Uma apologia à etiqueta wikipedia

Eu gostaria de propagandear um pouco as benesses da etiqueta wikipedia=*. A aplicação mais notável desta etiqueta, atualmente, é exibir o contorno de objetos na Wikipédia (procure um artigo que possua coordenadas geográficas, por exemplo Brasil e clique no ícone em forma de globo que aparece ao lado das coordenadas). Mas há uma miríade de outros possíveis usos. Por exemplo, uma ligação com a Wikipédia pode ser usada para determinar a população de um município (dado este que nós mantemos no nosso banco de dados, mas exige uma atualização semi-manual de tempos em tempos) ou de um bairro (acho que ninguém pretende adicionar etiquetas population a estes), ou o nome de um objeto em outros idiomas.

Sobre traduções de nomes, um exemplo: partes do rio Uruguai possuem etiquetas name:pt, name:es (até aí tudo bem, já que o rio passa por países que falam essas línguas) e também uma etiqueta name:he (isto é, o nome em hebreu). Essa última etiqueta representa uma tentativa comovente de possibilitar a criação de um mapa em hebreu. Mas, como o rio Uruguai possui a devida etiqueta wikipedia, é possível (em tese) buscar na Wikipédia o nome deste rio não apenas em hebreu, mas também em sânscrito, esperanto, etc (e até em inglês!). Portanto, pode-se argumentar que a etiqueta wikipedia é mais útil para fins de localização que as etiquetas name:xx. (Há umas 50 mil etiquetas name:he em todo o OSM, contra 440 mil etiquetas wikipedia).

Dito isso, queria propagandear também o fantástico plugin wikipedia do JOSM. Ele permite visualizar todos os títulos de artigos da Wikipédia com coordenadas dentro da visão atual do JOSM, e facilita a adição da etiqueta wikipedia.

Eu recentemente adicionei etiquetas wikipedia em todos os municípios do RS, SC e região norte (e pretendo parar por aqui). No resto do país, esse trabalho ainda está pendente, e pode ser feito de forma bem eficiente usando os plugins wikipedia e todo list do JOSM, e o Overpass. A seguinte busca no Overpass busca todos os municípios em um estado que não possuem etiqueta wikipedia:


  <osm-script output="xml" timeout="25">
    <id-query {{nominatimArea:RJ, Brazil}} into="area"/>
    <!-- gather results -->
    <union>
      <query type="relation">
        <has-kv k="admin_level" v="8"/>
        <has-kv k="wikipedia" modv="not" regv="."/>
        <area-query from="area"/>
      </query>
    </union>
    <!-- print results -->
    <print mode="meta"/><!-- fixed by auto repair -->
    <recurse type="down"/>
    <print mode="meta" order="quadtile"/>
  </osm-script>

O site http://overpass-turbo.eu/ tem uma função Export → JOSM para editar o resultado da pesquisa no JOSM.

+1 Fantástica iniciativa!