parque é esse http://www.openstreetmap.org/browse/way/160947830/history

Para ver quem fez o que, dá para usar o histórico na própria página do OSM e também o WHODIDIT http://zverik.osm.rambler.ru/whodidit/

Agora teria que ver porque a pessoa apagou o parque.

naoliv, eu mandei uma mensagem para o usuário. Obrigado.

O usuário respondeu. O caminho foi apagado porque estava duplicado com este aqui que também representa os limites do Parque.

A verdade é que eu ainda tenho muito a aprender aqui no OSM :smiley: Obrigado mais uma vez!