Como mapear rua que passa por rotatória (praça)?

Neste trecho que estou mapeando existe uma rotatória com uma pracinha (Praça Pitangui) e duas ruas passam por ela (ruas Viçosa e Barbacena):

https://www.openstreetmap.org/#map=18/-19.45172/-44.22886

Como faço para mapear, indicando que uma parte da rua é continuação da outra, já que a rotatória faz a separação das ruas?
Repito o mesmo nome em cada parte da rua separada?
No nome da rotatória, coloco o nome da praça?

Aproveitando:
perto desta rotatória tem uma rua sem saída, que mapeei há pouco e pode não estar atualizada no mapa. Coloquei a tag “noexit=yes”. Está correto?

Sim, repete o nome na linha do outro lado, e nada mais do que isso a princípio.

Isso é muito relativo. Eu verifico o seguinte:

  • se há placas no local no mesmo estilo das placas de rua indicando que o nome da rotatória é o mesmo da praça (ou seja, que tudo é um mesmo logradouro), daí sim dá pra colocar o mesmo nome
  • se não há placas, vale o que consta nos registros oficiais
  • se não se tem registros oficiais, um bom indício é perguntar pros moradores se eles recebem cartas endereçadas pelo nome da praça + número de casa (o que indicaria que é tudo um mesmo logradouro) ou se recebem pelo nome das ruas ao redor da rotatória

Mas sem fazer essa avaliação toda, eu não “pularia para a conclusão” de que a rotatória tem o mesmo nome da praça e não atribuiria esse nome a ela automaticamente.

Sim, está.

Ok. Fernando. Obrigado mais uma vez.

Não! :slight_smile:

noexit=yes é uma tag utilizada apenas para fins de controle de qualidade, para indicar que o nó final da via não é de fato conectado a outra via que possa estar perto.
Não é utilizado para dizer que a via não possui saída.

naoliv, qual a tag que utilizo para informar que a rua não possui saída?

O que acontece com a tag noexit é que houve uma grande discussão sobre o seu uso (em https://lists.openstreetmap.org/pipermail/tagging/2014-April/017247.html) sem chegar a um concenso.
Há os que entendem que a tag pode ser usada tanto no nó final quanto na própria via, para dizer que esta é sem saída.
Há os que entendem que a tag é apenas para controle de qualidade, indicando que um nó termina muito próximo à outra via (e não está conectado nela). É o caso de marcar uma rua sem saída que não é óbvio (e que poderia levar algum mapeador a juntar esse nó em uma via próxima). Muita gente (inclusive eu) defende este ponto de vista.

Poderia ser a própria tag noexit para marcar que a rua é sem saída, mas o seu uso e entendimento é confuso desde o início da sua utilização (ainda gera muita discussão e discordâncias).
Infelizmente não sei te falar se existe uma forma clara e bem definida para especificar uma rua sem saída.

AS2,
a forma de indicar que uma rua é sem saída é simplesmente desenhar ela como ela é.

Até onde eu saiba, uma etiqueta noexit=yes em uma linha não é utilizada por nenhuma aplicação do OSM, pois ela tem algumas desvantagens no seu uso (que são explicadas na discussão linkada pelo naoliv anteriormente).

A etiqueta noexit=yes em um ponto é utilizada para controle de qualidade e é uma forma de dizer que você confirmou que a rua/trilha acaba naquele ponto (muito útil em florestas e até mesmo exibido por alguns mapas especializados).

Uma forma simples de entender é pensando em umas aplicações que utilizam o OSM:
Em um roteador, não faz diferença se uma rua está marcada como sem saída ou não, pois uma via sem saída é simplesmente uma via que não continua. Se a aplicação fosse verificar se a via não tem saída lendo uma etiqueta, ela estaria se sujeitando desnecessariamente a erros de usuários.

Para uma aplicação que faz controle de qualidade, se ela vê o ponto final de uma rua perto de outra, ela pode pensar que o usuário acidentalmente não conectou as duas ruas (ou não sabia que precisava). Colocar a etiqueta noexit=yes neste ponto final fala pra aplicação que não é um erro de conexão, é fato.

Para um renderizador de mapa normal, não há necessidade de indicar que a rua não possui saída, pois isto fica evidente vendo a própria rua no mapa.