Conveniências e permissões no survey, especialmente para fotos

Acabo de fazer algo errado e no mínimo muito inconveniente. Cheguei em casa faz uns 20 minutos. Venho aqui dizer o que foi que eu fiz e assim promover a troca sadia de informações a respeito do que é certo e do que é errado fazer em survey. Ou do que é conveniente e do que é inconveniente. De uma forma ou de outra, eu assumo: fui “sem noção”.

Mas não se assustem! Não foi tão grave assim…

O que aconteceu foi o seguinte. Eu nem me toquei. Fui avisado no ato e então percebi interiormente que estava errado. Por favor, dêem uma olhada neste Google Street View. Eu fui capturar fotos que não mostram mais do que isso. O grande problema, talvez, foi que “adicionalmente” eu me posicionei em cima do surface do estacionamento, território privado, sem pedir permissão previamente, e fui buscando o detalhe das vagas no chão. Ou seja, eram várias capturas e eu me detive uns 15 minutos por ali. Havia pessoas olhando e eu não cai na real que estava dentro de um terreno privado, então eu as ignorei. “Eram só transeuntes”. Alguns até me ofereceram gentilmente pedido de licença para não atrapalharem minha captura. :smiley: Mas o fim da picada, imagino eu, foi quando me posicionei para capturar isto. Percebam que tem a câmera de monitoração de acesso. Ela saiu no meu quadro. O objetivo era pegar a placa. Dois minutos depois, quando eu estava no meio do estacionamento outra vez, apareceu um guarda particular, do shopping, e a nossa conversa foi mais ou menos essa:

  • Oi, você tem permissão para tirar as fotos?
  • Não, não tenho.
  • Deveria ter. Para que é?
  • Mapeamento.
  • Como assim?!
  • Você conhece o Google Maps?
  • Sim.
  • Pois então, ele é de uma empresa. Eu colaboro com o OpenStreetMap. Ele não é. Você conhece?
  • Não. Mas você não pode fazer isso. As pessoas ficam cismadas, você sabe…
  • Tudo que estamos vendo aqui já aparecem em fotos de satélite, eu estou apenas detalhando.
  • Mas as pessoas ficam cismadas… estou avisando.
  • OK, eu agradeço pelo cuidado. Obrigado.
  • Certo.
  • Você tem um celular aí?
  • Tenho.
  • Se ele tiver conexão à Internet, eu posso mostrar o OpenStreetMap?
  • Não, não tem. Mas não é necessário. Estou só avisando… as pessoas ficam cismadas.
  • OK. Eu entendo. Agradeço pelo aviso. Então eu vou indo.
  • Tchau.
  • Tchau. É meu trabalho.

Está muito clara a propriedade da atuação do guarda. Além do que de fato havia erro em meu procedimento. Em algum momento ele teve sorriso nos lábios e me pareceu mais simpatia do que qualquer outras coisa. Graças a Deus!

Mas… a caminho de casa… no carro, pensativo no banco do passageiro, eu caí mais na real ainda: de fato, eu poderia ser alguém mal intencionado planejando um assalto ou outro tipo de crime qualquer.

Se alguém assaltar aquele lugar esses dias, vão me procurar e eu vou sair nos jornais. :roll_eyes:

As fotos do Google Street View estão incomparavelmente melhores do que as minhas. :rage:

Da próxima vez tente não ficar óbvio que está filmando/fotografando. Sugiro investir numa action camera, tipo uma GoPro da vida, pendura na bike/carro/moto ou mochila e sai andando. Essas action cameras produzem imagens com qualidade excelente. Dá para dispensar uma máquina fotográfica e você pode capturar muito mais coisas.

Não tenho dinheiro para a aquisição. E, sinceramente, não estaria em meus planos. Mas talvez em 20 dias eu possa usar um iPhone 3G S que não reconhece mais o chip e está com o visor quebrado. É da minha irmã. Estou torcendo para que suporte Mapillary.

Update ‒ 18-06-2014 7:38:12 pm

Mas não, o Mapillary requer iOS 7.0, e este não vai no iPhone 3GS. É o que tudo indica.

Update

Nem vou usar o aparelho. Era “emprestado” e minha irmã vai “devolver”.

É por isso que acho que a comunidade brasileira poderia fazer esse tipo de iniciativa: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSM_Surveyors_Jacket

[]s

Com ou sem jaqueta, eu estava errado mesmo. Mesmo que o Google Street View mostre até mais.

Antes de ontem eu estava no meio da rua e apontei a câmera para a cancela da saída do estacionamento de um supermercado, e logo em seguida para um POI que havia dentro. Novamente eu recebi uma “mijada”. De um cara que mais pareceu o próprio dono do supermercado. Que moleza, a minha! Nunca mais eu faço isso, a não ser que eu esteja usando um zoom de longa distância. Já estou traumatizado… :frowning:

Cara, se não tens recursos para comprar uma GoPro, compre uma spy cam, tipo aquelas que parecem uma caneta, pendura no bolso da camisa, aponte o peito para onde quer registrar e vida que segue sem riscos.

Alexandre,

desencana de ficar mapeando POIs. Eu já vi tantos pontos comerciais abrir e fechar que eu desisti de ficar adicionando ao mapa.
Foca em coisas mais perenes como praças, hospitais, escolas, etc… locais que você consiga tirar fotos mais à distância.

Abraços, Linhares

Linhares e demais, o Rui Oliveira divulgou hoje na talk-pt o interessantíssimo unexpired.osm24.eu. Ele nos permite ver a antiguidade dos POIs de uma região de maneira muito prática.

+1