Aeródromos e aeroportos

Pessoal,

Aproveitando que eu comecei a fazer isto e que no mapa do DNIT estão marcados os aeroportos, resolvi revisar os aeroportos no RS (pois afinal são poucos e são muito evidentes no mapa) e acabei consertando várias coisas de uma vez só. Resolvi documentar para o caso de alguém querer fazer similar em outros lugares no Brasil.

Praticamente todos os aeroportos que aparecem no mapa hoje são pontos importados da ourairports.com. O principal problema com eles é que os nomes estão todos em inglês, com o final “Airport”. O segundo principal problema é que provavelmente esse sufixo não corresponde à realidade, pois a maioria são chamados de aeródromos e não de aeroportos no Brasil.

Segundo a ANAC, aeroportos são “aeródromos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas”. 95% de todos os aeródromos que eu revisei no RS não atendem a essa definição. Quase nenhum tem informação na web fora do site que produziu os dados para importação (ou de sites similares, que provavelmente copiaram deles), mas os poucos que têm são de fato chamados de aeródromos. Por esse motivo, em todos os casos em que eu não consegui uma fonte para corroborar o nome e cujas instalações me parecessem precárias pela imagem de satélite (ausência de edifícios, pista não pavimentada ou sem sinalização) e cujo final era “Airport” foram mudados para “Aeródromo” no RS. É possível que um ou outro tenha ficado errado, mas a maioria vai estar mais certa do que originalmente.

Aproveitei esse processo para converter os pontos em áreas e para adicionar informações (que por alguma razão não foram importadas) tais como:

  • os códigos IATA e ICAO e a elevação, ambas informações presentes no ourairports.com
  • o operador do aeroporto (no RS os aeroportos internacionais são operados pela INFRAERO e alguns dos outros são operados pelo DAP do governo estadual)
  • a etiqueta wikipedia quando possível
  • a classificação do aeródromo com a etiqueta aerodrome

Essa última não está documentada, então fiz assim usando os valores existentes:

  • international: aeroportos internacionais (Salgado Filho, Pelotas, Rubem Berta, e Gustavo Kramer)
  • domestic: aeroportos domésticos (com vôos para fora do estado mas não fora do país; aqui é necessário fazer um pouco de pesquisa com as companhias aéreas; exemplo)
  • regional: aeroportos regionais (com vôos apenas para outros lugares no estado; essa categoria foi por eliminação: o que não se encaixar nas outras virou “regional”; exemplo)
  • airsport: aeroclubes (exemplo)
  • private: aeródromos vinculados/operados por empresas (a maioria empresas de operações agrícolas; exemplo)
  • airfield: aeródromos em condições precárias (sem pista pavimentada ou sem sinalização; exemplo)
  • military: aeródromos militares (só tem 1, a Base Aérea de Canoas; na Base Aérea de Santa Maria eu mapeei o aeroporto como uma área interna porque o nome Aeroporto de Santa Maria aparece várias vezes como uma entidade civil distinta)

Nesse processo descobri que alguns até já deixaram de existir ou viraram outra coisa. E tem dois (este e este) que eu não consegui converter em área porque não achei a pista nas proximidades, nem informações na web.

Atualizações

  1. O uso correto da etiqueta aerodrome está em discussão na comunidade internacional. O significado acima pode estar incorreto, portanto, acompanhe esse tópico regularmente.
  2. O script rotaer-osm-tags para Linux proposto para conversão das informações da ROTEAR é opcional, ele ajuda no processo mas você pode mapear os aeródromos facilmente e manualmente usando apenas as informações acima.

Eu pego todas as informações de aeroportos do Brasil do ROTAER: http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=publicacoes&tab=rotaer
Puxa o COMPLETO.

Uau, somei as páginas, deu mais de 1000. Mas parece bem completo, vou dar uma revisada com calma.

Eu tinha dado uma olhada nisso um tempo atrás, e até traduzi/complementei a página na wiki das chaves iata=* e icao=*, mas vocês já viram mais informação do que eu hahaha.
Uns comentários:

É bem legal adicionar as chaves iata=* e icao=* quando não estão, pois como bônus dá pra procurar elas pelo nominatim e o OpenMapSurfer mostra o código iata em um certo nível de zoom.

Fernando, muito legal você ter descrito os possíveis tipos de um aeródromo. Seria bom postarmos na lista tagging pra definir qual chave utilizar para o tipo (na wiki diz type=* e aerodrome:type=, mas aerodrome= tem um bom número de usos, e type=* é usada para relações)
Outra coisa que acho que vale a pena ser discutido é retirar a chave ref=* de aeroportos quando tem uma chave mais apropriada (como iata=* e icao=*)

Um fato curioso é que tem muito aeródromo privado no Mato Grosso do Sul.

Daqui a 1-2 semanas, vou tentar arrumar os aeródromos de SC.

+1 Ótimos pontos, acabei esquecendo de mencionar (passei por alguns objetos com as chaves ref e type, que eu acabei removendo/convertendo em outras tags). Vou postar algo na lista tagging na sequência.

Algumas seções interessam especialmente a quem mapeia no Estado do Rio Grande do Norte.

Se eu mapear alguma coisa, farei contar aqui, neste cabeçalho. O ideal será mover o post para o wiki, depois.

Dica para consultas

No overpass-turbo.eu, podemos pesquisar:

<has-kv k="aeroway" v="aerodrome"/>
Que na minha BBOX retornou **35** resultados.

Ou:

<has-kv k="source" v="ourairports.com"/>
Que na minha BBOX retornou **59** resultados.

Ou:

<has-kv k="source:name" v="ourairports.com"/>
Que na minha BBOX retornou **0** resultados.

Ou:

<has-kv k="sport" v="model_aerodrome"/>
Que na minha BBOX retornou **0** resultados.

Curiosidade sobre a chave “aerodrome”

No overpass-turbo.eu, podemos pesquisar:

<has-kv k="aerodrome"/>
Numa BBOX da "América do Sul" isso retornou apenas **3** resultados.

ROTAER

São poucos resultados, se comparado com o ourairports.com. No Rio Grande do Norte, são apenas dois:

Ou eu não estou sabendo consultar?

O ourairports.com retorna 21 “aeroportos” para esse Estado.

O DNIT faz constar apenas um…

Para o Rio Grande do Norte, a ANAC registra em suas planilhas 5 aeródromos privados e 6 aeródromos públicos.

Wikipédia

Categoria:Aeroportos do Rio Grande do Norte, atualmente com 8 aeroportos

Também existe a possibilidade do Airports Import Wikipedia. Mas eu não fui ver como importar via infochimps.com, e o wiki sinaliza: *“Formal Discussion Required?”
*

Traduções no wiki

Por ocasião da Mapatona Copa do Mundo 2014, comecei a realizar e gerenciar traduções relacionadas a aeroportos, aqui.

Tem que pegar o ROTAER completo.

Em uma época um usuário importou os dados do ROTAER no ourairports.
Não significa que tudo o que existe no ourairports (e no OSM) esteja correto. Vários locais já não existem mais.

O ROTAER é o mais confiável.
Se eu contei direito, tem 12 aeródromos e 2 helipontos no RN (pelo ROTAER):

AÇU / Açu, RN SNUC
ALTO DO RODRIGUES / HELPN Termoaçu, RN SNJY
BAIA FORMOSA / Senador Antônio Farias, RN SIQA
CEARÁ-MIRIM / Ceará-Mirim, RN SNOG
CURRAIS NOVOS / Currais Novos, RN SNKN
GUAMARÉ / HELPN POLO Industrial, RN SNHI
MAXARANGUAPE / Maxaranguape, RN SNXX
MOSSORÓ / Dix-Sept Rosado, RN SBMS
NATAL / Augusto Severo, RN SBNT
PARELHAS / Kareli, RN SDVZ
PAU DOS FERROS/ Pau dos Ferros, RN SSKJ
SÃO GONÇALO DO AMARANTE / Governador Aluízio Alves, INTL, RN SBSG
SÃO JOSÉ DO MIPIBU / Severino Lopes, RN SJBX
TOUROS / Faz. Bebida Velha, RN SNZO

naoliv, ah! Você refere-se ao documento ROTAER_Amdt_29mai2014_COMPLETO, PDF de 3167 Kbytes e 802 páginas? Em que páginas estão essas informações que você contou?

Update

Não… parece que você refere-se a outro:

[AIP_BRASIL_Amdt_29mai2014_AD](http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/publicacoes/AIP-BRASIL/09-DF8D47F5-E4CB-43F2-9D12880089FB35D7.pdf)
AD 0 – Prefácio
AD 1 – Introdução aos Aeródromos/Heliportos
AD 2 – Aeródromos
AD 3 – Heliportos

PDF, 1838 Kbytes

Esse tem 415 páginas?

Isso, tem que usar o COMPLETO
E está tudo espalhado. É por ordem alfabética.
Vai da página 78 (Açu) até 571 (Touros)

Pesquisa por “, RN” que você acha eles

Converter ROTAER para TXT

Salvando o arquivo:

wget -c http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/publicacoes/ROTAER/00-AA0B073C-750B-445B-8618583F4BCBB240.pdf

Conversão ruim:

pdf2txt -p $(seq -s, 77 605) 00-AA0B073C-750B-445B-8618583F4BCBB240.pdf > texto.txt

Conversão que é muito mais útil:

pdftotext -f 77 -l 605 -layout -eol unix -q 00-AA0B073C-750B-445B-8618583F4BCBB240.pdf texto2.txt

Limpeza básica inicial no arquivo:

sed -i /DECEA-AIM/d texto2.txt
sed -i /ROTAER/d texto2.txt

Interpretando o básico

Pequemos o simples exemplo de Açu:

   AÇU / Açu, RN SNUC                                                   05 35 43S/036 57 40W
   PUB 5NW UTC-3                                                        120 (394)
   11 - (1500x16 ASPH 8/F/C/Y/U) - 29

Quais são os significados relevantes para o OpenStreetMap?

Há algo mais — para o OpenStreetMap — nos registros mais complexos?

Talvez dê para fazer uma consulta do tipo “grep”, em texto2.txt, usando sed ou awk, isolando/retornando o(s) registro(s) que casar(em) a primeira linha. Então poder-se-ia executar: consulta “rn”. Mas estou sem tempo de tentar fazer isso…

Pega na página 13 em diante do ROTAER para ver os significados.
Basicamente dá para inserir todas essas informações no OSM.

Eu vi. Achei uma maluquice. Incompleto. Complicado. Amplo. Não estruturado.

Se alguém entender isso diferente, por favor, explique-me.

Eu já vejo ao contrário :slight_smile:
Tem tudo o que precisa ali.

Refiro-me à explicação/documentação. Entendi muito pouca coisa. O formato dos registros é muito rico, mas não parece suficientemente documentado. Se você o entendeu e vê uma lógica principal, por favor, explique-me ela. Aqueles números da legenda, cadê o resto?

  AÇU / Açu, RN SNUC                                                   05 35 43S/036 57 40W
   PUB 5NW UTC-3                                                        120 (394)
   11 - (1500x16 ASPH 8/F/C/Y/U) - 29

Do que você vai usar para o OSM:

Para a área ou ponto do aeroporto em si:
name=Açu
icao=SNUC

“05 35 43S/036 57 40W” você pode usar ou para definir o nó do aeroporto ou para o centro geométrico da pista

Para a pista:
ele=120
ref=11/29 (as cabeceiras; tem gente que usa name=11/29 ou coloca ref=11;29)
length=1500
width=16
surface=asphalt

Só explicando (porque o Alexandre ainda não usa muito o JOSM): para adicionar um ponto a partir das coordenadas, baixe um pedaço qualquer do mapa (isso inicializa a camada com o sistema de coordenadas correto), vá em Tools > Add Node. Na janela que abrir, coloque as coordenadas expressas de acordo com algum dos formatos que aparece na lista na janela. O formato acima não é suportado; um formato suportado é igual ao acima, mas sem a barra separando latitude e longitude: “05 35 43S 036 57 40W”

Que eu saiba, nenhum outro editor permite adicionar pontos com base nas coordenadas exatas (em formato textual). Algo que você pode fazer se fizer questão de usar o iD é:

  • converter a coordenada para formato decimal (sugestão: ir aqui, e em Position colocar o mesmo que seria colocado no JOSM sem a barra separando um lado e o outro, depois copiar o resultado em Degrees Lat Long e remover o caractere de grau º)
  • para usar como referência para edição, abrir esta URL trocando os parâmetros das coordenadas pelas coordenadas decimais que você calculou no passo anterior (exemplo para o SNUC)
  • abrir outra janela para editar o OSM nessa área, e usar a anterior como referência pala saber onde fica o aeroporto

Para a etiqueta aerodrome=*, o que acham da correspondência abaixo?

MIL 		– military
PRIV 		– private
PRIV/PUB 	– public			+ fixme:aerodrome=PRIV/PUB, segundo o ROTAER 
PUB 		– public
PUB/MIL 	– public;military
PUB/REST 	– public			+ fixme:aerodrome=PUB/REST, segundo o ROTAER 

INTL		‒ international
INTL/ALTN	‒ international			+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER

Cheguei até ela confrontando os valores do taginfo com os significados oficialmente documentados no ROTAER completo, página 18.

Na verdade, estou propondo international conjugado com os demais valores.

No caso de INTL:

MIL 		– international;military
PRIV 		– international;private
PRIV/PUB 	– international;public			+ fixme:aerodrome=PRIV/PUB, segundo o ROTAER 
PUB 		– international;public
PUB/MIL 	– international;public;military
PUB/REST 	– international;public			+ fixme:aerodrome=PUB/REST, segundo o ROTAER

No caso de INTL/ALTN:

MIL 		– international;military		+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER
PRIV 		– international;private			+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER
PRIV/PUB 	– international;public			+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER; PRIV/PUB, segundo o ROTAER 
PUB 		– international;public			+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER
PUB/MIL 	– international;public;military		+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER
PUB/REST 	– international;public			+ fixme:aerodrome=INTL/ALTN, segundo o ROTAER; PUB/REST, segundo o ROTAER

Ajudem-me também com a correspondência para a etiqueta surface=*

Confrontação com o documentado no item 26 na página 18 do ROTAER completo:

AÇO 	– Aço				metal
CIN 	– Cinza				ground		→ por aproximação
MTAL 	– Metálico			metal
ARE 	– Areia				sand
CONC 	– Concreto			concrete
PAR 	– Paralelepípedo		sett
ARG 	– Argila			clay
GRASS 	– Grama				grass
PIÇ 	– Piçarra			compacted
ASPH 	– Asfalto ou Conc. Asfáltico 	asphalt
GRVL 	– Cascalho			fine_gravel 
SAI 	– Saibro			compacted
BAR 	– Barro				compacted
MAC 	– Macadame			dirt		→ ver Wikipédia lusófona
SIL 	– Sílica			fine_gravel	→ por aproximação
TIJ 	– Tijolo			dirt		→ tijolo quebrado?
MAD 	– Madeira			wood
TER 	– Terra				ground

O que acham das adaptações? É preferível usar paved**/**unpaved?

Os alternativos (INTL/ALTN) eu não vejo necessidade de marcar de forma diferente.
É um aeroporto normal como o outro, com a diferença que não é a primeira opção de pouso.

Os militares eu também marcaria com landuse=military

PRIV/PUB não é público, é privado com acesso ao público. Seria um access=permissive com aerodrome:type=private
PUB/REST apesar de ser público, não tem acesso público. Deve ser (estranhamente) um access=private com aerodrome:type=public

A superfície de tijolo é tijolo mesmo, inteiro, como se fosse paralelepípedos nas ruas.
Só que não existe no Brasil e só tem um no mundo: http://en.wikipedia.org/wiki/Mao_Airport

GRVL talvez deveria ser apenas gravel mesmo e não fine_gravel

Quem quiser mapear aeroportos, se a licença deixar, agora tem o rotaer-osm-tags.

Exemplo:

alexandre$ ./rotaer.sh rn
> AÇU
05 35 43S 036 57 40W
--
name=Açu
icao=SNUC
aerodrome=public
ele=120
--
ref=11/29
length=1500
width=16
surface=asphalt
###################################################
> ALTO DO RODRIGUES
05 22 57S 036 49 19W
--
name=HELPN Termoaçu
icao=SNJY
aerodrome=private
ele=22
--
ref=04/13
length=27
width=27
surface=concrete
###################################################
> BAIA FORMOSA
06 24 27S 035 02 41W
--
name=Senador Antônio Farias
icao=SIQA
aerodrome=private
ele=52
--
ref=14/32
length=900
width=18
surface=asphalt
###################################################
> CEARÁ-MIRIM
05 39 38S 035 24 56W
--
name=Ceará-Mirim
icao=SNOG
aerodrome=private
ele=52
--
ref=14/32
length=1200
width=20
surface=asphalt
###################################################
> CURRAIS NOVOS
06 16 51S 036 32 25W
--
name=Currais Novos
icao=SNKN
aerodrome=public
ele=350
--
ref=11/29
length=1040
width=30
surface=compacted
###################################################
> GUAMARÉ
05 07 39S 036 23 04W
--
name=HELPN POLO Industrial
icao=SNHI
aerodrome=private
ele=15
--
ref=12/27
length=27
width=27
surface=concrete
###################################################
> MAXARANGUAPE
05 22 55S 035 31 51W
--
name=Maxaranguape
icao=SNXX
aerodrome=military
ele=92
--
ref=16/34
length=2200
width=30
surface=asphalt
###################################################
> MOSSORÓ
05 11 45S 037 21 42W
--
name=Dix-Sept Rosado
icao=SBMS
aerodrome=public
operator=GOVERNO DO ESTADO
ele=23
--
ref=05/23
length=2000
width=30
surface=asphalt
###################################################
> NATAL
05 54 30S 035 14 57W
--
name=Augusto Severo
icao=SBNT
aerodrome=international;public;military
operator=INFRAERO
ele=52
--
ref=12/30
length=1825
width=45
surface=asphalt
--
ref=16L/4R
length=2600
width=45
surface=asphalt
--
ref=16R/4L
length=1800
width=45
surface=asphalt
###################################################
> PARELHAS
06 38 27S 036 39 13W
--
name=Kareli
icao=SDVZ
aerodrome=private
ele=316
--
ref=03/21
length=1058
width=23
surface=compacted
###################################################
> SÃO GONÇALO DO AMARANTE
05 46 08S 035 21 59W
--
name=Governador Aluízio Alves
icao=SBSG
aerodrome=public
operator=INFRAERO
ele=83.22
--
ref=12/30
length=3000
width=60
surface=asphalt
###################################################
> SÃO JOSÉ DO MIPIBU
06 01 12S 035 14 23W
--
name=Severino Lopes
icao=SJBX
aerodrome=private
ele=100
--
ref=13/31
length=800
width=20
surface=grass
###################################################
> TOUROS
05 17 49S 035 32 12W
--
name=Faz. Bebida Velha
icao=SNZO
aerodrome=private
ele=40
--
ref=14/32
length=800
width=20
surface=compacted
###################################################
alexandre$ 

Quando acertarmos as correspondências, eu poderei alterá-lo e/ou estendê-lo. Sintam-se livres para enviarem pull requests.