Utilizar Ortofotos no JOSM / Merkaartor

Boa noite pessoal! Comecei a usar o OSM a pouco tempo e estou mapeando a cidade de Londrina. O fato é que a prefeitura tem um sistema de mapas em cima do Arcgis com ortofotos de alta resolução. Entretanto não consigo utilizar estas ortofotos no JOSM ou no Merkaartor. Alguém sabe se é possível gerar um Link WMS dessas imagens?

http://siglon.londrina.pr.gov.br/arcgis/apps/webappviewer/index.html?id=825051b5b90e40739752ef474b8b67a5
este é o sistema de mapas. As ortofotos podem ser vistas tanto como CAMADA quanto MAPA BASE. Estão como “Ortofotos_2011_Paranacidade”.

http://siglon.londrina.pr.gov.br/arcgis/rest/services/Imagens/Ortofotos_2011_Paranacidade/MapServer
aqui tem as opções para exportação.

Obs: Já tentei exportar em KMZ para GoogleEarth e de lá salvar em KML mas o JOSM e o Merkaartor não conseguem abrir.

Obrigado!

Antes de mais nada você tem que saber se o copyright do SIGLon permite a importação. O uso indevido de dados, ou de imagens com direitos autorais não são aceitas no OSM. Então atente para isto.

Provavelmente não estarei sanando tuas dúvidas, mas espero que isto te dê uma luz.

1 - Arquivos kml/shp/… podem ser abertos via menu Arquivo > Abrir . Sendo que é provável que necessita estar instalado um plugin. E se não me engano é o plugin opendata. Para instalar vá no menu Editar > Preferências > Plugins (icone da tomada) > busque por opendata, marque e instale. Importação de dados deve ser discutida coa comunidade OSM.

2 - Se você tem uma imagem e quer colocá-la de fundo, vá no menu Camadas > Nova camada de imagem a partir de arquivos. Então, estando esta camada ativa, do lado esquerdo da tela você tem as opções de mover e redimensionar a imagem para que elas fique alinhada com os dados.

3 - WMS é tipo um servidor personalizado de imagens? Eu nunca trabalhei com isso, mas vamos tentar. Para isto vá no menu Editar > Preferências > WMS/TMS . Clique então para adicionar WMS. A partir daí é contigo. Eu fiz assim adicionei o link http://siglon.londrina.pr.gov.br/arcgis/rest/services/Imagens/Ortofotos_2011_Paranacidade/MapServer/tile/ , cliquei em obter camada e então em aceitar. Para carregar o WMS, basta ir no menu camadas > (nome da camada) . Então aparece um erro para mim que não aceita a projeção. | Tentei adicionar então pelo ‘método’ TMS, no mesmo local onde se adiciona o WMS. Adicionei a url http://siglon.londrina.pr.gov.br/arcgis/rest/services/Imagens/Ortofotos_2011_Paranacidade/MapServer/tile/{zoom}/{x}/{y} , o zoom máximo eu coloquei 19, e o nome da camada eu coloquei SigLon. Fui então no menu camadas > SigLon e então ele não acha as tiles, mas parece buscá-las.

No 3º item não consegui montar o que você queria, mas talvez você tenha mais experiência que eu e consiga. Se você conseguiu posta a resolução para eu aprender.

Boa noite santamariense! Então, o siglon permite a utilização de todos os dados e imagens. São todos de domínio público (as ortofotos são de domínio do Estado do Paraná). Inclusive permite salvar as imagens em JPG, PNG, TIFF… mas é um processo complicado (não sei fazer isso :P).

Tentei todos as opções que vc disse mas ainda não consegui usar as imagens…

Repara aqui nessa página que você enviou http://siglon.londrina.pr.gov.br/arcgis/rest/services/Imagens/Ortofotos_2011_Paranacidade/MapServer que ali no lado esquerdo superior tem um link WMTS (junto com JSON | SOAP | WMTS)

Esse é o link pro capabilities.

No JOSM você manda incluir uma camada WMTS e usa esse link do capabilities http://siglon.londrina.pr.gov.br/arcgis/rest/services/Imagens/Ortofotos_2011_Paranacidade/MapServer/WMTS/1.0.0/WMTSCapabilities.xml

Ao habilitar a recém criada camada no JOSM ele vai te dar essas opções:

A “default028mm” oferece uma qualidade melhor.
Basta selecioná-la e terá a camada no JOSM.

Vê se tem algum problema em fazer isso.

Se você precisa misturar dados abertos com dados preexistenes OSM, a plugin conflate pode ser muito útil.
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins/Conflation

Fiz o que vc disse, mas quando ativo a camada WMTS q criei não aparece a opção de Matrix set identifier. Na verdade quando ativo não acontece nada e nenhuma imagem aparece.

Na parte de baixo, ficou assim a sua camada criada?

Repara na URL de Londrina ali (o único que não é verde) que fica wms:http://…

Depois se você tiver uma camada de dados no JOSM e for no menu Camadas → Londrina, para habilitar a camada, ele não mostra nada?

Foram estes os passos q eu fiz:


Resultado

Testa nessa ordem:

  1. Clica com o botão direito do mouse nessa parte preta do JOSM mesmo e vê se estão habilitadas as opções “Carregar quadros automaticamente” e “Zoom automático”

  2. Qual a versão do JOSM que você está utilizando?
    Vai ali em Ajuda → Sobre

Dá para testar com a última versão do JOSM, a 11349?

Tem um bug recente (https://josm.openstreetmap.de/ticket/14066), que foi corrigido 1 dia atrás, que está relacionado com isso.

  1. Você tem facilidade para executar o JOSM através do prompt do Windows?
    Se estiver acontecendo algum problema ele vai exibir as mensagens de erro lá.

Deu certo!!!

apenas instalei a versão 11349. Estava usando a 11223.

Obrigado a todos pela ajuda!

Vou tentar adicionar esse WMTS no EII, voce pode me passa o link para o licença?

Ja adicionado no EII, deve ser visível no iD, JOSM, e outros editores ja, se não, proximo vez eles sincroniza com o EII

Para constar, várias das URLs desta discussão também tem ortofotos (e ainda mais outras: DF, ES, Campo Grande, Joinville, Porto Alegre…)

Agora, se isso é aceitável para uso no OSM é outra história… Eu não creio que possa haver consequencias pessoais de um uso indevido, mas pode sim acabar nos obrigando a fazer uma reversão em massa. Imagine a catástrofe. O motivo para o OSM ser tão chato com questões legais é que as edições se misturam e, em caso de problemas, é virtualmente impossível separar as contaminadas das boas.

Dito isso, faria muito sentido ir atrás de autorizações para uso das ortofotos e importação de prédios/endereços em uma tacada só.

Também queria dizer que discordo do que consta sobre licença no editor imagery index para as ortofotos de SC, Rio e Londrina. Não vou ser eu quem vai dizer se essas fontes devem ou não constar no EEI; porém, se a licença é desconhecida, esses campos devem estar em branco e não preenchidas com um link aleatório.