You are not logged in.

Announcement

*** NOTICE: forum.openstreetmap.org is being retired. Please request a category for your community in the new ones as soon as possible using this process, which will allow you to propose your community moderators.
Please create new topics on the new site at community.openstreetmap.org. We expect the migration of data will take a few weeks, you can follow its progress here.***

#1 2021-11-04 17:09:31

Rafael Hengles
New Member
Registered: 2021-11-04

Como relacionar os distritos do IBGE com os bairros do CEP ?

Olá pessoal!

Minha dúvida não é exatamente sobre o OpenStreetMap, mas sobre dados geográficos.

Eu pesquisei aqui os tópicos que falam sobre bairros e distritos, mas não vi nada sobre minha dúvida.

Eu tenho a base de dados do DNE (base de cep dos correios) e as listas de municípios, distritos e subdistritos do IBGE.

Existe algum lugar onde eu encontre a informação relacionando todos os bairros do CEP com os distritos ou subdistritos aos quais eles pertencem ?

Inclusive estou tentando ver se acho essa informação no OSM. Eu baixei um arquivo com todos os dados do OSM do Brasil e estou tentando analisar ele. O arquivo tem 2.7 GB, por enquanto eu processei 7% dele e encontrei 288 tags "IBGE:GEOCODIGO". Se essa quantidade se manter uniforme no resto do arquivo, então vai haver cerca de 4.114 tags com códigos do IBGE.

Isso não é animador, porque só a lista de municípios do IBGE tem 5570 linhas, e a lista de distritos tem 10631 linhas.

Como eu posso saber a qual distrito ou subdistrito pertencem cada um dos 51733 bairros que estão na base do cep ?

Agradeço qualquer orientação que tiverem.

[EDIT: Agora processei 27% do arquivo e foram encontradas 1172 tags "IBGE:GEOCODIGO". A nova estimativa para o total é de 4.333.]

Last edited by Rafael Hengles (2021-11-05 13:22:26)

#2 2022-04-09 00:02:26

EvertonBortolini
New Member
Registered: 2022-04-08

Re: Como relacionar os distritos do IBGE com os bairros do CEP ?

[Off-Topic] O OpenStreetMap está com uma ferramenta nova de forum -> https://community.openstreetmap.org/ . Por favor, migrem este e outros tópicos da comunidade brasileira para a nova ferramenta. Para nossa comunidade já foi criado um tópico geral em português, neste tópico também podem ser tiradas dúvidas sobre o Community.OpenStreetMap -> https://community.openstreetmap.org/t/o … pt-br/1010

Board footer