Rotas próprias utilizando o openstreetmaps

Boa tarde.

Tenho um banco de dados com informações de rotas para determinados lugares. Utilizo o mapa com as rotas no ArcGis e consigo exportar as respectivas coordenadas para uma tabela.
1ª Pergunta: Consigo introduzir todas as linhas de rotas de uma vez só no openstreetmaps? A grande maioria das rotas está em área rural.
2ª Pergunta: Consigo utilizar o openstreetmaps agrupando a base de dados dele com as coordenadas das minhas rotas e exportar para algum arquivo, sem ter que atualizar a base de dados do openstreetmaps?

Obrigado.

Acho que não me expressei bem.
Eu quero desenvolver um app para android que pode trabalhar off-line utilizando o mapa do openstreetmap. Além disso, e a parte principal, eu gostaria de inserir novas rotas de um arquivo externo, o qual pode estar no meu próprio servidor ou simplesmente em um arquivo separado. Se houver alguma chance de inserir essas rotas no openstreetmaps, já ajudaria, porém são muitas rotas e todas são rotas rurais.

Hum, se entendi, vc quer fazer um navegador com vetores ou tiles do osm offline, mais vetores externos, tudo pra offline. Acho que seria estudar navegadores disponiveis, maps me, osmand, não sei se tem código aberto, ou melhor ainda ver a wiki osm de navegadores, se tem coisa no github que de pra adaptar. Deve ter navegadores open source pra ver como é.

Se vc quer inserir dados no osm como importação, tem que ver primeiro se não tem coisas já mapeadss. Tem que seguir o roteiro de importação, explicando a proposta pra comunidade, registrado numa wiki.
Ver o passo a passo na wiki de importaçoes, agora não tou com o link de cor