Mapa de cobertura das operadoras de telefonia celular

Opa,

não sei se já rolou por aqui, mas este mapa de cobertura das operadoras de telefonia celular é bem interessante!

Abraços, Linhares

O próximo passo é pedir a mesma informação diretamente para a Vivo então. :smiley:

E como são uma empresa com fins lucrativos, acho que oferecer a atribuição é essencial para se obter uma resposta.

Eu conhecia o OpenSignal - mapas 3G/4G/WiFi. O nome opensignal.com até sugere alguma coisa… mas acho difícil servir ao OpenStreetMap de imediato. Ainda não naveguei atentamente a partir do rodapé do site. No rodapé do site, lemos: “Copyright © 2014 OpenSignal, Inc. All rights reserved.” Da página Insights eu entendo que a base dele é crowdsourced. O termos de uso desses dados ainda não encontrei.

Update ‒ algumas informações (em inglês):

Interessante que eles disponibilizam APIs: Tower Info API e Nework Rank API. Isso pode estar sinalizando que facilmente compartilhariam os dados com o projeto OpenStreetMap.

OpenCellID.

Dados CC-BY-SA, usa o OSM para exibir.

[]s

Então não podemos importar no OSM, certo?

É o que eu penso saber. Sem permissão excepcional eles não podem se tornar ODBL.

PS.: atualizei meu #4.

http://portasabertas.tim.com.br/

Só uma observação: não me parece que esse mapa da TIM considera o 3G. Num lugar no qual há fronteira quase exata entre “cobertura total” e “cobertura parcial”, numa cidade do interior, Caicó, bairro Paraíba, o 3G da minha irmã não funcionou. Havia algum movimento de dados mas, na prática, não navegava as páginas.

A parte inferior do mapa nos comunica o seguinte em letras miúdas:

Sob os aspectos que mais podem interessar ao OpenStreetMap, o nome “Portas Abertas” não parece ter qualquer significado relevante.

Pessoal, sem querer ser chato, mas já sendo, pois alguém precisa chamar o pessoal de volta para a Terra.

Não temos no mapa do Brasil coisas fundamentais como nomes nas ruas em parte considerável de nosso arruamento. Aliás temos muitas cidades que nem arruamento têm. Lembrando que o projeto se chama Open Street Map. Portanto acho, apenas acho, que temos que investir esforços em completar a parte mais fundamental do mapa antes das sofisticações.

PauloCarvalhoRJ, eu concordo. Mas enquanto já temos informações elas podem ir sendo compartilhadas. Ao meu ver, o fórum se presta bem a isso. Quando alguém quiser retomar o assunto do 3G, poderá consultar este tópico e já terá várias dicas reunidas, ou em sentido positivo (pode ser aproveitado) ou em sentido negativo (não deve ser aproveitado).

É isso mesmo! A ideia foi só compartilhar algo interessante. Não necessariamente utilizar no OSM. No entanto, a discussão foi bem produtiva!

O que havia me chamado a atenção em primeiro lugar é que o mapa de cobertura dá uma ideia de “civilização”. Ou seja, quem se aventura fora dessas áreas precisa de mapas off-line. :wink:

Abraços, Linhares