Track, unclassified e tertiary

Em áreas rurais, sempre bate a dúvida se uma estrada é track, unclassified ou tertiary. Eu costumo me guiar pela camada de áreas rurais do IBGE:

linha tracejada - track
linha dupla - unclassified
vermelho e branco - tertiary

Já comparei com lugares conhecidos e funciona muito bem! Só não é uma informação atualizada. A represa Corumbá IV em Luziânia, por exemplo, não aparece nessa camada.
Fora isso, eu tenho outros critérios particulares. Exemplo: as entradas de fazenda ou demais ramificações fim de linha eu sempre coloco como track; quando tem muitos caminhos unclassified eu tento identificar qual o “melhor” caminho entre as cidades para ser tertiary; As estradas de fazenda (track) possuem muitos ângulos retos diferente de uma estrada que flui com curvas suaves (unclassified).

Abraços, Linhares

Indo ao local, considero track aquelas que são no máximo mais para carroças ou veículos de campo. Fora disso, unclassified, principalmente se não for pavimentada. Mas se for uma via de movimento maior, tal como alguma um pouco larga e que dê acesso a povoado, cortando canavial, por exemplo, ainda que não seja pavimentada, tendo a considerá-la como tertiary. Meu modo de falar não significa que tenho mapeado; apenas estou a opinar.

Dentro do schema_br2013
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a#Fluxograma_de_classifica.C3.A7.C3.A3o_.28esquema_br2013.29

Track é somente trilha mesmo, tipo trilha agrícola ou trilha off-road que não é usada como passagem habitual de um lugar a outro.

Unclassified é uma estrada de terra, em geral estreita e não implementada ou sem manutenção, mas é usada como ligação entre localidades.

Tertiary uma estrada de terra em geral larga o suficiente para permitir passagem de dois veículo e alguma das seguintes caraterísticas: implementada (tem algum tipo de base), passa ônibus, tem manutenção periódica etc. Se ela tiver um código rodoviário então com certeza é tertiary.

Pelo mapa do IBGE eu em geral acho difícil determinar se é tertiary ou unclassified, mesmo porque às vezes são traçados antigos e desatualizados. Normalmente coloco unclassified por via das dúvidas até poder passar pela estrada e determinar com mais certeza que tipo de estrada é.

Pela minha experiência nem sempre os tracejados no IBGE são tracks, aliás, em geral são melhor descritos como unclassified. No seu exemplo a tracejada vermelha é com certeza tertiary pois tem um código rodoviário.

Mas no geral a classificação definitiva é só por survey mesmo.

No geral coloco essas estrada como unclassified, quando vejo que pertence a uma fazenda ou é muito estreita coloco track

Não existe consenso, exceto esse:
tertiary > unclassified > track

Dito isso, mapeio as rodovias federais e estaduais como unclassified se for leito natural ou tertiary se for implantada, exceto estadual vicinal, que eu mapeio como unclassified. Rodovias municipais eu mapeio como unclassified. Tudo isso em área rural. Em área urbana é outra história.

Até que pelas respostas aqui o pessoal está bem alinhado! :smiley:

Abraços, Linhares

Valida notar se a estrada e importante para roteamento, o classe deve ser no minimo unclassified, OSRM e outros sistemas de roteamento nao considera track para roteamento, em muito países os track e vias com circulação limitada, por exemplo uso do agricultura ou florestal, também ha algumas que e um atalho não oficial, circulação interna no um fazenda ou sitio, ou outros exemplos. Se a via e acesso do um vila, ou outro local de população ou importância o classificação deve ser unclassified ou se e acesso do um industrial deve ser highway=service