Changesets no JOSM, o que implica?

Faz umas 48 horas que estou usando JOSM. É uma diferença grande!

Agorinha… percebi que fiz um download mais longo do que os que vinha fazendo: todos os “conjuntos de modificações” que eram apontados como incompletos. O que isso significa? Quando eles são realmente necessários? A única desvantagem é o espaço em disco (cache) e o tempo de download?

Update: Changeset Manager

O JOSM sempre acusa conflitos ou há situações em que posso estar sobrescrevendo mapeamento de outro usuário sem eu saber que aqueles dados existem?

Olá Alexandre,

Eu tinha perguntado sobre o que significa ter um conjunto de alterações aberto aqui: https://help.openstreetmap.org/questions/29981/what-is-an-open-changeset

Como informação adicional, aprendi que o principal propósito de ter um conjunto de alteração aberto é para scripts e programas poderem enviar dados aos poucos para um mesmo conjunto de alterações.

E sim, o JOSM sempre acusa conflito quando houver.

Eu entendi que ter conjuntos de alterações abertos no servidor é algo sempre da intenção de alguém. Seria como mapear um pouco um lugar, parar, pedir para outra pessoa (remota) pegar aqueles dados (do changeset aberto), trabalhá-los mais, e, depois, só então, em comum acordo, uma das duas pessoas fechar o conjunto de alterações (no servidor, óbvio) como um trabalho que foi “mais literalmente colaborativo”.

Significa que o JOSM não acusará conflito se alguém mapear e salvar no mesmo local que eu, quando eu for enviar o conjunto de alterações (que nessa prática é sempre fechado ou não conhecido para o servidor)?

Acho que significa que, se eu estou mapeando algo maior, que consumirá horas ou dias, devo enviar ao servidor o conjunto de alterações aberto periodicamente, para que outros mapeadores pelo menos saibam que eu estou trabalhando por ali.

Sim, quando tem um conjunto de alterações aberto, é quase sempre intencional, mas não é algo para ter um “trabalho colaborativo”, é algo mais para facilitar a vida de uns scripts e programas, mas às vezes eu uso por exemplo para refinar os dados que eu inclui em um conjunto de alterações para não ter que abrir outro, mas não é algo necessário ou sequer recomendado.

Os conjuntos de alteração abertos são automaticamente fechados depois de uma hora, e se você altera um objeto, manda pra o conjunto X, e depois altera o mesmo objeto e manda de novo; este objeto vai ter no seu histórico duas versões adicionais ligadas a este mesmo conjunto de alterações.
E um conjunto de alterações aberto já efetivamente altera dados no servidor.

O JOSM sempre acusa conflito.

Como assim?

Se o programa que você usa abrir um conjunto de alterações, e você enviar dados para este conjunto, os dados já são alterados no servidor como aconteceria normalmente (a não ser que você cancele o envio de dados enquanto ele está acontecendo).

Pense como um repositório de código-fonte dе sem bloqueio.
Se dois usuários download de um item, modificá-lo e tentar fazer upload de diferentes versões, um conflito é gerado, um conflito que deve ser resolvido.

A probabilidade de conflito diminui se o ciclo “Donwload” - “Change” - “Upload” é feito rápido.

muralito, assim eu entendo sendo exatamente como o conflito de edição de página wiki, no wiki (Mediawiki) do OpenStreetMap. Mas o JOSM deve ter seu modo próprio de resolver conflitos… o que foge do escopo deste tópico. Aliás, acho que isso é uma das coisas sobre as quais já sugeri à comunidade criação de tutorial.

Conflitos acontecem muito nas parties? Se sim, por que? Ou: se não, por que?