Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC)

Em “Transporte público em Porto Alegre”:

Não entendi para que serve RBMC. Estou lendo. Se alguém quiser tentar explicar em poucas palavras, eu agradeço.

Trata-se da materialização de um sistema de referência ou datum. Seria como o metro-padrão ou o quilograma-padrão de platina. Através dele é que se afere o posicionamento dado pelos sistemas de posicionamento por satélite e se fornece a esses distemas dados importantes para manutenção da precisão das órbitas. Se você souber o a diferença entre a coordenada conhecida, material e a dada pelo GPS, por exemplo, poderá descontar essa diferença das suas medições e com isso ter grande precisão (± 5mm) nas medidas tomadas com GPS.

As estações têm receptores de GNSS e têm coordenadas conhecidas, então pode-se saber o tempo todo o erro dado por um sistema de posicionamento por satélite.

Eu posso usar um smartphone Android e conseguir essa precisão?

Descobri o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). Tem até o “Manual do Usuário ‒ Aplicativo Online IBGE-PPP ‒ Versão: dezembro 2013” em PDF e português claro. Resta sabermos a respeito dos formatos RINEX ou HATANAKA, se constituem requisito técnico que geralmente impossibilitará nosso uso do serviço.

HATANAKA é um RINEX comprimido. Existe um conjunto de ferramentas para processamento de dados nesses formatos. Porém, acredito que está longe de conseguirmos gerá-los com um smartphone Android. Mesmo assim, vale deixar como referência mais exemplos de ferramentas: GPSTk, crx2rnx, RINEX Viewer (descontinuado), Trimble RINEX. Além das especificações hiperligadas no artigo da Wikipédia anglófona e um apêndice de dissertação com a descrição dos formatos RINEX e SP3.

Para usar a RBMC voce precisa de um GPS que permita descarregar os dados de rastreio brutos, os quais seriam reprocessados usando ou software como o RTKLIB.com (livre), de forma relativa a uma das estações base da RBMC. Alternativamente, voce pode processar os mesmos dados de forma absoluta (nao relativa) com o PPP do IBGE, mas a precisao nao eh tao boa.

Mas a minha sugestao original era identificar nas imagens de satelite do Bing as antenas das estacoes que compoem a RBMC, cujas coordenadas ja sao muito bem conhecidas, como forma de avaliar a acuracia das imagens do Bing.

Mais ou menos como/quanto?

Depende do tempo de rastreio; se voce ficar parado 24 h, a precisao chega a ~ 5 cm.
Se ficar se movendo (modo “cinematico”), mas deixar ele inicializar parado por 1-2 h antes, deve ser ficar dentro do meio metro de erro, um pouco mais na posicao vertical, um pouco menos na horizontal.
Ja no modo relativo, voce consegue manter o erro dentro de 10 cm com mais facilidade, desde que a sua distancia a estacao base nao passe de alguns quilometros.
Mais em <http://wiki.osgeo.org/wiki/FOSS-GPS> e <http://lists.osgeo.org/pipermail/foss-gps>

Movimentando-se “normalmente” de bicicleta ou a pé?

“Alguns quilômetros” seriam somente uns 2 ou 3 Km, ou até algumas centenas?

“Alguns” = < 10
Movimentando pode ser ate de carro.

Em alguns Garmin Nuvi você pode habilitar o log binário. Esse registro pode ser processado com gar2rnx para RINEX e arquivo RINEX para fazer a correção DGPS offline.
Permite registro do dados com equipamentos de classe de consumidor.

muralito, muito obrigado pelas valiosas informações. Com o tópico, eu busco isso. Pelo que entendi daquilo que referenciei em #5, Android só vai disponibilizar esse RAW se alguém desenvolver em baixo nível para cada modelo de chip.