Edição em lote (quadras) de edificações em São Paulo

Prédios e endereços. Veja aqui: https://www.openstreetmap.org/user/lxbarth/diary/23588

A informação de numeração vai na quadra e não na rua. Logo isso pode ser adicionado sem mexer na geometria das ruas. Veja http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Addresses#Using_interpolation.

Augusto S,

Estou usando o org2osm em uma máquina virtual Debian. Aumentei a memória de 1GB para 4GB, e 2 núcleos de um Core i7. Mesmo assim não consigo filtrar o arquivo DEINFO_EDIFICACAO.shp (538M). O script retorna “Morto”.

Cada tentativa leva de 30 a 45 min.

Poderia dizer quais as características da máquina em que consegue aplicar o filtro e gerar arquivos menores?

Obrigado.

Pessoal,

Acabo de fazer a seguinte consulta à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo:

===========
Prezados,

Gostaria de saber se a SMDU possui ou pretende adquirir o cadastro com o número de todas as edificações ou lotes da cidade de São Paulo.

A título de exemplo podemos citar a cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura disponibiliza o acesso ao desenho das edificações com suas respectivas numerações neste site:
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mapa_digital_rio/?config=config/ipp/cadlog.xml

Caso esta informação já esteja disponível, gostaria de saber como acessá-la, e se poderá ser considerada de domínio público e sem restrições de reutilização.

Muito Obrigado.

Prazo de atendimento: 20/09/2014

erro: esta mensagem foi submetida involuntariamente

erro: esta mensagem também foi submetida involuntariamente

Espero que não aconteça uma terceira vez.
O editor WYSIWYG que estou prototipando para o fórum quase já tem uma funcionalidade razoável.

Oi pessoal,

Abri o GEOLOG e realmente a projeção 2 foi a que mais se aproximou, ainda que com um certo erro. Não tinha lido o fórum com calma, desculpe por ter insistido no 4618.

Minha idéia é, a partir do shapefile, gerar um script em python no QGIS que:

  1. Escolhe um segmento;
  2. Gera uma duplicata a 5 metros do original;
  3. Encurta nas duas pontas em 5 metros;
  4. Coloca as tags adequadas para a faixa de endereço.

Ao pegar uma tarefa, a pessoa escolhe uma rua, abre os dados gerados pelo script acima, verifica e sobe.

Tenho que descobrir como encurtar os segmentos, não sei se existe uma função para isso.

Abraço,
Vitor

Veja a minha pergunta http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=26814. Eu acho que de fato a projeção 2 é perfeita, e o problema é que as imagens do Bing não estão muito bem alinhadas. Mas é preciso confirmar essa hipótese.

Como você vai decidir qual lado é o lado par e qual é o impar, e qual extremo do segmento é o inicial e qual é o final?

Eu acho que o encurtamento tem que ser um pouco maior que o deslocamento, para que os 4 segmentos da quadra não se sobreponham.

Pessoal,

Vamos relembrar o que já foi dito sobre TAGs?

Reunindo as últimas mensagens, temos:

pmsp:building_id
building:
area :
changeset: SMDU - PMSP

O Augusto S me perguntou se valeria a pena manter a identificação pmsp:building_id. Como não sabemos nada sobre a política de TAGs da Prefeitura vejo duas saídas:

  • Aguardar por uma resposta a um questionamento formal à Prefeitura. Supondo que a resposta seja dada pela área técnica.

  • Abandonar o ID

O Vitor George abriu uma linha de trabalho que precisará desse resultado.

[]s

Pessoal,

Estava aguardando a resposta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da PMSP.

O destaque é meu:

Resposta: Prezado XYZ, os dados do Mapa Digital da Cidade são disponibilizados publicamente e podem ser utilizados livremente. Porém, eles não são juridicamente de domínio público. A normatização do seu uso foi estabelecida no Decreto nº 50.736, de 15 de julho de 2009. Caso pretenda utilizar o MDC como base de um projeto e não apenas como fonte de consulta, é necessário firmar um acordo de cooperação. Para isso, é necessário procurar o Deinfo – Departamento de Produção e Análise de Informação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Atenciosamente, Weber Sutti Chefe de Gabinete SMDU - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - Prefeitura de São Paulo Edifício Martinelli | Rua São Bento, 405 | 18º andar | Centro | CEP 01011-100 | São Paulo | SP T 3113.7751 | 7752 | F 3113.7758

Segue o link para a pergunta e a resposta:

https://www.evernote.com/shard/s458/sh/0eb907b5-ad33-4b3a-8c03-1be3552fb224/df72685ea0292b62031465d368038c2e

Os links para o decreto:

https://www.evernote.com/shard/s458/sh/3c68db44-722d-4eb5-af34-9cced36918d3/8352eef8c3e363763b4150213e980bda
ou
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=16072009D%20507360000%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20&secr=14&depto=0&descr_tipo=DECRETO

No portal da SMDU, onde os dados são disponibilizados, pode-se ler:

Dados Abertos
Este é o espaço onde pode ser feito o download das bases de dados estatísticos e geoespaciais da Prefeitura da Cidade de São Paulo. O formato aberto dos arquivos permite sua reutilização em diversos aplicativos digitais.


Entendo que o Decreto não trata da licença sobre os dados e é omisso sobre a forma de utilização por terceiros. O portal, por sua vez, induz a idéia de que os dados estão disponíveis sem qualquer restrição ou ônus.

Acredito que a resposta da SMDU reverte a permissão já recebida pelo Vitor George e divulgada no Wiki.

Se alguém tiver um contato direto na SMDU pode ser mais rápido do que a interação por email.


Existe algum precedente de convênio formal no Brasil para citar?

Obrigado.

Nossa, mas isso é muito contraditório!

Pergunta outra vez e faz melhor de 3! :stuck_out_tongue:

naoliv,

Vou seguir o protocolo. Enviei um email para o Sr. Tomás Wissenbach do Departamento de Produção e Análise de Informação (DEINFO).

Assim que tiver uma resposta compartilho.

[]s

Se for possível telefonar para essa pessoa da prefeitura, ou, melhor ainda, ir falar com ela pessoalmente, eu acho que a coisa tem chances muito maiores de ir para frente.

Pessoal,

Aguardo resposta do DEINFO sobre a possibilidade de uso dos dados geospaciais.

Informaram sobre a necessidade de fazer um convênio para permitir o uso. Se este requisito for obrigatório talvez seja necessário solicitar ajuda a OpenStreetMap Foundation.

[]s

Pessoal,

Desculpem a demora, mas tive alguns problemas desde a última vez:

1 - Notebook pifou e perdi todas as máquinas virtuais e dados que estava preparando para importação.
2 - Computador pifou.
3 - A última consulta junto a prefeitura dizia que liberariam os dados nos termos em que pedi mas tinha que ser em meu nome.
Acredito que não temos uma ONG e achei que seria demais para um usuário.
4 - Em outra linha de discussão informei que havia solicitado os dados de CEP. Nunca responderam se o copy/paste manual seria proibido.

Voltei a editar e o projeto de carregar os prédios de São Paulo agora voltou ao radar.

O que faltou desde a última vez:

  • Escrever o procedimento, projeção, camada de imagens (Bing/Mapbox) e scripts utilizados para baixar e filtrar os dados.
  • Divulgar no link: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Import/Guidelines
    – Neste caso não sei como esclarecer o tipo de licença concedido pela Prefeitura.
  • Na discussão sobre alinhamento verificou-se que o Mapbox estava melhor do que o Bing.
    – Ninguém parece saber qual era o melhor
    – No teste de importação que fiz no bairro do Butantã não me lembro se usei Bing ou Mapbox.
  • Concordar sobre quais tags usar.

O que melhorou:

  • A conversão dos dados shapefile para osm não resultou em erros como em 2014.
    – Se não me engano, antes era necessário utilizar o menu de “mais ferramentas” e a opção “adicionar nó nas intersecções”.
    – Talvez o script ogr2osm tenha sido melhorado desde então.
  • O meu notebook, com máquinas virtuais, consegue fatiar o arquivo da prefeitura em alguns minutos. :slight_smile:

Faltou falar sobre as contas de importação:

  • Criei uma conta para importação mas não sei se deveríamos propor um modelo ( pmsp_import_user ).

Faltou decidir sobre as TAGs:

  • Acho que preservar apenas a altura é o suficiente.
    — Fiz um teste informando a altura de edifício e casas e o site http://osmbuildings.org já mostra uma boa diferença.
  • Passado um tempo não imagino utilidade para as outras tags.

Faltou falar sobre mapear telhado ou toda a área da casa:

  • Bem… os dados da Prefeitura em alguns casos consideram toda a área do imóvel.
  • Francamente, me parece mais exequível se deixarmos apenas os casos gritantes para edição manual, isto é, casa a casa.

Faltou falar sobre incorporar o nome da rua na descrição das casas e prédios.

  • Na importação de NY isso foi feito.

Faltou decidir sobre o alinhamento da projeção com Bing/Mapbox

  • Considerando que:
    — Já existem ruas traçadas
    — Devem existir regiões com ruas traçadas utilizando as duas camadas

Ao extrapolar para a cidade inteira teremos que ajustar manualmente, caso a caso, os dados. Me parece que a projeção utilizada no org2osm servirá
apenas para ajudar no posicionamento inicial.

A projeção do MapBox parece ser a melhor alinhada com os dados da Prefeitura filtrados com a projeção recomendada anteriormente.


Bem, são esses os temas e dúvidas que surgiram desde que voltei a pensar sobre o projeto.

Aguardo pelos comentários.

Oi Bonix,

Qual foi a resposta deles? Estranho que tenham pedido que seja em seu nome. Talvez possamos entrar com recurso, usando como precedente outras bases da prefeitura em que só pediram a atribuição.

A página do wiki tem poucas informações sobre o assunto, seria bom atualizar com o link pros dados, resposta da prefeitura e como vai processar os dados para a importação.

Abraço,
Vitor

Vitor,

Gostaria de acreditar que posso utilizar a licença que você já havia obtido/citado para o acesso aos dados geológicos da cidade de São Paulo:

Fiz uma solicitação mais formal do que a Iana Chan e a resposta foi diferente da que ela obteve.

Não negaram o uso, apenas disseram que precisavam associar ao nome de alguém do projeto. Como me identifiquei como membro do projeto e fiz o questionamento eles queriam citar o meu nome.

Acredito que se alguém da OpenStreetMap Foundation fizesse a solicitação também conseguiria uma resposta positiva.

Vou recuperar esse histórico e compartilho.

Vou acrescentar mais informações no Wiki também.

Até mais.

Pessoal,

A Prefeitura do Município de São Paulo publicou hoje (10.12.15), com a licença CC by zero, os dados sobre os quais conversávamos.

Havia trocado e-mail com o Vitor George sobre como fazer uma nova solicitação de liberação quando ele respondeu com a novidade.

Praticamente está dada a largada ao mapeamento em massa.

Vejam no link: http://dados.prefeitura.sp.gov.br/dataset/mapa-digital-da-cidade-mdc-sao-paulo

Aparentemente os dados foram atualizados. Baixei o bairro do Butantã e a data dos arquivos é de 15.09.15.

O .zip para edificações contém o arquivo no formato .osm !!!

Está um pouco desalinhado com o Bing e com o Mapbox. O desalinhamento parece ser o mesmo mas em sentidos contrários.

Os dados das edificações são apenas:

  • building=yes
  • height = (altura de cada prédio).

É muita coincidência com este tópico!!!

Também temos os arquivos para as ruas, neste caso é preciso converter o shp com o org2osm.

Seguem as tags aplicadas a uma das ruas:

cd_distr = 12
centroid = 0101000020EF7C00004D1B220A5DC8134156E6A36EA5325C41
codlog = 223034
distrito = BUTANTA
envelope = (um número gigante)
fim_impa = 165
fim_par = 164
id_logrado = 52158
id_segment = 36632
indicativo = OFICIAL
ini_impa = 1
lin_10k = (vazio)
nm_arqv = Logradouro_NBL_12_BUTANTA
nome = AUGUSTO PERRONI
ord_segmen = (vazio)
origem_den = CADLOG
preposic = (vazio)
tipo = R
titulo = (vazio)

##########

Pessoal,

Uma correção:

  • O .zip com as edificações, baixado do site da prefeitura, não contém o .osm. Certamente carreguei algum arquivo antigo que estava em meu diretório.

Após converter o novo arquivo, datado de 15.09.15, a correspondência com as imagens do MapBox para o Butanta (012) foi quase perfeita.

Removi aqueles ajustes que foram sugeridos anteriormente :

  • -p ‘+proj=utm +zone=23 +south +ellps=aust_SA +towgs84=-67.35,3.88,-38.22,0,0,0,0 +units=m +no_defs’

As tags de edificação, sem filtrar, são:

altura=14.43000
area_proj=328.57000
cd_distr=12
distrito=BUTANTA
dt_atual=20140103000000
dt_criacao=2007/03/11
escala=1:5000
fonte=GEOGSG
id_edif=421749
id_lote=
tp_discr=199299399
us_atual=

Acabo de conseguir instalar o OSM Task Manager em uma máquina virtual com Debian 8.

Alguém saberia dizer se temos um servidor com Task Manager disponível no Brasil?

Seria a hora de começarmos a montar uma lista de voluntários?

Pessoal,

Estou atualizado a página com as tarefas da importação:

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/PMSP_Buildings_Import

Alguém poderia dizer se temos ou não um OSM Task Manager para brasileiros?

Obrigado.