You are not logged in.

#1 2016-02-22 15:32:47

santamariense
Moderator
Registered: 2015-08-26

office versus shop

Um "office" (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:office) vende serviços e não é renderizado no mapa padrão. Um "shop" (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Key:shop) vende um produto e é renderizado no mapa padrão.

Alguém saberia dizer por que apesar dos mais de 170 mil objetos com a tag office ela continua com status "Não definido" e ela não tem renderização?????

Nos últimos meses estive adicionando várias imobiliárias ao mapa. Todas como "office=estate_agent", pois foi essa que achei na hora da pesquisa no wiki. Porém navegando no mapa da cidade visualizei uma imobiliária mapeado como "shop=estate_agent" feito por outro OpenStreetMapper. Claro, esta última é renderizada. Daí comecei então a usar as duas tags.

Parei então para pensar na linha tênue que existe entre office e shop. Na minha opinião "estate_agent" deve ser uma "shop" porque é um bem material que a gente pode adquirir indo lá. Se for pensar assim cabeleireiro "hairdresser" está como "shop", mas não acho que a gente sai de lá com um bem material, a gente sai de lá com um serviço prestado "office". Há opiniões divergentes da minha, mas com certeza a linha é tênue.

Não estou preocupado com isso. Acho que esses refinamentos podem ficar pro futuro. A gente tem que focar no trabalho pesado. Mas que gera dúvida, isso gera...

#2 2016-02-22 18:09:21

Nighto
Member
From: Rio de Janeiro
Registered: 2013-05-21
Website

Re: office versus shop

Porque as prioridades do openstreetmap-carto, que é quem faz as renderizações padrão, não necessariamente refletem a quantidade de tags existentes na base de dados.

[]s

#3 2016-02-22 18:40:49

naoliv
Moderator
From: Brasil
Registered: 2013-05-22
Website

#4 2016-02-29 13:47:18

Linhares
Moderator
From: Brasilia
Registered: 2013-06-21
Website

santamariense wrote:

Na minha opinião "estate_agent" deve ser uma "shop" porque é um bem material que a gente pode adquirir indo lá. Se for pensar assim cabeleireiro "hairdresser" está como "shop", mas não acho que a gente sai de lá com um bem material, a gente sai de lá com um serviço prestado "office". Há opiniões divergentes da minha, mas com certeza a linha é tênue.

Interessante a sua abordagem para diferenciar shop de office, mas acredito que o pessoal siga esta outra regra: shop é loja que está voltada para a rua; e office um escritório que fica no interior do prédio.
Assim é até coerente com o fato de que shop é renderizada, pois é algo que está bastante visível. Enquanto que office seria um lugar que você procura pelo endereço.

De qualquer forma, vale lembrar que o mapa renderizado não é a única forma de se navegar pelas informações do OSM. O aplicativo maps.me, por exemplo, tem um estilo de mapa bem enxuto, mas permite fazer busca por qualquer POI.

Abraços, Linhares

#5 2016-03-11 00:33:00

Alexandre Magno
Member
From: Natal (RN), Brazil
Registered: 2014-02-19

Linhares wrote:

...acredito que o pessoal siga esta outra regra: shop é loja que está voltada para a rua; e office um escritório que fica no interior do prédio.

Faz sentido.
E sim, ou se vende produtos ou se vende serviços, mas há quem considere o serviço um produto.

Linhares wrote:

Assim é até coerente com o fato de que shop é renderizada, pois é algo que está bastante visível. Enquanto que office seria um lugar que você procura pelo endereço.

Já com isso eu não concordo. Assim como as lojas de um shopping center são endereçáveis, os escritórios também o são.

#6 2016-03-14 20:41:08

naoliv
Moderator
From: Brasil
Registered: 2013-05-22
Website

O osmand agora renderiza os office
https://github.com/osmandapp/OsmAnd-res … 16c59ce91c

Board footer