Mapeamento por fotos

Partindo de #30 no tópico “Porque usuários veteranos preferem o JOSM?”.

Em Photo mapping#Websites/projects about geolocating photos, eu encontrei o OsmFlickr: demo.3liz.com/osmflickr. Como vocês comparam as atuais opções de serviço para hospedagem de fotos a serem usadas nos trabalhos do OpenStreetMap? Pergunto não somente em termos técnicos, mas também legais.

Atualmente, que eu saiba, temos:

Atualização de segunda-feira, 3 de Março de 2014, às 17h52:

Os três últimos parecem projetos mais distantes do OpenStreetMap, apesar de talvez permitirem licenciamento compatível.

OpenStreetView é sem dúvida aquele “serviço destinado a ser usado com o OSM”. Ele não é do OSM mas é, diferentemente do Flickr, para o OSM. Porém, talvez esteja sendo desenvolvido muito devagar, com riscos de ser descontinuado.O OsmFlickr, por também ser para o OSM, apesar de depender do Flickr que não é, pode então se tornar uma opção interessante. O problema é que o pessoal do Flickr não tem qualquer satisfação a dar ao pessoal do OpenStreetMap; eles não compartilham um mesmo objetivo.

Se não fosse para escolher um serviço mas um software, acho que a melhor opção existente hoje seria o PhpMyGPX.

Atualização de segunda-feira, 3 de Março de 2014, às 20h48:

Duas coisas muito interessantes que eu também descobri lendo sobre as etiquetas Flickr para o motor OSM são o Open Plaques e os feeds RSS do tipo “Recent Uploads tagged osm:way=30089216”. Podemos ler sobre o Open Plaques no blog de seu criador. Nesse momento o Brasil só tem duas placas!

Atualização de terça-feira, 4 de Março de 2014, às 04h27:

Um problema que eu vejo é o Flickr ser algo muito “pessoal”, mesmo com todas as configurações de privacidade que o sistema possibilita. Ele é praticamente uma rede social. Ao meu ver, abraçar tal aspecto do Flickr é desnecessário para quem quer apenas hospedar fotos de interesse do OSM. Por outro lado, o Flickr possui muitas ferramentas de organização e, na realidade, é um serviço super completo. Só não me atrai… porque é tudo, digamos, “pegajoso”.

A única coisa que tentei foi usar foi o JOSM, mas é necessário atrelar as fotos a uma trilha GPS. O que gostaria é uma opção mais simples, que permita visualizar fotos sobre um mapa só usando o EXIF da imagem.

Só usando o EXIF da imagem, eu tenho praticado com o Visualizador de Fotos do GNOME + plugin Map. Mas isso somente se me satisfaz o OpenStreetMap como mapa. Quando quero ver fotos de trilha em imagem de satélite, não para traçar em cima, empacoto as miniaturas em KMZ para Google Earth. Para isso, basta seguir a segunda metade do tutorial, se suas fotos já estão georreferenciadas no EXIF. Em zona urbana com OSM isso não tem tanta utilidade.

Editei #1.

Quais seriam as licenças possíveis para fotos úteis aos registros do OpenStreetMap?
Ou com as fotos que baseiam o trabalho dos mapeadores OSM não há implicações legais?

Pelo que estou entendendo de openstreetview.org/main/licenses, as fotos podem até ter copyright, mas os metadados do Exif de todas aquelas que hospedadas no OpenStreetView vão para o domínio público através de renúncia expressa por declaração de Creative Commons “Zero” license (CC0). É assim?

Atualização de terça-feira, 4 de Março de 2014, às 05h03:

O OpenStreetView seria mesmo o serviço mais indicado. Falta só ele resistir e não se acabar. Eu acabo de testá-lo e não parece muito que ele está abandonado e cheio de limitações (lentidões etc.). Ontem eu traduzi Pt-br:OpenStreetView, que ensina a usá-lo.

Ontem, de passagem, em algum lugar do histórico da talk-br eu encontrei uma breve referência ao Mapillary. O serviço tem uma aplicação mobile para a captura inteligente das fotos nas ruas. Parece muito promissor! O desenvolvedor está ativo. Eu sei pela forma como ele me respondeu issues já hoje.

A quem interessar, no wiki, Pt-br:Mapillary.

O Mapillary realmente parece bastante promissor! :slight_smile:

Estou criando coragem para colocar as fotos nele. Só que o código é fechado.

Por outro lado, acabei não colocando fotos no OpenStreetView porque o site não funciona direito e o autor não parece estar lá com tanta vontade de mantê-lo. Ele responde issues no GitHub mas o serviço e o código tem umas deficiências muito estranhas, que chega a parecerem “desativações intencionais”. Comecei a submeter pull requests mais simples, de issues já antigas e ainda abertas, e não foram aproveitados até agora.

Alexandre,

fiz uma primeira tentativa com o Mapillary. :smiley:

Abraços, Linhares

Linhares, não testei mas acredito que você pode configurar melhor a relação entre as fotos, na interface do site. Eu não testei isso ainda porque não pude enviar fotos. O smartphone do qual disponho não suporta o aplicativo. Tenho avaliado maneira de participar sem smartphone, apenas com uma máquina fotográfica comum. Segundo o que eu já pensei e pesquisei, tem como, mas estou sem tempo de continuar a ver isso.

Alguém aqui saberia maneira(s) de colocar fotos num mapa do uMap? Eu imagino algumas, mas ainda vou investigar isso melhor. Se alguém puder adiantar algo, agradeço. Tenho experimentado o Mapas Coletivos e agora quero experimentar o uMap.