Cursos e videoaulas gratuitos

Convido todos a reunir, a partir deste tópico, indicações de cursos e videoaulas gratuitos que tenham a ver com topografia ou geração de mapas. Se você é criador de materiais, por favor deixe mensagem apontando seu blog, website, canal Youtube ou coisa que o valha.

Fiquei motivado a abrir o tópico depois que encontrei os Materiais e Eventos Gratuitos da Graltec Treinamentos.

Volta e meia eu posto (e postarei) tutoriais em https://www.youtube.com/channel/UCbdDCg2DvbGvdUnImoQd4xw com assuntos que vão desde ajudar mapeadores já cadastrados no OSM a fazer edições, abordar assuntos que possam inspirar pessoas a mapearem no projeto OSM, inspirar pessoas a utilizarem o OSM ou serviços baseados em OSM, e utilizar os dados do OSM para projetos em diversos programas como QGis, Cad, manipulação de dados em excel e por aí afora. Se alguém se interessar em criar tutoriais OSM para youtube entre em contato que eu adiciono no canal do youtube como administrador.

Para a informação ficar mais clara aqui no tópico: o canal do santamariense é o Tutoriais OpenStreetMap Brasil.

Sugiro que alguém contribua com arte visual para o cabeçalho desse canal comunitário.

santamariense, sugiro começar a organizar os vídeos em listas de reprodução. Sugiro criação de outro tópico para o desenvolvimento participativo desse canal, onde seguirão por exemplos assuntos presentes nesta mensagem.

Recentemente, havia criado uma playlist para reunir videos em portugues (garimpados no youtube) para ajudar quem está começando a aprender sobre OSM:
https://www.youtube.com/channel/UCwJ3PeXhaDq2NlqoS4oi8vw

Na playlist tem videos:
https://www.youtube.com/channel/UCbdDCg2DvbGvdUnImoQd4xw (santamariense)
https://www.youtube.com/channel/UCGCRXNLDWRL2u1zIMxxvDwA (Projeto RGM)
https://www.youtube.com/user/thundercel
e outros mais.

O canal do Tomio é nomeado OpenStreetMap Brasil e hoje tem as listas de reprodução: