Dados Osm no Google Earth

Boa Noite Senhores;
Gostaria se possível tirar algumas dúvidas. Tenho como objetivo mapear linhas de transmissão do Brasil, comecei por SC (onde consegui um diagrama unifilar da Celesc) e PR (Copel)[agora em busca das demais distribuidoras], e queria aproveitar essas informações para um trabalho de tcc, e expor na companhia onde trabalho.
Já que tirando o zoom do osm as linhas “somem” queria exportar num arquivo kml para vizualizar no google earth e também em uma imagem de satélite.

PRIMEIRO- É possivel baixar apenas dados específicos do osm?
meu interesse seria apenas na tag “power” (line,cable,tower etc…)

A única maneira que consegui foi usando Josm, baixando linha por linha(bastante demorado), depois salvado em .gpx depois usando um site online para converter em um arquivo kml.
O resultado até que foi satisfatório, as linhas apareceram na posição correta mas clicando sobre elas não aparecem nenhum dado.
Depois de muita pesquisa cheguei no software QGIS, não encontrei tutoriais específicos que me atendam, consegui importar os dados, consegui separar cada nível de tensão por cor e, consegui salvar como kml. Mas novamente ao abrir no google earth aparecem as linhas mas nenhum dado.
SEGUNDO- Alguém que usa esse software, sabe me dizer se é possível salvar as linhas no formato kml, e ao clicar nelas abre um balão com as informações?
Obrigado pela atenção.

Olá,

você pode utilizar o Overpass-turbo para visualizar e baixar todos os dados.

Abraços, Linhares

Obrigado pela resposta Linhares,
Não ficou exatamente como eu queria mas vai me servir como ponto de partida.

Pode exportar os dados para o QGis, e lá fazer algo “Profissional”. Inclusive, depois exportando de lá pro Google Eath.

Dentro do QGIS há um plugin chamado “QuickOSM”. Quando você instala este plugin, pode fazer consultas como no Overpass Turbo e salvar já diretamente no QGIS e pode exportar diretamente para shapefile ou o kmz/kml. O Google Earth também lê arquivos shapefile.