Como mapear chapadas? (Por exemplo: Chapadão da Babilônia?)

Olá Pessoal

alguma idéia que tags usar para mapear chapadas ou chapadões? (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada)

Eu tenho uma região, a Serra da Canastra, com diversos chapadões tais como Chapadão da Babilônia, Chapada da Zagaia, Chapadão do Brugre etc.

Alguma idéia? Pensei em algo como

natural=plain

(http://en.wikipedia.org/wiki/Plain) ou

natural=plateau

(http://en.wikipedia.org/wiki/Plateau

Mas não encontrei nenhuma classificação equivalente na wiki (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:natural)

Penso que deveriam ser mapeadas como áreas, o que vocês acham?

abraços

Gerald

Antes de entrar em qualquer detalhe, um mapa básico com uma classificação aceitável (mas imprecisa) seria mapear a área especificando apenas a tag “area=yes” e atribuindo um nome. Na ausência de qualquer esquema melhor, “place=locality” também pode ser usado já que chapadas normalmente são desabitadas.

Pesquisei um pouco (pois nunca visitei uma chapada) e não tenho muito como ajudar a não ser refletindo sobre o problema e tentando adaptar para o que existe no OSM. Comecei lendo o artigo da Wikipédia onde acho que os elementos-chave são: “A chapada is a plateau … usually described as mountain ranges … leaving here and there broad flat-topped ridges between river basins and narrower ranges of hills between river courses … their rugged, deeply indented escarpments … have the appearance of a continuous chain of mountains”.

Parece então que o mapa básico de uma chapada seria a área do platô, e um mapa detalhado incluiria cordilheiras escarpadas (ridges, escarpments), rios e bacias fluviais (river courses, river basins) e cadeias de colinas e de montanhas (mountain ranges, ranges of hills, chain of mountains). Pesquisando um pouco, descobri que algumas delas incluem parques naturais e/ou reservas ecológicas.

Desses elementos, usa-se bastante:

  • reservas ecológicas (leisure=nature_reserve) (no caso da Chapada Diamantina, é apenas uma parte da área da chapada)
  • rios (water=river) e bacias fluviais (em alguns lugares já foi usado natural=wetland, embora seja um pouco discutível)
  • cordilheiras, caso sejam contínuas (não é área, é uma linha ligando os picos e pontos de sela, com a tag natural=ridge)
  • picos de colinas ou montanhas (nós com a tag natural=peak)
  • pontos de sela em montanhas (nós com a tag natural=saddle), usado para pontos de passagem em montanhas (jamais vi num mapa brasileiro, não sei qual a razão)
  • escarpas (natural=cliff) (muitos textos sugerem que “cliff” é para regiões litorâneas, mas pelo menos 1 artigo da Wikipédia sugere que seriam equivalentes a “falésias” em qualquer lugar: http://en.wikipedia.org/wiki/Escarpment) (o lado alto da encosta deve ficar à esquerda da linha, e o lado baixo à direita)

Justo para o platô, que é o mais importante, parece faltar uma definição mais “oficial”, então eu usaria “place=locality”. Há muitas propostas que ainda não foram incorporadas aos renderers (acho bom evitá-las). Como o texto da Wikipédia sugere que o platô das chapadas pode ser visto como um “mountain range”, acho que o mais próximo seria:

  • uma relação que reúne todos os elementos anteriores e que possui uma tag “natural=mountain_range” (mas é uma proposta inativa)
  • uma área aproximada do contorno das “montanhas” (no caso, do planalto) com a tag “natural=massif” (mas é uma proposta abandonada)

Artigos relacionados mas que não se aplicam:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/couloir (proposta rejeitada)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relations/Proposed/Region (proposta abandonada)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/Valley (proposta em andamento, quase sem objeções)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/landcover (proposta em andamento, com algumas objeções)
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Mountain_mapping (guia com referências a várias propostas que não foram aceitas)

Dei mais uma pesquisada e achei isto no fórum alemão: http://www.openstreetmap.org/browse/relation/2131430

Seria uma implementação da proposta da relação “region” que consta no wiki como abandonada. É uma relação agrupando as fronteiras (roles “outer” e “inner” conforme necessário) com as tag “place=region”, “region:type=mountain_area” e “type=multipolygon”. Está ligeiramente diferente da proposta no wiki que indica que a tag deveria ser “region_type=mountain_range” (note a mudança de “:” para “_” e também de “area” para “range”).

Pelo que entendi, toda a região dos Alpes foi mapeada exatamente assim (um pouco diferente do wiki). Podes explorar a partir da relação que agrupa tudo: http://www.openstreetmap.org/browse/relation/2113486

Achei também isto: http://www.openstreetmap.org/browse/way/94453497

Me parece muito mais simples, usa “area=yes” e “natural=mountain_range”. Mas a discussão no fórum alemão apontou que “natural=mountain_range” tem muito pouco uso. Copiando e atualizando umas estatísticas do TagInfo citadas lá:

place=region: 3.079 vezes
region_type: 338 vezes (nenhum dos valores usados inclui exatamente “mountain_range” ou “mountain_area”, mas há alguns que são erros de grafia desses termos)
region:type: 135 vezes (o único valor usado para esta foi “mountain_area”)
natural=ridge: 3.565 vezes
natural=valley: 585 vezes
natural=arete: 154 vezes
natural=mountain_range: 23 vezes
natural=massif: 15 vezes

Esses últimos 3 valores são os menos populares e eu evitaria eles pois há pouca chance de serem aprovados/utilizados em renderers no futuro. Acho que há uma chance de “valley” ser usado no futuro e “ridge” sem dúvida, talvez até já seja.

Então, num primeiro momento, eu sugiro copiar o estilo usado nos alpes, com a tag “region:type”. (Eu acho que “region_type” estaria mais consistente com o estilo de outras tags já que “:” é usado no OSM para “subtags” e a tag “region” nunca foi usada. Mas sugiro usar a tag com “:” porque, se decidirem mudar no futuro, provavelmente rodarão um bot para converter a tag, e o que você mapear assim continuaria válido.)

Só para comparação, lembrei que o “Grand Canyon”, apesar de não ser a mesma coisa que uma chapada, poderia nos dar alguma inspiração. Sabe como foi mapeado? Apenas um nó com “place=hamlet” (talvez tenha alguém morando lá).

Eu já utilizo bastante natural=ridge para mapear serras aqui em Minas Gerais. As chapadas que eu tenho olhado não são desabitadas, mas creio que vou acabar mapeando como place=locality. Afinal, o nome é sempre descritivo, isto é, sempre tem “Chapada” ou “Chapadão” no nome, assim, se no futuro houver outra convenção fica fácil de mudar.

Se você mapear como nós, por mim já está ótimo (principalmente porque eu prefiro uma classificação menos precisa mas mais suportada do que novas classificações não consolidadas nos editores).

Se você mapear como áreas, nada impede que você adicione também a tag region:type=mountain_range. Se você fizer assim, além de ficar fácil de filtrar, também fica muito fácil converter em relação depois (ficando igual ao jeito europeu), e é provável que alguém faça isso (talvez até automaticamente) no mínimo para as áreas grandes.

Os mapas do IBGE não trazem informações precisas sobre a área exata de cada chapada, assim eu tenderia a evitar mapear como área já que ficaria algo muito chutado. Isto é diferente de serras onde dá para ter uma idéia aproximada pelo mapa do IBGE e às vezes dá para conferir pelas imagens do Bing seguindo a cadeia de montanhas.

Interessante. No lugar onde se obtém esses mapas, há também mapas hidrográficos e/ou de vegetação? Tens como passar um link?

Os mapas do IBGE são estes:
ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatisticos/censo_2010/mapa_municipal_estatistico/
há informações sobre córregos e rios que são bastante precisos.

Sobre vegetação às vezes aparece um “Campo limpo” ou “Café”, mas nada que dá realmente para usar.