[RS] Reclassificação de rodovias no Rio Grande do Sul

O bom senso de quem? Está muito claro que cada pessoa tem um “senso” bem diferente, você não pode achar que só o seu senso é “bom”. :wink:

O que cada pessoa tem na verdade são premissas diferentes. Ninguém definiu o que é trunk direito, e o que eu gostaria é de tentar definir. Uma vez feito isso podemos começar a discutir as situações particulares em que fugir da definição seria “bom senso”. Mas vamos discutir sobre isso no outro tópico, e aqui somente coisas relativas ao RS (só faz sentido continuar a discussão sobre o RS quando a discussão no outro tópico chegar a conclusões sólidas).

Double-post necessário.

Acho que o fbello precisa comentar melhor os seus changesets. Também acho que deveria ter esperado a gente terminar a discussão.

Fbello, você está impondo a sua visão e pedindo uma guerra de edições!

Apenas coloquei as coisas do jeito que estavam antes da discussão.

Rebaixei a classificação de trunk na BR-386 entre Fazenda Vilanova e Estrela, que não é duplicado, nem será em breve, e que tem apenas 1 faixa/sentido, com acostamento.

Ok. Não conheço o local, mas pela tua descrição soa como primary.

Compilei a lista de trechos duplicados das rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Sul do MT e do DAER e coloquei no wiki, em https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Rodovias_Federais#Trechos_duplicados e http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Rodovias_Estaduais#Trechos_duplicados, para facilitar a identificação das motorway e trunk. Não são muitos.

Vou olhar amanhã em detalhe. Mas tem coisas que não fecham exatamente com o que andamos discutindo no OSM.

Estou repensando as trunks de Caxias do Sul. Eu não concordo que os trechos urbanos (em Caxias e em Farroupilha) possam ser classificado como trunk, mesmo que apresentem as mesmas estruturas que o restante da via. São trechos de baixa velocidade e que funcionam como arteriais urbanas, que normalmente são primary. Se você quiser deixar os trechos não-urbanos (onde começa a alta velocidade) como trunk, ok, mas dentro da cidade não faz sentido pra mim. Faria se fossem de alta velocidade ou se se conectassem a outras trunk/motorway. E na verdade incluir esses trechos na classificação como trunk também não está de acordo com o atual fluxograma.

Não são apenas arteriais urbanas. A rodovia te permite atravessar Farroupilha sem entrar na cidade e sem parar.

Hm mas em Caxias tem um semáforo no cruzamento com a Alexandre Rizo.

Sob esse critério, também seria trunk (ou melhor, motorway, por continuidade com o resto da via) a avenida Zaida Jarros desde o início da avenida dos Estados, apesar da baixa velocidade máxima.

Sim. Há dois semáforos perto do Mart Center. Não medi o tempo deles, mas ficam muito tempo abertos e pouco tempo fechados para quem transita na rodovia. As trunk podem ter semáforos.

Quanto à Avenida Zaida Jarros, quando estou chegando em Porto Alegre, tenho a sensação que a via expressa termina ao chegar no Viaduto Leonel Brizola. Não sei se é por causa das obras. Na saída, a sensação é de que, quando dobro à direita da Edu Chaves para a Avenida Zaida Jarros, a via expressa começou. Olhando o mapa, vejo que existem alguns acessos diretos entre a Avenida dos Estados e a Avenida Zaida Jarros, mas as entradas e saídas parecem ser tangentes à pista. Pela capacidade de fluxo de veículos eu acho que seria, sim, trunk ou motorway (ela parece estar no limite entre os dois).