Baixíssimas ocorrências de bairros ( admin_level = 10 ) no Brasil

Precisei fazer uma filtragem no meu banco de dados local do OSM com os bairros do Brasil e constatei que a incidência é mínima, sendo praticamente impossível aproveitar os dados de limites de bairros no OSM.

Isso é uma tendência mundial ou nós não cadastramos nossos bairros como área?

Minha pesquisa foi:

admin_level = ‘10’ e boundary = ‘administrative’

na tabela de polígonos. Na tabela de pontos eu pude encontrar mais registros.

Para tirar a prova, fui no site do OSM e consultei um ponto qualquer no centro da cidade do Rio de Janeiro.
O primeiro “elemento envoltório” foi o bairro “Centro”.

Já em Niterói e São Gonçalo, não pude encontrar “elemento envoltório” do bairro, indo direto para o município, o que se repete em quase todo o país, com exceção das grandes metrópolis.

não sei se faz direferença, mas normalmente os bairros são inseridos como relação.

sim, temos poucos bairros mapeados no brasil, isso deve se repetir em muitos países. o openstreetmap precisa de mais mapeadores.

Concordo com erickdeoliveiraleal. O grande problema é a falta de mapeadores. E, falta também boa parte da delimitação distrital. Nosso grupo de OSMers do RS está organizado e trabalhando, dentre outras coisas, nisso. Mas como falta pessoal, a coisa demora mesmo… Acho que até março do ano que vem fica pronto no RS. Mas RS é apenas 1/27, não sei como está a coisa nos demais estados.

Compreendo. Acontece que durante uma importação para o PostgreSQL, as relações são decompostas em seus elementos constituintes, pois o banco de dados só consegue enxergar linhas, pontos e polígonos separadamente.

Só que no próprio site do OSM, não existe relação para os bairros, somente um ponto. Possivelmente para que seja possível escrever o nome do bairro no mapa.

Retificando, existe sim relações para bairros, mas são pouquíssimas e normalmente nas grandes cidades.

O problema é que os limites de um bairro são meio nebulosos (pelo menos para mim).
Eu acho que vou dar uma olhada no IBGE para tentar pegar.

Isso levanta outra questão: caso tenha os polígonos dos bairros do IBGE, como enviar ao OSM? Só é possível enviar trilhas pela API ou dá para mandar qualquer tipo de informação em lote automaticamente?

Vale lembrar que quem define limites de bairros são os municípios e que nem todo município delimitou claramente seus bairros.

É o que já falaram: tem poucos bairros mapeados porque falta gente para mapear e/ou informação da delimitação dos bairros.

“Dá”
Isso seria uma importação e precisaria seguir as regras definidas: criar uma descrição, planejamento, ter discussão e verificação na comunidade, divulgar na lista de importações, etc