Licenças de software

Não estou abrindo este tópico com o objetivo de escolhermos licenças para projetos de software da comunidade OpenStreetMap Brasil. Não é isso. Hoje surgiu um pequeno impasse num deles, com licenciamento, e senti-me motivado a criar este espaço para estudarmos [ao menos o básico] sobre licenciamento de software. Certamente alguns de nós já trazem consigo várias certezas corretas, podendo dirimir rapidamente as dúvidas mais simples dos demais.

Faz alguns dias, recebi um e-mail convocando-me a responder uma pesquisa de opinião para a escolha de modelos de licença a serem utilizados no Portal do Software Público Brasileiro (beta). Eu quereria chamar mais pessoas a participar daquilo, mas o link era específico para a participação da minha pessoa. Resta-me então, nesse momento inicial, aproveitar e comunicar a vocês os documentos de estudo que eles me indicaram:

  1. CAMPOS, Augusto. O que é software livre. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006.

  2. Resumo de licenças: GPL 2.0, GPL 3.0, LGPL 2.1, MPL 2.0, BSD Simplificada, Apache 2.0, MIT

  3. SABINO, Vanessa Cristina. Um estudo sistemático de licenças de software. Dissertação apresentada ao Instituto de Matermática e Estatística da Universidade de São Paulo, para a obtenção do título de Mestre em Ciências. São Paulo, Agosto de 2011.

Além dessas introduções, vale consultar Wikipedia, logicamente as próprias licenças, e os [esclarecimentos da Free Software Foudantion](http://www.gnu.org/licenses/licenses.pt-br.html). Eu pretendo indicar a vocês mais documentos em breve. Tenho material bem interessante, em português, registrado em algum diretório de algum dos computadores que uso.

OSMBrasil é a presença no GitHub desta comunidade de mapeadores que hoje já desenvolve e compartilha software. É muito importante gerenciar o licenciamento desses softwares. Aliás, quem sabe… a comunidade pode vir a tornar-se uma ofertante no Portal do Software Público Brasileiro. Por que não?!

A título de curiosidade e possível influência (discussão), deixo com vocês cópia de algo que submeti ao portal:

Com isso é possível perceber um pouco de como eu conceituo liberdade também neste contexto de software.

Alexandre Magno

Update

Textos originais - são os que devem ser usados

**Traduções**
  • GPLv2 - LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU Versão 2, junho de 1991