Rota dos ônibus e pontos

Gostaria de um tutorial explicado de como colocar pontos de ônibus e fazer a rota deles. Eu sei colocar os pontos, andei até dando uma olhada no wiki mas não sei se estou fazendo correto.

nala7,

Não conheço um tutorial específico de edição de rotas de ônibus, vamos tentar ir tirando as dúvidas que surgirem.

Para adicionar um ponto de ônibus, basta adicionar “highway=bus_stop” a um nó.

Já para a edição de rotas, é bom dar uma olhada aqui:

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:route#Bus_routes_.28also_trolley_bus.29

A edição de relações é algo complexo para quem está começando no OSM. Caso tenha confiança para isso, o JOSM é o melhor editor, na minha opinião.

Vitor

vgeorge,

Obrigado vou testar esse JOSM :slight_smile:

Este é um assunto que me interessa. Andei tentando mapear umas rotas lá na Região da Grande Vitória (ES), mas acho que fiz muita coisa errada nas relações. A Wiki é aparentemente um pouco confusa neste tema, por isso, não consegui entrar em um consenso sobre como fazer.

Olhando outros trabalhos, pude perceber algumas semelhanças, por exemplo, mas ainda me sobraram dúvidas:

  1. Cria-se uma relação para cada linha, utilizando o plugin PublicTransport. Adiciona-se as informações do tipo de rota (ônibus), **nome **(ex: 700 - Terminal de Itacibá/Terminal de Campo Grande - via Expedito Garcia), **referência **(número da linha). Aí você adiciona outros atributos, como o local de partida, chegada e por onde ele passa (ex: **de: **Terminal de Itacibá, para: Terminal de Campo Grande, via: Avenida Expedito Garcia), o **operador **(a empresa ou consórcio que administra a linha), a **rede **(ex: aqui nós temos as linhas troncais e alimentadoras, além dos ônibus seletivos, ônibus para ciclistas, e linhas municipais).

  2. Adiciona-se as vias na relação, na ordem em que o ônibus passa por elas. Aí você vai precisar quebrar as vias onde for necessário para compatibilizar com a rota do ônibus.
    Aí surge minha primeira dúvida: eu crio duas relações (uma para ida e outra para volta) ou crio uma só e adiciono todas as vias nesta relação (mesmo que elas se repitam na rota)?
    Minha segunda dúvida: se eu criar duas relações ou preciso agrupá-las ou não?

  3. Adiciono a direção que o ônibus faz em cada via. Por exemplo, em uma via de mão única, o ônibus sempre vai para frente, por isso utiliza-se o forward. Quando a via é de mão dupla, olha-se a direção em que a linha foi desenhada no OSM. Se for ao contrário da direção em que o ônibus trafega, adiciona-se backward.
    (Isso se faz mesmo?)

  4. Adiciona-se os pontos de ônibus nas suas respectivas ordens de parada.
    Mais uma dúvida: adiciona-se o highway=bus_stop, que geralmente é mapeado ao entorno da via, ou o public_transport=stop_position, que ficaria sobre a via?

Nesta relação, por exemplo, que foi uma das últimas que adicionei, coloquei o sentido de ida e volta na mesma relação, mas ela ainda está sem as direções das vias e também não possui os pontos de ônibus, apenas os terminais de integração por onde passam: http://www.openstreetmap.org/relation/5342025

Bem, é isso que eu consegui entender (se isso estiver errado, por favor, me corrijam), além das dúvidas que ainda tenho. Se alguém puder ajudar dando mais detalhes, ou esclarecendo melhor este processo, eu também agradeço.

@LucFreitas acho que nao deve coloque o numero no nome (teu exemplo “700 - Terminal de Itabibá/Terminal de Campo Grande - via Expedito Garcia”, o 700 e o ref, e o nome deve ser somente “Terminal de Itacibá/Terminal de Campo Grande - via Expedito Garcia”