Deixe a sua opinião: o que você mudaria no editor iD?

Abrindo o primeiro de uma série de tópicos para acumular opiniões e tirar dúvidas, e talvez principalmente discutir formas de mudar as aplicações e/ou o próprio OSM para evitar que essas dúvidas surjam. A idéia é estimular a transmissão dessas idéias pros desenvolvedores do OSM.

Diga o que você pensa sem medo. Se você concordar com o que outra pessoa disse, poste um “+1 @nomedapessoa”. Se ela disse muitas coisas, indique a qual delas você se refere. Vale discordar cordialmente também, desde que seja explicado e de preferência acompanhado de uma sugestão que você considere melhor.

Seja paciente. Deixe a sua opinião ou o seu pedido, mas saiba que quem desenvolve o OSM raramente está sendo remunerado, e as necessidades são muitas e mudam de uma hora para outra.

O iD é o editor web que veio para substituir o antigo Potlatch. Há muitas coisas que ele faz muito melhor, há algumas coisas que ele ainda não faz [cite as mais importantes pra você], e há aquelas coisas que ele poderia fazer melhor com uma alteração aqui e ali - especialmente aquelas que levaram você ou outra pessoa a fazer algo de um jeito “não muito certo” que poderiam ter sido evitados se… [descreva aqui como você alteraria o iD para evitar o que aconteceu].

Vou começar com uma: restrições de conversão. São tão comuns e tão necessárias que parece incrível que o iD ainda não as suporte adequadamente.

Também notei que o iD induz certos erros.

Os erros mais comuns que vi até agora são: (1) colocar uma etiqueta building quando não é o caso(geralmente inserido automaticamente pelo iD); (2) colocar addr:housename como o endereço do lugar e (3) falta de auto-completação/ajuda no preenchimento de valores(em geral os novatos colocam valores em português para as etiquetas, e a etiqueta opening_hours é quase impossível para um novato preencher corretamente sem ajuda).

Acredito que o (2) é o mais crítico atualmente para o Brasil, porquê o iD induz este erro mostrando um campo não usado aqui em primeiro lugar; o que de costume fica como Endereço aqui (como pode ver na imagem abaixo).

A pior parte é que quando o usuário começa a digitar algo ali, o título “Nome da Casa” some(pois é um placeholder apenas), evitando que o usuário possa corrigir o erro

Concordo, mas com ressalva.
Deveria ter sim no iD, porquê não é um editor somente para novatos, mas em um “modo avançado”, pois é algo bem fácil de errar, e em geral só tem nas ruas principais e rodovias.
(adicionado em 12/02/2013: Descobri que tem um relatório de bug para o editor iD falando sobre isso; vejam o progresso da solução deste problema no seguinte link: https://github.com/openstreetmap/iD/issues/224 )

O que eu mais sinto falta no iD é um botão para repetir tags do ponto ou linha anteriormente selecionado. Por vezes, é trabalhoso fazer uma série de pontos que tenham os mesmos ou quase os mesmos atributos.

No mais, algumas coisas podem mudar com assistentes que montem o valor da tag. Um exemplo claro é o opening_hours, outro exemplo seria o phone. Poderia ser interessante também existir a possibilidade (ativa por padrão dependendo do locale) de mudar a ordem dos campos, algo especialmente útil para os campos de endereçamento.

Talvez seja uma boa ideia mudar a tradução do placeholder de addr:housename para algo mais explicativo.

[]s

O alvo principal do iD são novos usuários, então sinto falta de alguns mecanismos básicos para controle de qualidade e evitar que os usuários danifiquem dados já existentes na base.

Neste sentido vão aqui minhas sugestões:

Bloquear/dificultar deleções de objetos que fazem parte de relações
Um problema que tenho visto é de usuários apagando vias que fazem parte de relações. Às vezes recriam esta mesma via novamente daí superficialmente o problema não aparece, mas o dano acaba ficando. Não sei porque há tantas deleções seguidas de recriações dos mesmos objetos, deve ser alguma coisa no iD que acaba induzindo o usuário.

Bloquear/dificultar deleções no caso de usuários novos
Penso que usuários recém-cadastrados não deveriam poder apagar dados inicialmente. Por exemplo, usuários com menos de 1 mês de cadastro ou com menos de 10 edições não deveriam poder apagar nada da base, ou deveriam receber tantos alertas que ficariam desencorajados em deletar dados.

Bloquear/dificultar deleções de dados bem estabelecidos
Não deveria ser tão fácil apagar dados que já se encontram na base há muitos anos, passaram por várias revisões e por vários usuários (seja por quem for). Creio que os editores (seja iD ou JOSM) deveriam ter alguma coisa que alerte o usuário de que está prestes a apagar um dado que já tem uma vida consolidada no OSM. Sugiro criar um índice de inércia para os dados, quanto mais versões e usuários que já editaram maior deveria ser a inércia em permanecer deste dado.

Alerta sobre falta de comentário das novas edições
Eu vejo muitas edições via iD sem comentários. Creio que deva haver um alerta ao usuário avisando e explicando. Pessoalmente penso que deveria ser impossível salvar uma edição sem comentário. O alerta poderia conter exemplos de comentários.

Alerta sobre a falta de source nos dados
Acho essencial incentivar o uso da tag source. Pessoalmente sou da opinião que deveria ser impossível inserir dados no OSM sem tag source.

Alertar novos usuários sobre problemas de copyright
Penso que novos usuários deveriam ser alertados em tom muito sério sobre problemas de copyright. Algo na seguinte linha: ao submeter suas edições você confirma que estes dados foram obtidos por você e que não foram copiados de fontes protegidas por direito autoral. Em particular você confirma que estes dados não são oriundos de mapas tais como Google Maps, Tracksource…(listar outras aqui). Você confirma que está ciente que seus dados inseridos podem ser apagados no futuro caso seja constatada violação destas diretrizes.

Sistema de validação/verificação
Permitir ao usuário que solicite a validação/verificação das suas edições por usuários mais experientes. Este sistema poderia ser algo tão simples como colocar o changeset numa lista para verificação por voluntários. Acho que isto daria mais confiança ao usuário novo em submeter suas alterações já que ele sabe que alguem está verificando o que ele fez.

Em resumo, acho muito bom que exista uma ferramenta como o iD que permite ao usuário novo contribuir rapidamente com o OSM. Mas acho ruim quando vejo que esta mesma ferramenta pode causar tanta dor de cabeça por falta de alguns mecanismos muito básicos de alerta e bloqueio.

+1000, concordo plenamente.

Discordo, isso levaria o OSM a uma direção mais elitista e menos colaborativa.
Só concordo com colocar avisos quando um elemento que esteja em uma relação esteja sendo removido. (adicionado em 12/02/2013: Descobri que tem um relatório de bug para o editor iD reclamando sobre a falta de aviso sobre isso, portanto vejam o progresso da solução deste problema no seguinte link: https://github.com/openstreetmap/iD/issues/1461 )

+1 Gerald

Se for obrigatório somente no conjunto de alterações, concordo (+1).

Gostei da idéia, só acho que teria que ser desenvolvida melhor. Dá pra dizer que isso já é possível em forma de “Notas do OSM”, ou os voluntários já poderiam se inscrever na fonte(feed) de atividade da região.

Não vejo porque isto seria mais elitista e menos colaborativo. Na verdade acho que é o contrário: muitos colaboradores desistem em continuar no OSM depois de terem seus dados apagados.

Para usuários novos eles poderiam editar com mais confiança sabendo que uma eventual “besteira” seria prevenida.

Num exemplo recente alguém simplesmente apagou uma avenida importante em BH que já estava na base há mais de 5 anos e já havia sido editado por mais de 3 usuários diferentes. Claramente, a pessoa apagou por engano e provavelmente por inexperiência. Um sistema destes teria prevenido este acidente.

Se eu fosse um usuário novo eu ia gostar de saber que algum eventual erro da minha parte seria interceptado e não causaria maiores danos.

Como não há bloqueios isto incentiva as pessoas a mapear sem discutir, então um bloqueio levaria a mais colaboração, não menos.

Traduções erradas no iD:

A tag landuse=farm representa uma área plantada. Está traduzida como “fazenda”.

Já landuse=farmyard é a fazenda, em si. Traduzida como “granja” (!?!) :roll_eyes:

Abraços, Linhares

Uau, “granja”. Alguém andou mudando as traduções sem falar com a gente, vou dar uma revisada. Traduções podem ser mudadas a qualquer momento, sempre que notarem algo assim avisem na lista ou no tópico das traduções.

Eu escrevi aquela referência pra tentar centralizar a discussão sobre as traduções, o objetivo era que as pessoas discutissem sobre um termo que precisa ser melhor traduzido antes de saírem alterando. Lá tem uma sugestão (ainda não questionada) - “lavoura” - com fonte, explicações e comparações com termos similares.

Talvez elitista não tenha sido a melhor forma de descrever. Eu entendo que o objetivo das suas sugestões é evitar erros bem-intencionados de principiantes, mas creio que a melhor maneira é com a revisão dos outros mapeadores. Seria frustrante para um principiante não poder remover um dado errado porquê “ele não tem direitos ainda”.

Realmente remover vias e consequentemente remover as suas relações é um problema (felizmente não chegou a acontecer isso aqui comigo, mas entendo como pode acontecer), mas como você sugeriu, isso é um sintoma de problemas de usabilidade do editor iD. Temos que verificar como esse problema surge. Pode ser, por exemplo, que não fica claro como mudar a posição das vias.
O programa que tem que se adaptar ao usuário, e não o usuário ao programa.
Geralmente utilizo o seguinte site para analisar mais facilmente os conjuntos de alterações do OSM: http://osmhv.openstreetmap.de/

Se formos bloquear a remoção de “dados bem estabelecidos”; ao invés de usar um critério de vida e número de edições(que teria vários falsos positivos), seria melhor proteger somente os elementos de mais alto nível do OSM, como rodovias, cidades, etc. Mas ao mesmo tempo, isso é algo que seria facilmente percebido por outros mapeadores.

Pessoalmente, acho que isso em parte é inevitável, sempre vai ter gente que vai desistir quando tiver um erro corrigido. Creio que o máximo que podemos fazer é manter contato com aquela pessoa(o quanto adequado), e tentar incentivá-la a continuar mapeando, agindo como se não fosse problema algum ter errado, e valorizando as contribuições desta pessoa. (não sou nenhum psicólogo, posso estar falando uma baita besteira aqui)

Concordo, uma das coisas que achei muito encorajadora no início foi a seguinte questão e resposta do help.openstreetmap.org:

Abs,
João

Concordo!

É bom lembrar que o iD é a ferramenta para os iniciantes. Acredito que a maioria aqui utilize o JOSM, que possui várias regras de validação.

Abraços, Linhares

Eu também removeria os presets que associam a tag landuse a pontos. Não está seguindo a definição no wiki.

Também tem outro preset estranho, “Eletricidade”, que se aplica a vias, e aplica a tag power=yes, que não tem explicação no wiki.

Fernando, esses não são os fios de energia dos postes?
Acredito que esteja correto, porém com uma tradução incompleta. Provavelmente deveria ser “Fio de eletricidade”

Pessoal, fiz um relatório de bug sobre o problema do editor de endereço que mencionei aqui.
Para acompanhar o progresso deste problema, vejam o relatório (em inglês) no seguinte link: https://github.com/openstreetmap/iD/issues/2124

Linhas de transmissão são power=line. http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:power%3Dline

Fios elétricos (como os que se tem nas cidades) são power=minor_line. http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:power%3Dminor_line

Power=yes não está definido em lugar nenhum.

Atualmente o comentário anterior está persistindo na textarea. Já aconteceu de eu salvar o mesmo comentário por uma segunda vez. Eu não queria comentar mas esqueci de apagar o comentário que ficara do salvamento anterior.

+1, e orientação sobre o que pode ser considerado fonte.

+1, e acrescentaria forma de sugerir novos presets e/ou criar customizados.

Fernando Trebien, como mapear postes de iluminação da rua e postes de iluminação da praça?

Alexandre, você pode criar um ponto e inserir a tag highway com o valor street_lamp. Veja mais detalhes aqui: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:highway%3Dstreet_lamp

[]s

Estou me perguntando sobre Pt-br:Key:lit vs. Pt-br:Tag:highway=street lamp.

E mais outra coisa: o que eu deveria usar para poste de iluminação de rua comum (menor) e o que eu deveria usar para poste de iluminação de quadra de esporte ou de praça (maior)? Acho que ontem eu li que existe projeto mapeando especificamente poste com lâmpada a gás, se não me engano, na Alemanha.

lit=yes|no é marcar se a rua (via) é iluminada ou não. Bem mais fácil do que mapear individualmente cada poste de luz, que é a proposta do highway=street_lamp, aplicáveis a pontos (nós).

Me parece que as tags de postes de lâmpadas à gás são tags derivados do highway=street_lamp, mas os dois tipos de postes são marcados com esta tag.

[]s