office versus shop

Um “office” (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:office) vende serviços e não é renderizado no mapa padrão. Um “shop” (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:shop) vende um produto e é renderizado no mapa padrão.

Alguém saberia dizer por que apesar dos mais de 170 mil objetos com a tag office ela continua com status “Não definido” e ela não tem renderização???

Nos últimos meses estive adicionando várias imobiliárias ao mapa. Todas como “office=estate_agent”, pois foi essa que achei na hora da pesquisa no wiki. Porém navegando no mapa da cidade visualizei uma imobiliária mapeado como “shop=estate_agent” feito por outro OpenStreetMapper. Claro, esta última é renderizada. Daí comecei então a usar as duas tags.

Parei então para pensar na linha tênue que existe entre office e shop. Na minha opinião “estate_agent” deve ser uma “shop” porque é um bem material que a gente pode adquirir indo lá. Se for pensar assim cabeleireiro “hairdresser” está como “shop”, mas não acho que a gente sai de lá com um bem material, a gente sai de lá com um serviço prestado “office”. Há opiniões divergentes da minha, mas com certeza a linha é tênue.

Não estou preocupado com isso. Acho que esses refinamentos podem ficar pro futuro. A gente tem que focar no trabalho pesado. Mas que gera dúvida, isso gera…

Porque as prioridades do openstreetmap-carto, que é quem faz as renderizações padrão, não necessariamente refletem a quantidade de tags existentes na base de dados.

[]s

Algum dia vai:

https://github.com/gravitystorm/openstreetmap-carto/issues/108
https://github.com/gravitystorm/openstreetmap-carto/issues/1697

Interessante a sua abordagem para diferenciar shop de office, mas acredito que o pessoal siga esta outra regra: shop é loja que está voltada para a rua; e office um escritório que fica no interior do prédio.
Assim é até coerente com o fato de que shop é renderizada, pois é algo que está bastante visível. Enquanto que office seria um lugar que você procura pelo endereço.

De qualquer forma, vale lembrar que o mapa renderizado não é a única forma de se navegar pelas informações do OSM. O aplicativo maps.me, por exemplo, tem um estilo de mapa bem enxuto, mas permite fazer busca por qualquer POI.

Abraços, Linhares

Faz sentido.
E sim, ou se vende produtos ou se vende serviços, mas há quem considere o serviço um produto.

Já com isso eu não concordo. Assim como as lojas de um shopping center são endereçáveis, os escritórios também o são.

O osmand agora renderiza os office
https://github.com/osmandapp/OsmAnd-resources/commit/d8739cbd0efbeb5610181b5592697716c59ce91c