Mapeando bairros em uma cidade

Olá,

Gostaria de mapear os bairros da cidade de Maringá, de acordo com um documento encontrado no site da prefeitura. Minha dúvida é sobre qual a forma feita para mapear um bairro cujos limites são dados por ruas, rios e o meio de canteiros. Minha solução foi

  1. Quebrar ruas e selecionar as partes envolvidas o mesmo para os rios
  2. Criar um caminho e classificá-lo como “boundary=administrative” quando ele for usado apenas para divisão legal (o meio de um canteiro, por exemplo)
  3. Colocar place=suburb

Não submeti minhas mudanças, pois não gostaria de enviar uma informação errada, e também não sei como postá-las aqui. Se quiserem ver, por favor me ajudem.

Olhei discussões anteriores e também nas cidades de Belo Horizonte e João Pessoa (que já foram mencionadas aqui) e percebi que foram criadas bairros inteiros com linhas sem etiqueta (ou com etiqueta boundary=administrative) inclusive sobrepondo ruas e duplicando informações. Por exemplo, aqui.

Qual seria o convencionado?

Se forem objetos naturais que definem o limite (rios, por exemplo) ou mesmo ruas, esses devem fazer parte da relação que define o limite administrativo (sem duplicar caminhos por cima das ruas, por exemplo).

Pode acontecer de precisar criar alguns caminhos ligando esses objetos também (como o caso do caminho passando pelo meio do canteiro central).

Os caminhos, em geral, ficam sem qualquer tipo de tag mesmo; essas informações fazem parte das relações (usando type=boundary + boundary=administrative + admin_level=10 + name=Nome do Bairro, etc)

Você tem alguma experiência com relações?

Ok. Isso tudo faz sentido e é o que acho que estou fazendo. Esqueci de mencionar que depois junto todas as partes envolvidas numa relação, nos moldes que você mencionou acima. Minha ideia de colocar uma tag nesses caminhos era apenas para não parecer uma linha perdida no mapa, mas não colocar nada facilita.

Não tenho muita experiência com relações, mas acho que fiz seguindo os mesmos moldes dos exemplos citados acima. Uso o JOSM e isso não foi difícil.

Descobri como postar as minhas mudanças. Vou submetê-las mais tarde e envio por aqui para sugestões.

Obrigado.

Pronto, minhas alterações estão aqui. Se puderem dar sua opinião, será de grande valia.

De acordo com a sugestão do naoliv, removi a tag das linhas criadas especificamente para delimitar o bairro. A única coisa que me incomodou é que o JOSM agora não as desenha mais como pontilhadas. Lendo também no wiki sobre Relation:boundary há a sugestão

o que, ao meu entender, diz que as linhas para delimitar boundaries deveriam ter uma tag. Porém, não sei se entendi corretamente.

O JOSM representa os caminhos no momento que fazem parte da relação, mesmo sem ter tag:

Assim como também é renderizado corretamente:

O parágrado na wiki parece ser antigo.
Depois dou uma verificada se não é algo que precisa tirar ou reescrever na wiki.

Outra coisa que você pode fazer é criar nós com place=suburb, place=quarter, place=neighbourhood (dependendo do tamanho do bairro) + name, e também adicioná-los como parte da relação, com a função label.

Muita coisa ainda só entende o lugar quando representado por um nó, principalmente na renderização.

Obrigado, tem razão.

Eu tinha lido sobre isso, mas achei que as relações eram mais aceitas. Vou adicionar também.