Velocidade máxima das vias (maxspeed)

Olá a todos, espero que estejam bem!!

Pessoal, esta é a minha primeira postagem neste Forum!

Recentemente surgiu a necessidade para que eu faça um levantamento e estudo das velocidades em todas as vias brasileiras.

Encontrei no layer gis_osm_roads_free_1, baixado pelo servidor de downloads https://download.geofabrik.de/south-america/brazil.html, formato shp, o atributo relacionado a velocidade máxima da via(maxspeed). Só que nesse atributo a grande maioria dos registros estão zerados.

Alguém saberia se existe um outro layer que conste essa informação completa ou alguma outra forma de se conseguir essa informação no OSM?

Já quero agradecer a todos pela atenção!!

Att,

Isaias :slight_smile:

Olá e bem vindo,
O OSM funciona de modo colaborativo, e tudo que existe dentro dele vem do trabalho dos voluntários. Sendo assim, a velocidade das vias também é uma informação que depende que alguém editando o OSM informe esse atributo. Então acredito eu que se não tem é porque realmente não existe (ainda).

Olá Túllio, obrigado pelas boas vindas e pela resposta!!

Então, só pra contextualizar, eu sei que o OSM é uma base criada em modo colaborativo, inclusive sou colaborador de adições e atualizações, mas qdo disse que a maioria das vias não tem essa informação de velocidade, no layer gis_osm_roads_free_1, é que eu fiz uma pesquisa e vi que muitas rodovias e grandes avenidas tem trechos com esse atributo preenchido e outros não… ou seja, realmente essa informação está incompleta.

A minha pergunta era se existe algum outro layer que conste esse tipo de informação!!
Faço uso da base do OSM a pouco tempo, então de repente existe essa informação e ainda não tenho conhecimento dessa existência, entende?
Se vc souber essa resposta ou mais algum outro amigo usuário souber, eu agradeço imensamente a ajuda!!

Estamos juntos!!

Obrigado pela atenção!!

Isaias :slight_smile:

Quando a informação não existe, os motores de rota utilizam estimativas baseadas na classificação ou outros atributos da estrada.