Mapillary muda a licença

Permitindo uso comercial!

Antes era Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).
Agora é Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).

CC-BY-SA é compatível com o OSM, certo?

Como será que eles resolveram a questão das colaborações anteriores? (Uma possibilidade seria: as contribuições são cedidas irrevogavelmente ao Mapillary, que tem o direito de licenciá-las de qualquer forma).

[]s

Não compatibilidade de um projeto poder ser embutido no outro. Porque a ODBL também é uma licença share-alike. Mas compatibilidade dos componentes poderem coexistir num ecossistema de aplicação comercial maior. Quer dizer… “assim eu entendo”.

O acervo cartográfico e a documentação do OpenStreetMap são licenciados sob Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica (CC BY-SA 2.0). Eu não sei se isso pode embutir ou ser embutido com as imagens do Mapillary, que usam a versão 4.0 da licença. Eu também não sei a diferença entre o “Internacional” e o “Genérica”.

Ref.: www.openstreetmap.org/copyright

Compatibilidade entre Mapillary e OpenStreetView

Hoje pela manhã, com motivo da Mapatona Copa do Mundo 2014, o Fernando Trebien estava passando a limpo um tracklog de 400 fotos e 10 mil pontos. Eu perguntei a ele se as fotos eram sequenciais e logo sugeri o uso do Mapillary com publicação de link no wiki. Fernando então lembra-nos muito oportunamente uma questão com a licença dos dados.

Se eu publicar no Mapillary, alguém pode colocar no OpenStreetView depois?

Pior que a resposta é: não. O OpenStreetView permite que o licença escolha entre várias licenças “para a imagem”, mas torna os metadados EXIF (incluindo a geotag) obrigatoriamente [não-]licenciados sobre CCO, enquanto o Mapillary trabalha genericamente (para tudo) com uma licença do tipo share-alike.

E eu concordo.

Como autor, talvez Fernando Trebien possa licenciar as fotos duplamente, publicando originalmente nos dois serviços.