You are not logged in.

Announcement

*** NOTICE: By 30th of September 2022 the forum.openstreetmap.org will be retired, please request a category for your community in the new ones as soon as possible using this process, which will allow you to propose your community moderators. We expect the migration of data will be finished by that date, you can follow its progress here.***

#1 2014-03-31 02:09:27

Alexandre Magno
Member
From: Natal (RN), Brazil
Registered: 2014-02-19

Wiki: Unificação de prefixos em Pt

Criei Category talk:User pt#Unificação de prefixos em Pt a partir de interações que eu e Jgpacker tivemos hoje.

Por favor, quem se interessa pelo wiki, leia a página, pois a pretensão é que ela diga tudo. Se ainda não diz, pode ser usada para mais elucidações, já que o assunto é o próprio wiki. Até por que a proposta é que ali aconteça e fique registrado o processo de decisão.

Acabo de chamar para essa "esplanada" — assim — individualmente todas as 60 pessoas que usam português no wiki (a exceção de Jgpacker e Ftrebien, pois eles já estavam informados do que acontecia). Utilizei a extensão iMacros do Firefox para a automatização da tarefa. Nunca usei bot em wiki, ainda.

Quero pedir que evitemos "a discussão" neste fórum ou nas listas. Mas quem quiser divulgar, fique a vontade. Eu participo só do fórum e do wiki.

Last edited by Alexandre Magno (2014-03-31 22:17:53)

#2 2014-04-02 15:58:09

jgpacker
Member
From: Joinville, SC, Brazil
Registered: 2014-01-18

Re: Wiki: Unificação de prefixos em Pt

Fernando Trebien wrote:
Jgpacker wrote:

A ideia é usar de um bot para mudar automaticamente todos os links e páginas de Pt-br para Pt, e fundir manualmente as páginas que derem conflito (i.e. as páginas que já possuem prefixo Pt)

Mas são tão poucas as páginas com o prefixo Pt que daria pra fazer
isso manualmente:
http://wiki.openstreetmap.org/w/index.p … &to=Quetta

Isso me parece mais fácil do que escrever um bot para "juntar" o
wikitext dos artigos (e com isso acabar com definições de categorias e
predefinições perdidas no meio da página, o que seria uma bagunça a ser
arrumada depois).

O que eu quis dizer é o seguinte:

O bot vai:
1. ir em cada página com prefixo Pt-br (por exemplo Pt-br:Key:driving_side);
2. alterar todos os links e predefinições dentro daquela página que possuem o prefixo Pt-br para o prefixo Pt;
3. verificar se já existe aquela página com prefixo Pt (i.e. Pt:Key:driving_side);
3.1 Se ela não existe com o prefixo Pt, então simplesmente altera o prefixo da página atual para Pt ("renomeando" a página, e portanto preservando o seu histórico);
3.2 Se ela já existe com o prefixo Pt, então a página deve ser marcada (incluida em alguma categoria) para ser fundida manualmente (mas com os links já consertados);

Em um segundo momento, este bot deve ir em cada página em WikiProject_Brazil/, consertando predefinições e/ou links com o prefixo Pt-br
O mesmo para templates e categorias que possuam Pt-br

#3 2014-04-02 17:30:03

Fernando Trebien
Member
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18

1. Há variações desse prefixo (com espaço no lugar do hífen, tudo em maiúsculo ou com algumas letras em maiúsculo além da inicial). Estou compilando essas variações.

3.1. Acho que se você renomear a página, já deve formatá-la para ter seções específicas para cada país. Senão, os portugueses não vão saber o que era originalmente deles e o que eles precisam revisar/preencher.

Fora isso, acho que vai funcionar bem sim.

#4 2014-04-02 18:03:55

jgpacker
Member

Fernando Trebien wrote:

Acho que se você renomear a página, já deve formatá-la para ter seções específicas para cada país. Senão, os portugueses não vão saber o que era originalmente deles e o que eles precisam revisar/preencher.

Discordo em criar seções específicas vazias para cada país. Eu acho que a maioria das páginas não vão precisar de seções específicas (possuindo somente a tradução da página em inglês), e que elas devem ser adicionadas conforme o necessário.
Não sei se vai ser necessário marcar o que foi movido/fundido (é quase tudo), mas realmente é uma boa idéia perguntar para os portugueses se eles querem algo assim.

#5 2014-04-02 18:44:32

Alexandre Magno
Member

Fernando Trebien wrote:

Mas são tão poucas as páginas com o prefixo Pt que daria pra fazer
isso manualmente:
http://wiki.openstreetmap.org/w/index.p … &to=Quetta

Não entendi. O que é isso?

Fernando Trebien wrote:

3.1. Acho que se você renomear a página, já deve formatá-la para ter seções específicas para cada país. Senão, os portugueses não vão saber o que era originalmente deles e o que eles precisam revisar/preencher.

Penso que uma predefinição de aviso, incluindo em categorias usadas para filtros, funcionaria melhor.

Discordo em criar seções específicas vazias para cada país. Eu acho que a maioria das páginas não vão precisar de seções específicas (possuindo somente a tradução da página em inglês), e que elas devem ser adicionadas conforme o necessário.
Não sei se vai ser necessário marcar o que foi movido/fundido (é quase tudo), mas realmente é uma boa idéia perguntar para os portugueses se eles querem algo assim.

As predefinições de aviso (e categorias de filtro) que defendo seriam usadas com "inteligência" embutida em parâmetros opcionais.

#6 2014-04-02 18:57:59

Alexandre Magno
Member

jgpacker wrote:

O bot vai: [...]

Estou pesquisando ferramentas de automação. Quem quiser, ajude-me.

Usar o iMacros para Firefox é interessante porque ele permite pré-visualizarmos cada mudança usando a interface web padrão do wiki. Eu só tive de clicar "Salvar página" para cada lusófono que eu convocava a participar da votação.

A ferramenta permite arquivos de texto como entrada, e usar código Javascript (regex).

Mas existe um editor em Java, se não me engano, que também fornece essas possibilidades; só que numa interface em Java, eu acho.

Last edited by Alexandre Magno (2014-04-02 18:58:44)

#7 2014-04-02 19:41:30

jgpacker
Member

Alexandre Magno wrote:

Usar o iMacros para Firefox é interessante porque ele permite pré-visualizarmos cada mudança usando a interface web padrão do wiki. Eu só tive de clicar "Salvar página" para cada lusófono que eu convocava a participar da votação.

Só usei o iMacros para tarefas básicas até agora, mas não tive a impressão de que ele conseguiria fazer tarefas mais sofisticadas que nem a que precisamos agora.
Mas posso estar errado, pois não sabia que ele permite utilizar código Javascript.

Magno, o que são categorias usadas para filtros?

#8 2014-04-02 19:48:28

Alexandre Magno
Member

jgpacker wrote:

Só usei o iMacros para tarefas básicas até agora, mas não tive a impressão de que ele conseguiria fazer tarefas mais sofisticadas que nem a que precisamos agora.
Mas posso estar errado, pois não sabia que ele permite utilizar código Javascript.

Também posso estar errado. Não cheguei a usar. Mas andei estudando-o. Só não sei ainda se é vantajoso codificar para ele.

jgpacker wrote:

Magno, o que são categorias usadas para filtros?

Por exemplo, a proposta de uma Category:User pt ou de qualquer uma de suas subcategorias. A utilidade que eu encontrei nelas foi filtrar. E perceba que essas categorias são aplicadas "automaticamente" por predefinições.

#9 2014-04-02 20:13:22

Fernando Trebien
Member

jgpacker wrote:
Fernando Trebien wrote:

Acho que se você renomear a página, já deve formatá-la para ter seções específicas para cada país. Senão, os portugueses não vão saber o que era originalmente deles e o que eles precisam revisar/preencher.

Bem, pelo menos temos que perguntar pra comunidade portuguesa se eles gostariam de algum indício de que o artigo era originalmente brasileiro. (Pode ser um simples comentário no início do artigo então.) Se eu fosse português, eu gostaria de saber disso, pra ver se tudo que o artigo diz está de acordo com a prática em Portugal. Uma vez revisado por um mapeador português, esse indício poderia ser removido.

#10 2014-04-02 20:26:54

jgpacker
Member

Fernando Trebien wrote:

Bem, pelo menos temos que perguntar pra comunidade portuguesa se eles gostariam de algum indício de que o artigo era originalmente brasileiro.

Concordo.

Fico em dúvida qual que seria a melhor forma de conversarmos com a comunidade portuguesa sobre algumas coisas importantes, como esta que você citou e coisas como acordos de traduções de termos frequentes (node, way, tag, etc).
Pessoalmente espero que as nossas traduções atuais (node=>ponto, way=>linha, tag=>etiqueta) também sejam adequadas para os portugueses

#11 2014-04-02 20:31:44

Alexandre Magno
Member

Todos foram chamados à votação. Quem não der atenção a esse evento divisor de águas, terá de aturar algumas decisões subsequentes, quando percebê-las, talvez, daqui a alguns anos.

Last edited by Alexandre Magno (2014-04-02 20:32:55)

#12 2014-04-02 20:41:10

Fernando Trebien
Member

jgpacker wrote:
Fernando Trebien wrote:

Bem, pelo menos temos que perguntar pra comunidade portuguesa se eles gostariam de algum indício de que o artigo era originalmente brasileiro.

Concordo.

Fico em dúvida qual que seria a melhor forma de conversarmos com a comunidade portuguesa sobre algumas coisas importantes, como esta que você citou e coisas como acordos de traduções de termos frequentes (node, way, tag, etc).
Pessoalmente espero que as nossas traduções atuais (node=>ponto, way=>linha, tag=>etiqueta) também sejam adequadas para os portugueses

Eu acho que é adequada sim. O que me levou a pensar sobre isso foi justamente a tradução portuguesa para o JOSM (que adota exatamente essa convenção).

Acho que nós podemos nos inscrever na lista talk-pt e mandar e-mails diretamente para eles (vou fazer isso). Suspeito que poucos deles acompanham o wiki (assim como na nossa comunidade).

#13 2014-04-02 20:56:35

Alexandre Magno
Member

Fernando Trebien wrote:

Acho que nós podemos nos inscrever na lista talk-pt e mandar e-mails diretamente para eles (vou fazer isso). Suspeito que poucos deles acompanham o wiki (assim como na nossa comunidade).

Por favor, divulgue a votação. Mas se a pessoa não tem uma conta no wiki, a votação pode até não fazer diferença para ela.

#14 2014-04-02 22:55:10

Fernando Trebien
Member

Vocês já se deram conta que, naquela votação, nenhum dos votos a favor é de portugueses, e os únicos que são contra são ambos portugueses?

Last edited by Fernando Trebien (2014-04-02 22:56:45)

#15 2014-04-02 23:12:50

Alexandre Magno
Member

Fernando Trebien, normal. Mas complicado. Na Wikipédia também parece ter sido sempre assim.

Uma distração oportuna: Wikipédia:Esplanada/propostas/Língua PORTUGUESA (20fev2014)

Acaba que a unificação linguística fica sendo uma "tirania democrática" dos filhos do novo mundo. big_smile

Last edited by Alexandre Magno (2014-04-02 23:48:49)

#16 2014-04-02 23:37:47

jgpacker
Member

Fernando Trebien wrote:

3.2 Se ela já existe com o prefixo Pt, então a página deve ser marcada (incluida em alguma categoria) para ser fundida manualmente (mas com os links já consertados);

Vendo pela lista de email talk-pt, tem tanto portugueses a favor quanto portugueses contra.

Pessoalmente eu diria que um dos votos contra é inválido, pois fala no seu argumento que pt e pt-br deve ser diferenciado assim como en e en-gb (britânico) é diferenciado. Porém en e en-gb não são diferenciados na wiki.

#17 2014-04-02 23:40:14

Fernando Trebien
Member

Que tensa essa discussão. neutral Tentei uma abordagem mais cortês lá na talk-pt, vamos ver se respondem até amanhã.

#18 2014-04-02 23:42:41

Fernando Trebien
Member

jgpacker wrote:

Pessoalmente eu diria que um dos votos contra é inválido, pois fala no seu argumento que pt e pt-br deve ser diferenciado assim como en e en-gb (britânico) é diferenciado. Porém en e en-gb não são diferenciados na wiki.

Tem razão, o wiki é todo escrito em inglês britânico. Acho que é por isso que o OSM não é muito popular nos EUA. tongue Se for seguir essa lógica, teríamos que escrever nossas páginas em português europeu, acho que poucos iriam aderir.

#19 2014-04-02 23:58:30

Alexandre Magno
Member

jgpacker wrote:

Voto é voto. Não podemos invalidar votos se o que o motiva não é um comportamento socialmente condenável tal como um trolagem sem pé nem cabeça e evidente para todos.

Fernando Trebien wrote:

Que tensa essa discussão.

Qual, aquela da Wikipédia? O cara chegou com o rei na barriga e afinal de contas estava longe de dominar ou primar na prática pelo idioma.

Fernando Trebien wrote:

Tem razão, o wiki é todo escrito em inglês britânico. Acho que é por isso que o OSM não é muito popular nos EUA. tongue

Penso que é porque o wiki é mais popular no Reino Unido que acabou sendo quase todo escrito em inglês britânico. É a mesma coisa entre os lusófonos. Aparentemente, o OSM está muito mais ativo no Brasil. Também, o país é muito maior e parece por isso oferecer mais oportunidades nesse sentido da colaboração.

#20 2014-04-03 15:36:43

Fernando Trebien
Member

Mais dois portugueses (que antes eram contra) agora são a favor da unificação. Acho que só precisavam se sentir um pouco mais valorizados. https://lists.openstreetmap.org/piperma … 00758.html

Um deles (o Mihai) acha interessante dividir inicialmente os artigos em duas seções, uma para cada país. Bem, quando eu propus isso, foi pensando no interesse da comunidade portuguesa. Mas se, dentre os portugueses, ele for o único a defender essa idéia, podemos repensar/deixar pra "depois". (Só separaríamos por seção nos artigos Pt que já existem.)

#21 2014-04-03 15:46:14

Alexandre Magno
Member

Esse "deixar para depois" pode significar o uso das tais predefinições parametrizadas.

#22 2014-04-03 15:53:27

Fernando Trebien
Member

Hm não as conheço. Isso é algo tipo os templates?

#23 2014-04-03 15:55:43

Fernando Trebien
Member

P.S.: Outra idéia é criar uma categoria temporária para esses artigos e entregá-la aos portugueses para que revisem/complementem o texto conforme desejarem. Daí tudo que eles precisam fazer é tirar o artigo dessa categoria temporária uma vez que o tenham revisado.

Também acho importante avisá-los que estamos para divulgar uma maratona de tradução que vai atualizar esses artigos. Provavelmente preferirão revisá-los depois da maratona. (Na verdade, nós, mapeadores experientes e já envolvidos com a tradução há mais tempo, também deveríamos ler os artigos depois da maratona para filtrar erros mais óbvios.)

Last edited by Fernando Trebien (2014-04-03 16:13:12)

#24 2014-04-03 16:15:44

Alexandre Magno
Member

Fernando Trebien wrote:

Hm não as conheço. Isso é algo tipo os templates?

Predefinições = templates

Fernando Trebien wrote:

P.S.: Outra idéia é criar uma categoria temporária para esses artigos e entregá-la aos portugueses para que revisem/complementem o texto conforme desejarem.

Observe o que Template:User pt (e similares) faz com categorias. Mas no caso ele não é parametrizado. Já Template:Unsigned, este é parametrizado; não mexe com categorias.

#25 2014-04-03 17:31:58

jgpacker
Member

Prefiro o uso de uma categoria temporária, para os portugueses fazerem as reestruturações necessárias conforme o necessário.

Só uma coisa sobre a maratona: a maratona não vai se limitar a wiki, e vai ser feito uma tradução e revisão do editor iD (o ideal seria umas 3 pessoas experientes no OSM sentarem para traduzir/revisar o iD).

Board footer