Usar imagens do ArcGIS (MOBAC) ao invés do Bing para mapear para o OSM

Oi,

sou novo no fórum e ainda não comecei a mapear para o OSM.

Sei que imagens do Google são proibidas e que a recomendação é que se use as do Bing. Porém, gostaria de saber se é permitida a utilização de imagens de satélite do ArcGIS (disponíveis por meio do MOBAC - Mobile Atlas Creator) para mapear vias para o OSM. Uso essas imagens e o Trackmaker para mapear para o Tracksource, porque na maioria das vezes a qualidade dessas imagens é superior às do Bing/Google.

Obrigado pela atenção,
Raffaello Bruno

Seriam os mesmos mapas daqui? http://www.arcgis.com/home/webmap/viewer.html (usando o basemap Imagery)
Não pode utilizar.

Pelo link que você disponibilizou, selecionando-se o mapa base “Imagem” as imagens de satélite são as mesmas que aparecem no MOBAC. Então não pode, não é? :frowning:

Ter que usar o Bing em Alagoas é complicado… mas vai ser o jeito, melhor do que arriscar a perder o meu trabalho.

Obrigado.

Infelizmente, Raffaello. Sabemos que precisamos de imagens melhores, mas não conhecemos nenhuma outra que seja permitida.

Uma sugestão: você não está proibido de olhar essas outras imagens (seja do ArcGIS ou do Google), desde que o traçado seja feito sobre o Bing. Olhar a outra imagem pode lhe ajudar a tirar dúvidas e a reconhecer detalhes que não estão tão evidentes no Bing (mas que geralmente são reconhecíveis no Bing se você olhar com bastante esforço).

Melhor adicionalmente ir às ruas com pelo menos um OSMtracker (Android).

Não é seguro “olhar demais”; ou o resultado será tão bom ou ruim quanto seria se traçássemos por cima da imagem.

Não tenho o hábito de salvar tracks com meu celular, que não é lá essas coisas. Costumo usar somente o GPS, mas vou experimentar essa ferramenta em alguma trilha de bike.
Obrigado.

Teria como pelo menos saber quando alguma região teve suas imagens atualizadas? Qual a periodicidade dessas atualizações?

Este site mostra a data em que cada quadrícula do Bing foi fotografada. Com isso, dá pra ter uma idéia de quão atuais são. Pra saber se foram modificadas, só acessando de novo.

raffaellobruno, melhor usar o GPS, provavelmente. Eu mencionei o OSMtracker para o caso de você não ter um aparelho GPS. Mas é verdade, essa app tem a funcionalidade dos botões rápidos que provavelmente você não encontrará no aparelho GPS.

Fernando Trebien: E no OSM, teria como pelo menos sabermos quando alguma região teve sua renderização atualizada?

Obrigado pelas sugestões, Alexandre e Fernando.

O renderizador do site atualiza a imagem poucos minutos depois que você enviou as suas alterações. Duas coisas que você precisa saber:

  • o servidor atualiza o mapa sob demanda
  • se houver demanda (alguém acessando o site na região alterada) e o servidor estiver sobrecarregado, ele cancela a atualização e manda a cópia antiga
  • o sistema é feito para que o seu navegador deixe as imagens em cache (isso reduz a carga do servidor); para solicitá-las de novo (e com isso disparar uma atualização), você deve ou limpar o cache do seu navegador ou usar um comando pra forçar a carga total da página (geralmente é F5 ou Ctrl+F5)
  • se uma quadrícula específica não for renderizada, você pode clicar com o botão direito nela, copiar o seu link, e abrir numa nova janela ou aba do seu navegador acrescentando “/dirty” ao final da URL, isso faz uma requisição explícita de renderização; mas isso adiciona carga ao servidor, use com moderação

Por favor, exemplifique um link desses.

Por exemplo, esse tile:

http://c.tile.openstreetmap.org/16/26361/33827.png

Para marcá-lo para re-renderização, acesse:

http://c.tile.openstreetmap.org/16/26361/33827.png/dirty

Para visualizar a data da última renderização (e se ele está pendente):

http://c.tile.openstreetmap.org/16/26361/33827.png/status

Ultimamente só tenho achado necessário solicitar de forma explícita uma renderização nos níveis de zoom menores. Por exemplo, quando mapeio uma estrada ligando vários municípios.

Era exatamente isso que eu procurava.

Tenho percebido a questão com o zoom. Por isso eu vim procurar saber.