Etiquetação de bairros e localidades

Pessoal,

Há algum guia para se etiquetar bairros e favelas em cidades? Em Belo Horizonte, tenho usado “place=suburb” para bairros e “place=hamlet” para favelas, embora talvez não seja o mais indicado…

Se você for apenas marcar como nós e não como áreas, use place=suburb para os bairros. Para as favelas, pelo menos no Rio de Janeiro (e eu copiei em Porto Alegre), tem-se mapeado a área da favela (e portanto, não é um nó) e acrescentado a tag “landuse=residential”. Hamlet é para comunidades isoladas (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:place%3Dhamlet), mas favelas geralmente fazem parte do meio urbano.

Se mapear como áreas for muito trabalhoso, acho que você poderia inicialmente usar place=neighbourhood. Eu acrescentaria também um “fixme” pedindo para mapear como área.

O IBGE tem arquivos .kmz com áreas de diversas comunidades de baixa renda (a maioria favelas). Se você o usar o JOSM, poderia pensar em fazer uma importação. Fonte dos arquivos: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/aglomerados_subnormais/aglomerados_subnormais_tab_base_zip.shtm

Entendi. Eu tinha começado a mapear como hamlet por causa da renderização, pois o nome aparece menor do que os bairros em place=suburb.

Em Belo Horizonte, onde mapeio mais, acho contraproducente mapear os limites dos bairros, pois não só eles nunca foram oficiais como seus limites, apesar de haver mapas onde eles são bem visíveis, mudam com o tempo - a Prefeitura daqui não só não oficializou os bairros como prefere que predomine a referência “popular”. Nisso, muitos bairros que existiam há 30 anos não existem mais simplesmente porque outros bairros vizinhos, mais conhecidos, passaram a predominar e agrupá-los na referência popular.

Mas em João Pessoa, uma cidade que conheço razoavelmente bem, os limites são sim definidos oficialmente - inclusive o foram com auxílio do IBGE - e dá pra mapear a cidade inteira com tais limites, com nós e suas respectivas áreas.

Quanto ao JOSM, eu ainda apanho muito dele… até agora não descobri um método razoável para eu trabalhar nele. Por enquanto tenho usado o Potlatch mesmo.

Então, aqui no Rio eu importei as comunidades com landuse=residential, mas posso mudar para outro esquema se combinarmos.

Fiz uma relação com todas as comunidades para vocês verem como está aqui no Rio mais facilmente: http://www.openstreetmap.org/browse/relation/1280668

Notem que foram dados importados da prefeitura, eu não conheço pessoalmente a maioria absoluta das comunidades. A cidade é muito grande e faltam braços… :confused:

Comecei a importar as fronteiras dos bairros, mas ainda não terminei; de qualquer maneira todos os bairros estão mapeados como nós.

[]s

Se você quiser, posso ajudar a fazer a importação. Tipo, posso importar as áreas do IBGE e deixar que você aperfeiçoe os contornos depois. Que tal? Posso colocar tudo numa relação “collection” (tal como é feito no Rio) pra que fique fácil você revisar depois. Eventualmente você até vai descobrir que algumas dessas áreas não devem ser mapeadas (daí é só excluir), ou vai descobrir algumas que você nem sabia que existiam.

Acho que alguém aperfeiçoaria mais cedo ou mais tarde, mas é bom dar uma ajeitada porque os contornos do IBGE estão bem desatualizados em alguns casos. O que eles têm bem atualizado é a estatística de quais áreas estão com renda abaixo do limite que eles chamam de “subnormal”.

Interessante essa informação de que não há limites oficiais de bairros em BH. Talvez seja bom anotar isso no wiki para que outros colaboradores não copiem desses mapas que marcam os limites e não percam tempo tentando buscar essa informação em alguma fonte oficial.

Acho que não tem muita alternativa nesse momento sem criar uma tag específica para isso, e talvez nem seja ético: https://help.openstreetmap.org/questions/3270/how-to-tag-slums-shanty-towns-favelas-villas-miseria

As favelas não são limites administrativos, então só sobram as tags “place” e “landuse” para identificá-las. Uma pena que “landuse=residential” crie uma confusão com condomínios residenciais (cuja realidade é exatamente oposta), mas daí a diferenciação pelo nome deve ser suficiente na maioria dos casos. Mapeei um exemplo disso há pouco tempo: http://www.openstreetmap.org/?lat=-30.12549&lon=-51.22034&zoom=16&layers=M

Os condomínios geralmente são cercados, então uma sugestão pode ser diferenciar (inclusive graficamente) quase todos os condomínios acrescentando uma tag “barrier=fence”.

Nós poderíamos simplesmente não usar nenhuma tag além de “area=yes”, mas daí se perde a vantagem de usar o rendering padrão.

Acho que não tem muita alternativa nesse momento sem criar uma tag específica para isso, e talvez nem seja ético: https://help.openstreetmap.org/questions/3270/how-to-tag-slums-shanty-towns-favelas-villas-miseria

As favelas não são limites administrativos, então só sobram as tags “place” e “landuse” para identificá-las. Uma pena que “landuse=residential” crie uma confusão com condomínios residenciais (cuja realidade é exatamente oposta), mas daí a diferenciação pelo nome deve ser suficiente na maioria dos casos. Mapeei um exemplo disso há pouco tempo: http://www.openstreetmap.org/?lat=-30.12549&lon=-51.22034&zoom=16&layers=M

Os condomínios geralmente são cercados, então uma sugestão pode ser diferenciar (inclusive graficamente) quase todos os condomínios acrescentando uma tag “barrier=fence”.

Nós poderíamos simplesmente não usar nenhuma tag além de “area=yes”, mas daí se perde a vantagem de usar o rendering padrão.

Seria uma boa, ao menos para Belo Horizonte, onde eu pretendo adicionar todos os bairros conhecidos hoje - e, sempre que souber, alguns antigos também, até para auxiliar na referência em caso de bairros maiores.

Na verdade a fonte do meu mapa é a Prefeitura, o que dá um tom oficial aos dados, mas é bom mesmo anotar no wiki porque alguém mais desavisado fatalmente poderá julgar que os bairros são sim delimitados oficialmente, quando não o são.

Acho que seria bom mapear apenas os “vigentes” segundo a prefeitura então, a comunidade de mapeamento histórico está recém nos seus primórdios e não estabeleceram muitos padrões ainda: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Historical_OSM

Se você quiser mapear os bairros históricos (que serviriam apenas para referência, que não são mais usados em linhas de endereço ou na imprensa ou pela prefeitura) talvez fosse melhor usar “place=locality” ao invés de “place=suburb”. O wiki diz que “locality” é para lugares desabitados, mas na verdade é usado para qualquer tipo de lugar que não se encaixe nos outros tipos - pelo menos essa foi a recomendação que eu recebi ao mapear os cabos (pontas) nas margens da Lagoa dos Patos e no Lago Guaíba.

Eu sugiro isso porque o Nominatim tenta “adivinhar” as fronteiras dos bairros (por proximidade) quando são mapeados apenas como nós. Se você adicionar um bairro histórico cujo nome não é mais usado, os endereços mais próximos vão começar a indicar o nome histórico como sendo o nome do bairro na linha de endereço, e provavelmente não é isso que o usuário final espera. Além de aparecer no mapa sem distinção com os nomes atuais, afetaria também as buscas por um POI incluindo nome de bairro (por exemplo, pode-se buscar por um supermercado X dentro de um bairro Y na cidade Z procurando por “X Y Z” desde que o nome do bairro esteja correto).

Entendi! Vou passar a usar o “locality” então. Valeu!

Quase concluindo a importação dos dados, demorei porque precisei escrever um script. Mas tenho uma pergunta: como pode haver confusão entre os polígonos com “landuse=residential” que representam favelas e os que representam condomínios residenciais, aqui em Porto Alegre eu decidi que todos os importados desse cadastro do IBGE começariam com a palavra “Vila” (já que é assim que a maioria é chamada por aqui). Então aquilo que não começar com “Vila” seria um condomínio residencial, na maioria dos casos (os que são condomínios têm sido informados com “Condomínio” no nome). Há casos em que são “Loteamentos” e não “Vilas”, mas como são bem poucos, então deixei para serem consertados depois por quem conhecesse melhor. Só acho que não colocar nenhuma palavra para distinguir deixaria o usuário do mapa com dúvidas.

Acrescentar “Vila” no nome é fácil no meu script. Se tiver alguma idéia para melhorar (por exemplo, substituir alguma sigla recorrente), pode me dizer. Acho que a hora ideal para fazer esse tipo de correção automática é agora.

Então a questão então é: faço o mesmo para BH? Para ter uma idéia, segue a lista dos nomes que o IBGE atribuiu em MG (alguns têm “Vila” no nome e estão mais pro final):
ACABA MUNDO, AFOGADOS, ALTA TENSÃO, ALTA TENSÃO I, ALTO CABRAL, ALTO CALADINHO, ALTO CRUZEIRO, ALTO DAS ANTENAS, ALTO DO FIDALGO, ALTO DO IGUAÇU, ALTO DOM BOSCO, ALTO PARAÍSO, ALTO PONTE NOVA, ALTO SANTA TEREZINHA, ALTO VERA CRUZ, AMBROSINA, ANA MOURA, ANÁPOLIS - DR. EDUARDO, ANDIROBA, ANTONIO RIBEIRO DE ABREU, ÁPIA, APOLÔNIA, APP CÓRREGO CALADÃO, APRÍGIO, AREIÃO, ASSENTAMENTO BOSTON, ASSENTAMENTO PUSCO, ASSENTAMENTO TURIM, ATREVIDOS, BAIRRO BELA VISTA, BAIRRO CHIQUINHO GUIMARÃES, BAIRRO CIDADE CONFERÊNCIA CRISTO REI, BAIRRO DA MANGUEIRA, BAIRRO ITATIAIA, BAIRRO RAUL SOARES, BAIRRO SÃO SEBASTIÃO, BARÃO HOMEM DE MELO III, BARRAGINHA, BATALHÃO VELHO, BEIRA-LINHA, BERNADETE, BIQUINHAS, BOA ESPERANÇA, BOA UNIÃO II, BURACO DA CORUJA, BURACO FUNDO, CABANA DO PAI TOMÁS, CACHORRO SENTADO, CAETANO FURQUIM, CALADÃO, CAMPONESA II, CAMPOS ELÍSIOS, CAPELINHA, CARAPINA, CARNICINHA, CASTANHEIRAS, CEMITÉRIO VELHO - CENTRO, CHÁCARA LEONINA, COLINA, COLORADO OU AVENIDA DOIS, COMUNIDADE JARDIM DO TREVO, COMUNIDADE PALMEIRAS, CÔNEGO PINHEIRO, CONJUNTO JARDIM FILADÉLFIA, CONJUNTO MINASCAIXA, CONJUNTO NOVO DOM BOSCO, CONJUNTO PAULO VI, CONJUNTO SANTA MARIA, CONJUNTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CONJUNTO TAQUARIL, CORUMBIARA, CUSTODINHA, DELTA, DO LAGUNA, ESTRADA PARA REMONTA, ESTRELA, EXPANSÃO DO CONTENTE, EXPANSÃO DO POTYRA, FAVELA DO RATO, FAVELINHA DA FACIT, FAZENDINHA, FLAMENGO, FREDERICO OZANAN, GALILÉIA, GROTA, GROTA DOS VIEIRAS, GROTINHA, GUARATÃ, HOLCIN E MARGEM DA LINHA FÉRREA, IMBAÚBAS, ITAÚ, JARDIM ALVORADA, JARDIM DA GLÓRIA, JARDIM DALIANA, JARDIM INDUSTRIAL, JARDIM MARROCOS, JOÃO ALFREDO, LEONINA, LOTEAMENTO SEBASTIÃO CIRILO VELOSO, MACUCO, MADRE MARTA DE JESUS, MANOEL DOMINGOS, MARIANO DE ABREU, MARIETA I, MARIETA II, MARMITEIROS, MILHO BRANCO, MIRANTE, MIRTES, MOCAMBEIRA, MONTE SÃO JOSÉ, MORADA DO VALE, MORRINHOS, MORRO ALTO, MORRO CEMITÉRIO - ANTENA - SANTA CRUZ, MORRO DA CAIXA D’ÁGUA, MORRO DA PENHA, MORRO DAS VIÚVAS, MORRO DO CARMO, MORRO DO CIPÓ/MATADOURO, MORRO DOS CABRITOS, MORRO DOS CABRITOS OU VILA DA CRUZ, MORRO DOS MACACOS, MORRO PADRE ROCHA, NOSSA SENHORA APARECIDA, NOSSA SENHORA DA APARECIDA, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NOVA CACHOEIRA, NOVA CONTAGEM, NOVA ESMERALDAS, NOVA ESPERANÇA, NOVA MORADA, NOVA PAMPULHA, NOVO BOA VISTA, NOVO HORIZONTE, NOVO LAJEDO, NOVO OURO PRETO, NOVO TEMPO, OCUPAÇÃO DA MARGEM DIREITA DO RIO PARAIBUNA, PANTANAL, PARQUE DAS CACHOEIRAS, PARQUE SÃO JOÃO, PATRIMÔNIO, PEDREIRA, PEDREIRA PRADO LOPES, PEDREIRA SANTA RITA, PELONHA, PINDURA SAIA, PIRATININGA, PRAINHA, PRESIDENTE KENNEDY, QUEROSENE, RECREIO, RUA MANOEL DE SOUZA BRASIL, RUA WALQUÍRIO SEIXAS DE FARIA, SALOMÉ, SANTA CECÍLIA, SANTA CRUZ, SANTA LUZIA, SANTANA DO CAFEZAL, SANTA RITA, SANTA RITA DE CÁSSIA, SANTA SOFIA, SANTA ZITA, SANTO ANTÔNIO, SANTO ANTÔNIO/JARDIM TEREZÓPOLIS, SÃO BENEDITO, SÃO BENTO, SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS, SÃO GERALDO, SÃO JOÃO, SÃO JORGE I, SÃO JORGE II, SÃO JORGE III, SÃO LUIZ, SÃO SEBASTIÃO, SÃO TOMÁZ, SÃO VICENTE, SÃO VICENTE NO BAIRRO SANTOS REIS, SAVASSINHA, SENHOR DOS PASSOS, SERRA DOURADA - BAIRRO BOM JARDIM, SERRA PELADA, SPORT CLUB, SURINAN, TERRA DO SANTO, TERRA NOSSA, TIRADENTES, TRÊS MARIAS, UNIDAS, UNIVERSO, VAQUINHA, VENTOSA, VILA AEROPORTO, VILA AEROPORTO - JARAGUÁ, VILA ALICE, VILA ANDORINHA, VILA ANTENA, VILA ANTENA MONTANHÊS, VILA APARECIDA, VILA ÁTILA DE PAIVA, VILA BANDEIRANTES, VILA BARÃO HOMEM DE MELO IV, VILA BARONESA - AVENIDA OCEANIA, VILA BARRAGEM SANTA LUCIA, VILA BARRAGINHA, VILA BARROQUINHA, VILA BASTILHA, VILA BATIK, VILA BEATRIZ, VILA BELA VISTA, VILA BETÂNIA, VILA BISPO DE MAURA, VILA BOA VISTA, VILA BOA VISTA OU TROCA TAPA, VILA BODE, VILA BOM DESTINO, VILA BOM JESUS - BAIRRO FLORENÇA, VILA BRAÚNAS, VILA CALAFATE, VILA CALIFÓRNIA, VILA CANTO DO SABIÁ, VILA CASTELO BRANCO, VILA CEMIG, VILA CHERIPITA, VILA COPACABANA, VILA COPASA, VILA COQUEIRAL, VILA DA AMIZADE, VILA DA AREA, VILA DA LUZ, VILA DA PAZ, VILA DAS ANTENAS, VILA DAS OLIVEIRAS, VILA DE SA, VILA DIAS, VILA DO CONJUNTO HENRIQUE SAPORI, VILA DOM BOSCO, VILA DOS ANJOS, VILA DOS URUBUS, VILA ECOLÓGICA, VILA ENGENHO NOGUEIRA, VILA EPA OU PERÓBAS, VILA ESPLANADA, VILA ESTALEIRO, VILA ESTRELA-D’ALVA, VILA FERRAZ, VILA FORMOSA, VILA FORTALEZA, VILA FRANCISCO MARIANO, VILA GRANJA SÃO JOÃO, VILA HAWAÍ, VILA HORTINHA, VILA IDEAL, VILA INDEPENDÊNCIA I, VILA INDEPENDÊNCIA II, VILA INESTAN, VILA IPIRANGA, VILA JARDIM ALVORADA, VILA JARDIM BRASÍLIA, VILA JARDIM DE ALÁ - AVENIDA TREZE, VILA JARDIM LEBLON, VILA JARDIM MONTANHÊS, VILA JARDIM PETRÓPOLIS, VILA JARDIM SANTA CRUZ, VILA JARDIM SÃO JOSÉ, VILA LANDI 1ª SEÇÃO, VILA MADRE GERTRUDES I, VILA MADRE GERTRUDES II, VILA MADRE GERTRUDES III, VILA MADRE GERTRUDES IV, VILA MALOCA, VILA MANGUEIRAS, VILA MANTIQUEIRA, VILA MARÇOLA, VILA MARIA, VILA MARIA HELENA II, VILA MARIMBONDOS OU JARDIM ELDORADO, VILA MAURICÉIA, VILA MINASLÂNDIA, VILA MONTESE/VILA IMBIRUÇU, VILA MORRO ALTO, VILA MORRO VERMELHO, VILA NOSSA SENHORA APARECIDA, VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - RUA ESTADOS UNIDOS, VILA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, VILA NOVA, VILA NOVA CACHOEIRINHA I, VILA NOVA CACHOEIRINHA IV, VILA NOVA DOS MILIONÁRIOS, VILA NOVA GAMELEIRA I, VILA NOVA GAMELEIRA II, VILA NOVA MONTESE, VILA NOVA PARAÍSO, VILA NOVO SÃO LUCAS, VILA OESTE, VILA OLHOS D’ÁGUA, VILA OURO MINAS, VILA PAQUETÁ, VILA PARAÍSO, VILA PÉROLA, VILA PETRÓPOLIS, VILA PILAR, VILA PINHO, VILA PIRATININGA, VILA PIRATININGA VENDA NOVA, VILA PRIMAVERA, VILA PRIMEIRO DE MAIO, VILA P.T.O, VILA REAL II, VILA RENASCER, VILA RIACHINHO, VILA ROMÃO, VILA SANTA CECÍLIA, VILA SANTA FÉ - RUA TRINTA E UM - JUSTINÓPOLIS, VILA SANTA FILOMENA - AVENIDA SANTA FILOMENA, VILA SANTA LUZIA - FINAL RUA DA CADEIA, VILA SANTA MÔNICA, VILA SANTA ROSA, VILA SANTA TEREZINHA, VILA SANTO ANTONIO, VILA SANTO ANTÔNIO BARROQUINHA, VILA SANTO ANTÔNIO OU SAMAG, VILA SÃO CAETANO, VILA SÃO CRISTOVÃO, VILA SÃO DIMAS, VILA SÃO FRANCISCO, VILA SÃO GABRIEL, VILA SÃO GABRIEL - JACUÍ, VILA SÃO GERALDO, VILA SÃO JOÃO BATISTA, VILA SÃO MATEUS, VILA SÃO NICODEMOS, VILA SÃO PAULO, VILA SÃO RAFAEL, VILA SÃO VICENTE, VILA S. BEATRIZ - RUA MONOEL MACEDO, VILA SEM DENOMINAÇÃO, VILA SERRA PELADA - RUA LÍBANO, VILA SESC, VILA SOLEDAD OU RATO MOLHADO, VILA SUMARÉ, VILA SUZANA I, VILA TELMA, VILA TIROL, VILA TRINTA E UM DE MARÇO, VILA TUPÃ, VILA UNIÃO, VILA VISTA ALEGRE, VIRGÍNIA, VITORIA DA CONQUISTA, YPÊ AMARELO, ZILAH SPÓSITO

Fernando, acho uma boa colocar “Vila” atrás de todos que não forem “Morro” ou “Conjunto” - se não der trabalho, é claro. O resto, se não corresponder, a gente vai acertando com o tempo.

Você pretende importar só as de BH, certo? Porque aí tem muita coisa de Contagem e Betim…

Sim, só as de BH. É que o arquivo .kmz do IBGE contém tudo de MG e eu só posso separar BH graficamente no JOSM na última etapa antes de submeter.

Poderia importar também desses outros lugares e separar em coleções diferentes. Acho que não teria problema se houver pouca gente mapeando essas áreas - daí quando alguém chegar, a pessoa ajeita o que for necessário. Aqui no RS, por exemplo, eu sei que tem 1 pessoa mapeando Porto Alegre, 1 mapeando Guaíba (uma cidade vizinha, mas não a maior) e umas 2 mapeando as rodovias do interior. Ou seja, nesse momento seria bem-vinda praticamente qualquer importação, mesmo que ligeiramente errada, e os pequenos problemas seriam deixados para correção futura.

E também, na verdade o ideal é evitar coleções (exceto em situações muito específicas), mas estaria criando uma só para que você tivesse um controle. Quando terminar de revisar, você poderia inclusive excluir a relação da coleção.

Perfeito! Acho então que dá até pra importar tudo, mesmo no caso de não se ajeitar nenhum nome.

Como de vez em quando tenho adicionado/revisado também os bairros de BH, pelo menos as vilas da capital - provavelmente são a maioria nessa relação - eu posso corrigir.

A PBH oficializou sim os limites de bairros, tanto que tem um mapa no site da prefeitura delineando os limites claramente e é o que o Google segue. Procure pelo mapa HTA_M004b.pdf e similares no site da prefeitura.

Eu tenho esse arquivo, mas eu não sabia que tinha legalizado. Quando foi isso?

Nos tempos que trabalhei na prefeitura a referência a bairros ainda era da fundação da cidade (2ª Seção Suburbana, 4ª Seção Urbana, Colônia Bias Fortes, etc)

O que você chama de legalizado? Tipo um decreto ou uma Lei organica? Se tem não tô sabendo. Estou me baseando nestes mapas e um outro que eu tenho (mas não tô achando) que bate 100% com o que o Google faz (o que significa que eles tiraram dali).

Pra mim, legalizado é o que está na letra da lei. Me lembro de ler, em uma versão antiga do site da PBH, que os limites eram baseados nas referências populares, e já percebi diferenças ao longo dos anos entre as versões dos mapas… é uma pena que não tenho aqui as versões antigas, que não estavam em PDF.

Em Natal, por exemplo, os limites são legalizados porque há uma lei/decreto que saiu no diário oficial: http://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/File/Limites_Bairros.pdf.

Mesmo com essa lei, a prefeitura às vezes ainda solta um mapa com os limites errados. Imagina nos lugares onde não tem lei.

Importado tudo: http://www.openstreetmap.org/browse/changeset/16458886

No final você encontra a coleção das comunidades de BH: http://www.openstreetmap.org/browse/relation/2986287

Fiz a correção dos nomes (acrescentando “vila” exceto em frente de “vila”, “morro” e “conjunto”), e em algumas áreas muito próximas eu juntei numa coisa só (outras em que a separação era grande eu não fiz).

Eu poderia ainda fazer uma edição ajeitando um detalhe de cadastro do IBGE: quando há mais de uma vila com o mesmo nome, eles diferenciam usando números romanos no final. Mas ninguém usa o número romano para se referir à vila, normalmente. No JOSM é fácil identificar isso fazendo uma busca por algumas combinações de números romanos. O que você acha?