Fórum vs. lista de e-mails

Estou entendendo que escolheram o fórum para espelhar discussões política ou administrativamente mais importantes, e a lista, para qualquer coisa, assunto ou questão. Na minha opinião de quem tem usado o Fórum Clube do Hardware recentemente e tem participado de várias listas de discussão no decorrer de uma década, um fórum se presta melhor à geração de conhecimento técnico, e uma lista às conversas entre pessoas interessadas num nível de relação mais restrito. Um fórum não me parece melhor do que uma lista de e-mails para organizar um evento ou uma equipe, mas me parece o lugar ideial para as pessoas ensinarem coisas técnicas umas às outras. Por que vocês pensam isso diferente?

Alexandre,

a minha opinião é que só há vantagens em utilizar o fórum. Acho que a lista de email deveria ser utilizada apenas para fazer um alerta de algo mais grave. Ou para divulgar algo que será tratado no fórum.

O que falta no fórum é uma administração melhor. Precisamos de alguém que crie subfóruns e mova mensagens de um tópico para outro.

Abraços, Linhares

Eu acabei de ver o tópico sobre Administração do fórum. Então vou fazer um comentário lá.

Sobre a lista de emails, eu reconsiderei a minha opinião pois ela tem sim, uma grande vantagem que é permitir que alguma dúvida seja sanada rapidamente por quem está online.

Minha sugestão é que a lista fique para organização da equipe ou de equipes, comunicação e articulação de eventos, divulgação de iniciativas, discussões que tenham muito de política e pouquíssimo de técnica, sobre os rumos do projeto, etc. O nome talk-br é até sugestivo nesse sentido.

Eu quero apenas doar um pouco de minha força de trabalho ao projeto e não me interessa participar daquelas discussões. Fico satisfeito com o que conheço convencionado na escolha da licença e em orientações gerais sobre direito de cópia, por exemplo. Eu participo da Wikipédia mas muito dificilmente eu compareço na Esplanada, se é que me entendem. Os outros podem decidir, o regime de governo e as leis fundamentais recebem meu aceite, é suficiente, eu quero apenas fazer parte.

Eu só quero tirar dúvidas técnicas. Apesar deste estar sendo inevitavelmente um tópico de assunto que eu colocaria na lista. Coloco-o aqui porque curiosamente eu estou autorizado nesse momento a me utilizar da inversão em questão.

O fórum é novo, as pessoas ainda estão conhecendo as suas vantagens.

Vamos criar então uma discussão do que pode ser feito para melhorar o Forum, post fixos para ensinar determinadas coisas seriam muito interessante, pois usuarios novos já saberiam onde encontrar ajuda rapidamente.

Eu sugiro um tópico de discussão, aqui no fórum, sobre o que pode ser mais interessante veicular em cada um. Lembrando também o wiki, que possibilita alguma conversação.

Só pra registrar que o fórum hoje bombou! :sunglasses: