Mapear em detalhes o que é militar?

Qual é sua opinião?

O projeto tem “orientações” a respeito?

Ou ninguém se importa com bombas de inimigos neutralizando nossas forças?

Não é usando o OSM que vão atacar um país :wink:

Alexandre,

eu acho válido mapear onde fica o protocolo, seção de pessoal, etc. Não precisa registrar onde fica o paiol, mas eu aposto que os inimigos já sabem…

Abraços, Linhares

Ter foto ou vídeo de alta resolução não é já ter “a informação”. Mas OK, eles acabam descobrindo sozinhos…

Alguns malandros em solo brasileiro não sabem e quererão saber, para tentar roubar armas.

Já existe tanta informação do Google, Bing, etc.
Não faz diferença apenas transpor essa informação para o OSM.

Se for seguir esta linha de pensamento (de que alguém pode utilizar os dados para algum fim malicioso), vamos acabar não mapeando nada.

Eu não me preocuparia com os detalhes.

Esse detalhe também carece de verificabilidade (outros mapeadores não pode ir para o campo e confirmar que está correto)

Dê-me um exemplo em que eles fazem tais detalhamentos, para vermos se estamos a falar da mesma coisa.

Deve existir um senso de proporcionalidade nesses julgamentos.

As edificações (e outras coisas) nós mapeamos com Bing ou MapBox Satellite. Depois, qualquer militar que conheça o local pode nos dizer o que significam:

  • refeitório

  • salas de aula

  • prédio administrativo

  • residência “especial”

  • hotel de trânsito

  • paiol

  • garagem

  • almoxarifado

  • caserna

  • salão de eventos

  • hangar

  • oficina

  • quadra esportiva

  • campo esportivo

  • área de instrução

  • área de exercícios físicos

  • área de acampamento

  • zona de tiro

  • vila militar

  • sentinelas

  • sala de controle

  • torre

  • radar

  • alojamento

  • sala de comunicações

  • local de informática

  • etc.

As próprias imagens de satélite.

Se o governo brasileiro quisesse esconder as suas instalações militares, ele começaria por não permitir as imagens de satélite (como a Alemanha, de certa forma, fez - http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bing/2012_Germany_Military_Blurring)

Isso é que é informação! Mas eu sei que muita coisa dá para deduzir das imagens, por exemplo, o próprio paiol (quase sempre).

Muita coisa dá para extrapolar pelas imagens de satélite.
Mas mesmo assim, se alguém vai visitar uma base militar e anota os locais (o que funciona em cada prédio), qual o problema?
Qual a diferença de saber onde fica o restaurante da base militar, a tesouraria de uma faculdade ou o parquinho onde as crianças brincam em uma creche?

Se o seu medo é o uso indevido dessa informação, a coisa é mais simples e fácil do que você imagina: destrói uma usina hidrelétrica que você acaba com o país. Nem precisa se preocupar com bases militares.

Pode mapear corretamente os edifícios, ruas, polígonos e outras instalações em grande detalhe, sem erro, mas eu acho que ainda não tem capacidade de verificar.

Se eu quisesse verificar se as descrições de prédios mapeados estão corretos, eu não acho que eu posso acessar zona militar e proceder à verificação.

Um militar posso dizer uma coisa, outro militar pode dizer outra coisa, e também podem ser falsas duas declarações. Inteligência, contra-inteligência e contra-contra-inteligência. :wink:

E se quem falo não está interessado em ataques aéreos? Aqui e acolá toma-se conhecimento de intrusos em bases militares, às vezes, bem sucedidos. O objetivo mais comentado: roubar armas.

Com um pouco de expertise — o mal intencionado que movimenta-se como um gato… — e engenharia social, consegue-se grandes feitos ilícitos. Entrar, ocultar-se ou mostrar-se como conveniente, fazer o que quer, e sair.

Eu também não acho.

Nem todos acham a “doutrina” suficientemente importante.

Não é papel do OSM avaliar os possíveis usos dos dados.
É perder tempo tempo ficar pensando que podem usar o mapa para fins maliciosos.

Eu já mapeei algumas instalações militares aqui do Rio de Janeiro, numa ocasião em que fui convidado para dar palestras na Escola Técnica do Arsenal de Marinha:

http://www.openstreetmap.org/#map=17/-22.89634/-43.17078

Experimente comparar com o Google Maps ou o Bing. :wink:

Mas, respondendo: não vejo problema algum. Afinal, sou civil e não tive meu acesso impedido.

[]s

Obrigado. Acho que eu procurava isso.

Com uma justificativa… e provavelmente a monitoração de seus passos.