Uso livre do resultado de uma busca por CEP no site dos Correios.

Pessoal,

Após uma busca por tópicos relacionado ao CEP encontrei, no tópico abaixo, um video interessante também citado na Talk-br:

Usar CNEFE para completar (talvez automaticamente) o OSM : http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=24829

Como ainda não achei algo assertivo resolvi questionar diretamente os Correios através do “Fale Conosco”:

**Pergunta em 25.08.14 **: Prezados, Gostaria de saber se os dados de CEPS e Logradouros são disponibilizados para download. Caso as bases de dados estejam disponíveis, elas podem ser consideradas de domínio público?

**Resposta em 25.08.14 **: Informamos que a base de dados do Diretório Nacional de Endereços faz parte do portifólio da empresa e é comercializada através de nosso site. Os codigos de endereçamento estão disponíveis para consulta individual em nosso site. A base é exclusiva dos Correios.

Resposta: 1 dia.

**Pegunta em 26.08.14 **:Prezados, Gostaria de saber se o resultado da consulta à base de dados do Diretório Nacional de Endereços, feita de forma manual por um usuário do site dos Correios, pode ser copiada e utilizada de forma livre e sem restrição de reutilização. Caso exista alguma restrição, onde está publicada esta informação para consulta? Também gostaria de saber por que, sendo os Correios uma empresa pública e, considerando a Lei de Acesso a Informação n. 12.527 de 18.11.11, a base de dados do Diretório Nacional de Endereços não está disponível ao cidadão brasileiro. Obrigado.

Resposta: Ainda sem resposta.

No video abaixo o palestrante diz que os Correios tem base legal para manter uma base proprietária:

Hackeando Códigos Postais: http://www.infoq.com/br/presentations/hackeando-codigos-postais

Quero “brigar” pelo uso da informação.

Me parece que este é o ponto fraco que precisamos esclarecer.

Alguém tem referências sobre esta linha de questionamento?

Obrigado.

Não tenho. Só isso aí.

Mas eu, em 2014-03-28 21:02:44, opinei o seguinte:

Penso que já é uma questão de ter coragem, de sustentar o contraditório, com argumentação técnica e jurídica, e advogado de prontidão. Eu não estou pra isso.

Não é porque se trata de empresa púbica que os dados devem ser livres. A Petrobras é uma empresa pública e certamente há informações que não se enquadram na Lei da Informação por impactar o negócio da empresa. Acredito que os Correios podem alegar que a disponibilização de sua base de endereços impacte seu negócio, que é justamente logística.