Aeródromos e aeroportos

Os conversores facilitam muito para todos. Desde que se interessem por eles e os usem com responsabilidade. Essa é a maneira que encontro mais potente de impulsionar o projeto OpenStreetMap como um todo.

Por favor, mostre como seria sua correspondência completa. Como fiz em #17.

O seu conversor só pode ser usado por quem usa Linux, certo? Isso é cerca de 1% da comunidade do OSM.

Um conversor é uma mão na roda, é claro, mas já que você é provavelmente o único usuário de Linux mapeando no RN, seria muito gentil da sua parte fazer esse mapeamento e encerrar esse assunto por aí para se dedicar a coisas mais interessantes e mais trabalhosas.

Magno, só pra lembrar o que o Nelson comentou no início da thread: Segundo o ROTAER, o RN possui somente 12 aeródromos e 2 helipontos.
Já tem até 7 mapeados, então vai ser tranquilo fazer o resto.
Quando tiver tempo, é claro, o trabalho é voluntário e não é urgente.

Eu não sei quanto aos outros, mas fico inspirado quando vejo objetos importantes bem mapeados por outras pessoas.
Aeroporto é importante :wink:

Igual ao seu, com exceção:

  • ALTN: não deve ser representado
  • PRIV/PUB é privado mas tem acesso público; aerodrome=private+ access=permissive
  • PUB/REST é público, mas não tem acesso ao público; aerodrome=public + access=private

Da forma que vejo, a maneira atual de utilizar aerodrome não exclui o uso de access quando necessário.

Só uma coisa, aerodrome=public, embora não seja um dos valores descritos pelo Trebien, até onde entendo seria quase o mesmo que dizer que o aeródromo é um “aeroporto normal”, o que não parece ser o caso de PUB/REST.
Vou comentar sobre aerodrome=public na lista tagging.

Mas se aerodrome=* definir o tipo de acesso, não faz sentido ter uma tag separada; é só usar access que já define o tipo de acesso.
Eu entendo que aerodrome é o tipo (ou uso) do lugar, mas não o tipo de acesso que se tem nele.

Mas de toda forma, vamos para a tagging :slight_smile:

Acho que aerodrome=public seria um “genérico” para os valores aerodrome=international/domestic/regional e um antônimo para aerodrome=private. Mas eu concordo com o naoliv, se a intenção é simplesmente denotar a permissão de acesso e não categorizar o aeródromo, melhor usar a tag access.

Argumento válido.

Apesar de que se não fosse o pdftotext, talvez ele pudesse executar em Windows. Uma segunda alternativa seria virtualização.

Bem lembrada a falta de portabilidade. Mas eu não vejo por que pode lhe incomodar eu estimular desenvolvimento e utilização desse tipo de recurso.

Pode-se fazer o refinamento do que já está mapeado. O conversor funciona (ou deve funcionar) para todas as Unidades da Federação.

Pensando na minha correspondência, isso significa a retirada do valor international? Ou apenas o desaparecimento do fixme correspondente?

É o alternativo que não é para representar, não o internacional.
INTL/ALTN vai ser exatamente a mesma coisa que INTL

E eu não utilizaria fixme em nenhum dos casos.

Por favor, vão. E tragam os resultados para cá.

E não já é (lá na correspondência)? Observe as duas últimas caixas pretas na minha postagem #17.

Coloquei o fixme mais para salientar as indeterminações.

É para você aprender mais sobre a atividade de mapeamento (e o que realmente é importante para ela) e com isso produzir ferramentas e tutoriais melhores. :wink: Eu vejo você conversando tanto o tempo todo em todos os canais, mas mapeando nem tanto. Se você tivesse usado o tempo que gastou nessa discussão e no desenvolvimento do script para mapear os aeroportos do RN, já estaria tudo feito e essa discussão nem teria mais sentido. :sunglasses:

Fernando, você tá meio ácido hoje…

Concordo que meus tutoriais tem deixado a desejar, e que tenho mapeado pouquíssimo para o tanto que solicito instruções. Mas essas coisas não se perdem. Tópicos de fórum ou de lista ainda “são documentação”, utilidade futura para outros mapeadores que venham a ter as mesmas necessidades de estudo e aprendizado.

Mesmo que o mapeamento de aeródromos potiguares estivesse concluído, essa discussão não perderia o sentido. Com ela e com o rotaer-osm-tags eu quero propiciar e compartilhar conhecimentos e ideias “sobre como fazer certas coisas”. Eu não gosto de perder tempo e faço por onde compartilhar com vocês os processos que encontro para otimizar tarefas de tipo que tenho vontade de executar um dia. Se alguém as executar antes de mim, não tem problema. Se eu puder ter ajudado essa pessoa a pegar e fazer, melhor! É exatamente o bem que eu desejo realizar: possibilitar que pessoas façam o que não estou conseguindo fazer por não ter desde o primeiro momento o processo que enxergo como mais apropriado.

Eu preciso aprender as etiquetas com vocês. No meio tempo, o rotaer-osm-tags vai ficando redondo.

Eu disse não pretender fazer o mapeamento, mas eu vou acabar fazendo. Se um mapeador entre vocês não o fizer. Mas eu não sei quando será.

Para INTL ou INTL/ALTN, invés de:

MIL 		aerodrome=international;military
PRIV 		aerodrome=international;private
PRIV/PUB 	aerodrome=international;public
PUB 		aerodrome=international;public
PUB/MIL 	aerodrome=international;public;military
PUB/REST 	aerodrome=international;public

Seria indiferente dos outros casos. Vejam como entendi a correspondência do naoliv:

MIL 		aerodrome=military			(no caso de área: landuse=military)
PRIV 		aerodrome=private
PRIV/PUB 	aerodrome=private			access=permissive
PUB 		aerodrome=public
PUB/MIL 	aerodrome=public;military		(no caso de área: landuse=military)
PUB/REST 	aerodrome=public			access=private

É isso?

Um pouquinho sim. Entenda isso como uma crítica positiva, apesar de ácida. Eu não abri esse tópico para falar sobre o seu script de conversão, as pessoas (a maioria não-programadores/sysadmins) que vêm esse tópico na lista de tópicos não imaginam que o assunto será esse, mas praticamente tudo que li nas últimas postagens foi sobre esse outro assunto. E em parte eu sinto que o tempo que tenho investido lhe dizendo em detalhes como fazer as coisas no OSM é à toa já que você declaradamente não tem a intenção de pôr esse conhecimento em prática. :wink:

Além disso, acho que você está muuuito adiantado com esse conversor. A comunidade nem definiu direito ainda como usar a tag aerodrome, você provavelmente deveria estar acompanhando essa discussão se tem tanto interesse. Quando a comunidade chegar a um parecer (isso SE chegar a algum parecer), você vai ter que ajeitar tudo de novo no script.

Por fim, a melhor forma de aprender a mapear corretamente é mapeando, errando e consertando. A dúvida útil surge no momento de mapear. Sem mapear, você só vai ficar divagando sobre assuntos que talvez/provavelmente não tenham tanta relevância pra comunidade.

Estamos falando muito de significados (documentação oficial do ROTAER) e etiquetação OpenStreetmap, isso sim. Para o outro assunto, eu chamei e chamo e o pessoal para o Github.

Entendeu errado. Eu mapeio e vou mapear. Mas eu vou mapear o que me interessa. Como tudo está interligado na grande complexidade do conjunto global de etiquetas, eu preciso ter vários conhecimentos que só vou usar indiretamente ou muito eventualmente. Por esse lado, eu não me vejo criando restrições de conversão, mas certamente eu preciso saber coisas dali, para poder saber fazer (mapear) outras.

Meu interesse de mapeamento é, repito: mapear o bairro (em detalhe) e trilhas (estradas rurais). Mas surgem demandas que me sensibilizam, tais como o novo estádio e o novo aeroporto da cidade.

Depois do parsing, mudar as etiquetas na saída é trivial. Eu quero ir treinando, aprendendo awk.

Perceba que eu não estou divagando. Tenho deixado o assunto das etiquetas quase que totalmente com vocês, quem tem prática de mapeamento. Estou só colhendo o resolvido por vocês. Dessa forma estou contribuindo para a geração de documentação. Porque “fazer pergunta também ajuda”.

Meio off-topic a minha colocação, mas queria dizer que esse conselho é de ouro!
Eu mesmo já tive que refazer coisas que mapeei várias vezes, cada vez aprendendo melhor “como funciona” o OSM.

Estudo sobre o que é lícito mapear e a partir de que fonte(s) também existe em:

Provavelmente o repositório [rotaer-osm-tags](https://github.com/alexandre-mbm/rotaer-osm-tags) será atualizado em breve, para que o uso ilícito e não querido do ROTAER seja desestimulado. O projeto só não mudará de nome, mas ganhará um *branch* que deixa de usar o ROTAER para usar as portarias da ANAC ou os arquivos do DOU. Ensino de Thiago Vieira poderá ser aproveitado.

Muito obrigado ao Marcio aka thundercel por resolver conosco as questões de licitude.