Rotatórias vs círculos que não são rotatórias

Vejo muita gente confundindo “rotatória” com “círculo” e com isso marcando todos os círculos em entroncamentos com a tag junction=roundabout. Pode ser que façam isso esperando receber uma instrução de voz diferenciada do seu aparelho de GPS, mas se for esse o motivo, seria mapear para a aplicação, e não estaria certo.

A definição de rotatória diz que “o veículo que estiver circulando por ela tem a preferência”. O wiki do OSM concorda com essa definição quando diz “the traffic on the roundabout has right of way” e depois acrescenta que “It is not a roundabout if one of the roads entering the circle has the right-of-way”. O wiki inclusive fala explicitamente da diferença entre rotatórias e cículos de tráfego quando diz “In OSM traffic circles are usually not indicated by specific tags.” Mas mesmo em inglês essa questão pode ser meio confusa porque tudo no OSM (inclusive o wiki) é escrito em inglês britânico e segue definições britânicas. Vejam o que diz o artigo da Wikipédia sobre círculos de tráfego:

Juntando tudo isso, dá pra concluir que:

  • não há interrupções dentro da rotatória
  • há interrupções em todas as entradas ao ingressar na rotatória

Interrupções podem ser: sinais de pare ou de dê a preferência (na forma de placas e/ou de sinalização horizontal pintada no chão), e/ou linhas de retenção. Todos esses sinais indicam que existe uma via preferencial que tangencia/entra/participa do círculo, quebrando a definição de rotatória.

Quando não houver sinalização, o artigo 29 do Código Brasileiro de Trânsito diz que tem preferência quem está circulando pelo círculo. Ou seja, são rotatórias.

Semáforos não contam como interrupções porque, se estiverem desativados, a estrutura volta a se comportar como uma rotatória (com ou sem sinalização adicional).

Tudo isso vale também para minirrotatórias.

E notem que é nessa situação que realmente faz sentido receber uma instrução diferenciada do seu GPS: é porque o motorista, dentro da rotatória, precisa tomar decisões rápidas e não tem tempo de olhar pro aparelho.

Então, isto é uma rotatória: (particularmente uma minirrotatória porque o centro é transitável por, digamos, um caminhão fazendo a curva)

Mas se isto acontecer dentro do círculo, não é rotatória: