Edição em lote (quadras) de edificações em São Paulo

Pessoalmente eu prefiro a proposta do muralito.
Não é necessário traduzir as etiquetas para o inglês.

pmsp:cod_quadra = 465
pmsp:cod_setor = 071
pmsp:id = 353518

O distrito pode ser descartado pois pode ser inferido pelas coordenadas do objeto, e tenho a impressão que o código de área só tem algo a ver com posição geográfica e não é necessário.

@Bonix-Mapper-Forum
Bela tentativa… QUEM É VOCÊ E O QUE VOCÊ FEZ COM O Bonix-Mapper?!
Haha, zoera

Please drop key “area” in the translation. (See page 27 and 28 of the pdf “importing with ogr2osm”)

Pessoal,

Parece que a tag AREA pode ser desprezada segundo as sugestões.

A tag addr:district eu gostaria de inserir pois a definição do distrito é duvidosa nas regiões de fronteiras. Acredito que após a observação do muralito esta seja a forma correta de utilizar.

A tag pmsp:id para mim não é tão descritiva quanto pmsp:building_id, que segue o exemplo de Chicago. Considerando que as ruas também tem ID, a primeira sugestão não ficaria ambígua?

O uso de pmsp ao invés de sao_paulo também parece ser um consenso.

Reduzi o valor da tag source, mas talvez ainda esteja grande. A cidade de New York acaba de fazer uma importação em massa. Baixei um trecho que parece ter sido importado, pois está muito bem desenhado, e não existe uma tag com a fonte dos dados.

As tags ficariam assim:

pmsp:cod_quadra 465
**pmsp:cod_setor ** 071
** addr:district ** MANDAQUI
**pmsp:id ** 353518
**source: ** Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - PMSP
building: yes

Nova rodada de comentários aberta.

[]s

Deve estar em maiúsculas a só primeira letra.

É importante que o nome addr:city é igual ao do elemento place=city. Eu não sei se ela se aplica a addr:district.

muralito,

Atualizando:

pmsp:cod_quadra 465
pmsp:cod_setor 071
addr:city Sao Paulo
addr:district Mandaqui
pmsp:id 353518
source: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - PMSP
building: yes

[]s

Eu não usaria addr:city (dá para saber pelo limite da própria cidade).
Em source creio que dá para utilizar apenas “SMDU - PMSP” (ou alguma variação disso).

naoliv,

Atualizando:

pmsp:cod_quadra 465
**pmsp:cod_setor ** 071
**addr:city ** Sao Paulo
**addr:district ** Mandaqui
**pmsp:id ** 353518
source: SMDU - PMSP
**building: ** yes

Fiz uma busca em New York e existe uma grande variação de tags. Alguns edifícios contém addr:city e outros não. Alguns contém até a cor do edifício e não contém city ou district.

Em Berlim chegam a usar addr:suburb, addr:city e addr:country.

[]s,

Bairro, cidade, estado e país (os addr:*) podem ser obtidos através de indexação espacial (utilizando os limites administrativos e vendo se o objeto está dentro dele). Não há necessidade de adicionar essas tags.

addr:district até poderia inserir se há imprecisão nos limites de bairros ou distritos, mas é desnecessário inserir addr:city para todo objeto.

Pessoal,

Atualizando:

pmsp:cod_quadra 465
pmsp:cod_setor ** 071
** addr:district
Mandaqui
**pmsp:id ** 353518
**source: ** SMDU - PMSP
building: yes

Podemos fechar neste número mínimo de informações?

[]s

P.S: Antes de iniciar estou fazendo acertos no arquivo *.osm.
A tag pmsp:id vai ficar igual se aplicarmos o mesmo processo para as ruas que ainda não estão identificadas.
Não seria melhor termos **pmsp:building_id ** e pmsp:street_id ?

Eu acho melhor manter o número de tags o menor possível, ainda mais em uma importação de volume gigantesco como esta. As diversas anotações que estão sendo sugeridas aqui (chaves pmsp:* e source) dificilmente terão qualquer utilidade e podem causar confusão para quem vier a editar o mapa manualemente no futuro. Este blog explica melhor esse ponto de vista http://blog.emacsen.net/blog/2014/03/13/the-maintenance-of-imported-data-in-openstreetmap/.

A tag source pode ser removida totalmente dos prédios e usada apenas no changeset. Essa é a forma com que importações mais modernas tem sido feitas (exemplo: http://www.openstreetmap.org/way/264651219).

Se o pmsp:id não é único para cada prédio, eu sugeriria absorver o valor de pmsp:cod_quadra e pmsp:cod_setor dentro da pmsp:id. Exemplo: pmsp:id=071-465-353518. Além de remover um pouco a poluição nas tags, eu acho que isso até facilitaria o processamento no futuro (não vai ser preciso olhar em tres tags para localizar um dado edifício). E, pelos argumentos do blog acima, pode-se até cogitar remover totalemente esse id dos prédios na importação (dificilemente serão usados no futuro).

Mandaqui neste caso é um bairro ou é uma subdivisão intermediária entre bairro e subprefeitura? Em qualquer caso, a chave addr:district também é redundante, caso o limite dos distritors e bairros seja mapeado (coisa que é bem importante, na minha opinião). Portanto, eu sugueriria remover a chave addr:district também. Se os distritos ainda não são mapeados, pode-se procurar seus limites na lei municipal ou usar o próprio shapefile da prefeitura para mapeá-los. Nota que as únicas tags addr:* usadas na importação em Nova York são addr:housenumber, addr:street, e addr:postcode.

Para resumir, minha sugestão é usar as seguintes chaves:

pmsp:id=071-465-353518
building=yes

ou, quem sabe, única e simplesmente

building=yes

Augusto S,

O ID de cada prédio é único. Dessa forma, acho que a manutenção dele se justifica. As tags acessórias seriam quadra e setor. Se ninguém consegue imaginar um uso futuro desta informação talvez não seja útil mesmo.

Nesta versão minimalista acho que poderíamos mudar pmsp:id por pmsp:building_id

Boa sugestão trocar o source pela descrição no changeset.

Realmente já existe uma demarcação entre os distritos. Exemplo: Jaguaré / Rio Pequeno . Onde ainda não existir bastaria acrescentar usando a demarcação da Prefeitura.

Relembrando que a “importação” é manual. Em alguns locais já existem os prédios com tags. No pequeno teste que fiz eu copiei tudo em volta de uma localidade e mantive o que já estava lá.

Atualizando:

pmsp:building_id 353518
**building: ** yes

changeset: SMDU - PMSP

Att,

Assim me parece bom.

Outra ferramenta que pode interessar é essa: http://osmly.com/

Atualizando:

pmsp:building_id 353518
building: yes

**changeset: **SMDU - PMSP

Nesta versão estamos desprezando área, setor e quadra. As demais informações ou já estão no OSM ou podem ser acrescentadas facilmente.

Fechamos? Podemos votar (+1/-1)? Seria bom saber o que os usuários mais antigos acham.

Obrigado.

você poderia por favor disponibilizar o arquivo osm para revisão antes de enviar as alterações para OSM?

muralito,

Veja um exemplo de edição (diminua o zoom):

https://www.openstreetmap.org/way/298642242

A partir desse ponto é que postei no forum.

O arquivo original nao permite a importação. Tem que selecionar uma parte, copiar de uma camada para a outra, e acertar os erros de geometria e posicionamento (offset). Sem saber corrigir isso de antemão ainda envolve certo trabalho manual.

[]s

Isso parece ser um problema de conversão de sistemas de coordenadas (coisa que o JOSM às vezes faz de maneira aproximada). Qual programa você está usando para ler os shapefile? O ogr2osm faz conversões mais precisas, mas é preciso antes de mais nada descobrir qual é o sistema usado nos shapefiles da prefeitura.

Augusto S,

Estou usando o recomendado pelo muralito : org2osm.

A solução de contorno encontrada foi selecionar toda a camada e ajustá-la sobre a imagem do Bing. Estou fazendo um teste agora e posso dizer facilita muito o copy/paste, pois o ajuste fino fica sobre uma distância menor.

Posso tentar solicitar a informação junto a Prefeitura.

[]s,

jgpacker,

Acabo de me inscrever na lista Talk-Br e encontrei um usuário que parece ser você.

Saberia dizer se algo parecido a este tópico já foi discutido na lista? Valeria postar pelo menos o link do tópico lá?

[]s

Opa, teve uma discussão recentemente, mas não falaram muito sobre a importação nela.
Essa importação é recente mesmo.
Link: https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2014-July/008510.html

Ah, e conseguiu contactar o Vitor?

@jgpacker,

Escrevi para o Vitor através do site do OSM mas não tive resposta. Vou tentar através da lista Task-br desta vez.

@muralito,

Talvez o que precisaremos é encontrar a melhor forma de processar e publicar com tags e alinhamentos corretos. Vou compartilhar e publico aqui.

Gostaria de compartilhar um canal no Youtube que mostra o processo de importação em New York. Vi que é “fácil” importar e não apagar prédios que já estejam detalhados. Acredito que descreve as etapas comuns aos processos de importação:

https://www.youtube.com/user/swroclawski/videos

Um detalhe nos videos é que eles utilizam um servidor rodando o Task Manager no domínio US da comunidade deles.

Att,

P.S: Acabo de escrever diretamente para o Vitor.