Coordenadas SAD-69

Esta página http://wiki.osgeo.org/wiki/Brazilian_Coordinate_Reference_Systems afirma que os parâmetros de conversão de/para SAD-69 usados pela biblioteca GDAL (e portanto pelo QGIS e outros programas) é impreciso, e fornece uma correção (a qual, me parece, ainda não foi aplicada). Alguém saberia dizer se os parâmetros fornecidos naquele local estão realmente corretos? Conversões usando os dois conjuntos de parâmetros diferem de uns 5 metros.

Se alguém puder me fornecer algum conjunto confiável de pontos em SAD-69 e suas respectivas coordenadas no sistema WGS84, eu posso fazer eu mesmo uns testes e tirar a dúvida.

Entendo nada de DATUM e queria obter um GeoJSON do Geolog de São Paulo, para criar polígonos úteis a Tasking Manager.

Fiz tentativa e erro de valores numéricos no comando que está neste script:

#!/bin/bash

rm test.geojson

#'+proj=utm +zone=23 +south +units=m +ellps=aust_SA +towgs84=-67.35,3.88,-38.22'

ogr2ogr -select NAME,TITULO \
  -s_srs '+proj=utm +zone=23 +south +units=m +ellps=aust_SA +towgs84=-90.00,3.88,-47.00' \
  -t_srs 'EPSG:4326' -f "GeoJSON" test.geojson  \
  TileMill/data/GEOLOG/LAYERS_GEOLOG/DEINFO_SEGTOS_212.shp \
  -where "NAME='MARIA OSORIO TEIXEIRA'"

clear
cat test.geojson

Percebam que de 67.35,3.88,-38.22 eu fui para 90.00,3.88,-47.00. Esse apurado é válido ou gera problemas?

O resultado está no gist 85057c1f1b5301d32e3b.

Se vocês não me ajudarem com esse assunto do DATUM, não vai dar tempo de eu liberar os polígonos antes de viajar amanhã à tarde. Provavelmente eu só voltarei daqui a 15 dias e durante esse tempo eu não vou estar na Internet.

Por enquanto eu vou assumindo que o encontrado acima é válido…

Tenho usado geojson.io para visualizar rapidamente os resultados dos testes. Copio e colo o código pra dentro dele, que renderiza instantaneamente.