Atualizações

Olá pessoal, sou novo no Forum mas já fiz inúmeras alterações no OSM, Estou mapeando algumas cidades de interior na redondeza onde moro, e notei que a IMG do Brazil não é atualizada desde o dia 14 enquanto outros continestes como África (Angola) possui atualização diária 17, alguém sabe me explicar o motivo disto? Fiz várias alterações e não tenho como passar para o GPS para conferir e utilizar.

Aguardo resposta.
Abraços!

Dê um Ctrl+F5 ou Ctrl+Shift+R para limpar o cache no Firefox. Talvez seja só isso. Mesmo que não seja esse o problema, às vezes isso já dá a dica ao servidor de que está na hora de atualizar as imagens.

Se não der certo, dá pra forçar de outra forma, apesar de ser meio trabalhoso: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?pid=337561#p337561.

Valeu Bráulio Bezerra, consegui chegar próximo pelo post, parece que alguém (qualquer user) tem que submeter as tiles com o /dirty para que o servidor atualize, apareceu aqui: “Tile submitted for rendering”.
Agora é aguardar, se der certo posto a resposta aqui.
Abraços!

Olá João,

Dependendo do nível de zoom, o /dirty nem sempre funciona. Ao receber um /dirty, as quadrículas são atualizadas apenas se o servidor não estiver sobrecarregado. Se não estiver atualizando, também cuide para não chamar o /dirty muitas vezes em sequência, eles provavelmente implantaram algum mecanismo que poderia identificar isso como algum tipo de ataque DDoS.

No caso dos níveis mais elevados, a atualização é menos comum porque redesenhar as quadrículas exige mais poder de processamento do servidor.

Ah sim, Ctrl+F5 tem um efeito similar ao /dirty. O que acontece é o seguinte: quando você já acessou, a imagem da quadrícula fica em cache no seu navegador e é reutilizada por um certo tempo. Ao dar Ctrl+F5, você invalida o cache e força a requisição ao servidor para cada quadrícula. O programa no servidor já sabe quais quadrículas estão sujas (daí, “dirty”); se estiver, é como se você desse um /dirty. Se for rápido e o servidor estiver disponível, a quadrícula já vem redesenhada. Senão, o servidor devolve a sua própria cópia em cache (ou seja, você recebe o resultado desatualizado) enquanto tenta redesenhá-la. Se estiver muito sobrecarregado, o redesenho pode ser cancelado.

O /dirty pode ser útil em alguns casos onde só 1 quadrícula precisa ser redesenhada, daí a carga sobre o servidor fica menor.

Beleza, mas e ai? Alguém pode verificar para mim qual a última versão da IMG, Brazil, disponível no garmin.openstreetmap.nl ?
Pra mim continua a do dia 14…
Aguardo resposta.

Ah, aí tem que ver com o pessoal desse site garmin.openstreetmap.nl. Assim como vários outros, ele é um site independente do www.openstreetmap.org, com pessoas e políticas de atualização diferentes. Eu nunca usei esse serviço, então não sei qual a frequência de atualização deles.

Então Bráulio, de onde você baixa seus mapas?

Normalmente uso o http://osmand.net/, no celular ou tablet. Mas ele também não vai ter atualizações diárias do Brasil.

Se vc precisa mapas para um garmin vc poderia tentar este serviço:
http://extract.bbbike.org/extract.html
Ai da para selecionar uma área e depois vai gerar uma mapa para o garmin que pode ser descarregado quando o processo está pronto.

Eu tenho usado o mapa do OSM no MapFactor Navigator para Android, que funciona offline. As atualizações são aproximadamente mensais pelo que observei. Mas é só para carro, e a interface poderia ser um pouco melhor.

Eu já reparei que, especificamente usando o Chrome/Chromium, às vezes o Ctrl-F5 não funciona, é necessário dar Ctrl-F5 duas vezes. Não sei o motivo.

[]s

Quando acabo de mapear uma área e quero usar imediatamente meu mapa novo no osmand, eu salvo ele no meu hd do meu computador (por exemplo salvando o mapa que acabei de mexer no JSOM). Alternativamente, eu abro o site do OSM, vou para a área que acabei de mapear e mando exportar, tipicamente com extensão .bin ou .osm.

Depois eu uso o OsmAndMapCreator http://download.osmand.net/latest-night-build/, e a partir do mapa baixado eu crio um mapa com extensão obf específico para o osmand. Depois é só copiar o arquivo .obf para a pasta do osmand no seu Android e sair usando. Mas cuidado, não vá fazer isto para áreas muito grandes (o Brasil inteiro por exemplo) porque o processamento é muito pesado.

Eu gero diariamente mapas do Brasil e de SP para o osmand: http://naoliv.iq.unesp.br/mapas/
Caso alguém tenha interesse em algum outro estado, me avisa que eu passo a gerar também.

Hoje acessando o OSM notei que o mapa do Brasil sobretudo da região sudeste está desatualizado nas camadas superiores, na verdade parece que retrocedeu a uma versão anterior :confused: Pois a poucos dias havia atualizado retirando diversas localidades que estavam marcadas com a tag = city mas não eram cidades de grande porte. Alguém saberia o motivo?

Boa Noite Pessoal! Me chamo Thiago e estou comecando a mapear no Open Street Map, para tanto, gostaria de entender como funciona as atualizacoes dos dados pra web e pra aplicativos terceiros (como o Moovit, o qual faco parte) se existe alguma padronizacao (atualizacao semanal/etc) ou é de acordo com a quantidade de atualizacoes, se existe moderacao, gostaria de entender tudo isso a respeito

Att

:wink:

Participo do OpenStreetMap já faz 3,5 anos e não sei tudo. E digo com convicção que ninguém sabe. Um local interessante para sanar as dúvidas pode ser o wiki (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Main_Page).

Quanto a moderação, não existe aqui essa definição, porém todo mundo pode “vigiar” todo mundo utilizando as infinitas ferramentas que a comunidade vai criando. Uma maneira interessante de acompanhar as modificações no mapa pode ser por meio de RSS. Você pode saber como em (https://www.youtube.com/watch?v=VG9_JvRPY5E).

Para quem está iniciando a melhor coisa a fazer é adicionar objetos ao mapa e não modificar. Desenhe estradas, rios, casas.

Enfim… Bem vindo ao OpenStreetMap (é assim tudo junto e sem espaço mesmo!, e não Open Street Map). E bons mapeamentos.