Porto Alegre: UFRGS Centro, quarteirões ou polígono único?

A idéia desse post é registrar a discussão para poder referenciar a decisão depois no mapa, como é o costume da comunidade internacional. A questão é: o campus centro da UFRGS deve ser mapeado como um único polígono, ou como polígonos separados identificando os quarteirões?

On 2013-11-24 00:16:16 UTC Augusto S wrote:

On Mon, 2013-11-25 at 15:20 +0000, Fernando Trebien wrote:

On 2013-11-26 04:09:43 UTC Augusto S wrote:

Eu posso te ajudar melhor nesse fim de semana. Sem consultar qualquer informação oficial, acho que a PUCRS ficou bem assim como fizeste.

Acho que não concordamos aqui sobre o que é “relevante”. Eu sinceramente não tenho certeza, por isso prefiro pensar que a UFRGS já decidiu isso pra nós ao identificar os quarteirões claramente nos seus próprios mapas.

Eu fico bem contente que os primeiros resultados do Google sejam esses do OSM, isso significa que o Google não está abusando dos seus poderes ao atribuir a relevância dos seus competidores. Antes de identificar essas áreas, os principais resultados dessa busca eram os seguintes a esses dois, e entre eles há resultados do Wikimapia, que não foram feitos por mim. Há também resultados no YouTube, em blogs e sites de notícias, todos referenciando os quarteirões tal como a UFRGS divulga.

Algo que me parece ruim é remover a informação de que os quarteirões existem (dado que são grandes e significativos). No mínimo, eles seriam convertidos em pontos, mas ainda assim estaríamos perdendo os contornos dos quarteirões.

Nada impede que criemos um multipolígono incluindo essas duas áreas com o nome “UFRGS Campus Centro”. Assim, teríamos o campus inteiro e os quarteirões separados. Ao buscar por “UFRGS centro” ou “UFRGS campus centro” teríamos 3 resultados (pode confundir mais do que ter apenas 2), e o resultado no render poderia ser qualquer - o render poderia decidir renderizar o nome do multipolígono, ou os nomes dos seus membros, ou todos esses nomes. Lembro vagamente de que Mapnik prefere usar o nome dos membros e só usa o nome do multipolígono caso os membros não tenham nome. Ainda assim, temos que ter o cuidado de evitar “mapear para o render”.

Além disso, temos que retirar as relações “site” dessas áreas, estão sendo usadas de forma incorreta. Foram feitas numa época em que o uso dessas relações estava meio “indefinido”.